terça-feira, 11 de novembro de 2008

CRIAÇÃO DO BLOG: DIÁRIO DE BORDO - BY MARIA CELESTE

BLOG EDUCATIVO INFORMAL
CRIADO NA E.E.F.M. TELINA MATOS PIRES (AQUIRAZ)
EM 11 DE NOVEMBRO DE 2008




ALUNA APLICADA: BEM NA FRENTE.
EU E ELMER.

Blog
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um blog (português brasileiro) ou blogue (português europeu)[1][2] (contração do termo inglês Web log, diário da Web) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.
Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs.[3] Com o advento do videoblog, a palavra blog assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer.


Índice
[esconder]


História
O termo weblog foi criado por Jorn Barger[4] em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999.[5][6][7] Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.[8]
Origens
Antes do formato blog se tornar amplamente conhecido, havia vários formatos de comunidades digitais como o Usenet, serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, além das listas de discussão e do Bulletim Board System (BBS). Em 1990, softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram os diálogos via threads.
O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitaram o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem próprios para blogs.
Popularização
A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog.
Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.[9]
Tipos
Existem diversos tipos de blogs atualmente. Entretanto é possível dividi-los em três grandes ramos:
Blogs pessoais
Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs. Exemplos disso são os blogs de Marcelo Tas e Ivete Sangalo.
Blogs corporativos e organizacionais
Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes[10]. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs.
Blogs de gênero
Por fim há blogs com um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias.
Componentes do blog
Blogger
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete blogueiro
Blogueiro (português brasileiro) ou bloguista (português europeu) ou ainda blóguer ou blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera.
No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (português brasileiro) ou Dia do Blogue (português europeu) (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros (português brasileiro) ou bloguistas (português europeu) .
Artigos
Conhecidos também como post, a forma substantiva anglófona do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog. As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção do blogueiro.
Um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve.
Atualmente, a maioria dos blogs é compatível com o recurso de inserção de imagens, vídeos, áudio nos artigos.
Comentários
Um recurso característico dos blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos publicados.
Referências

E.E.F.M. TELINA MATOS PIRES (AQUIRAZ,CE)







DIÁRIO DE BORDO – BY MARIA CELESTE
mcbspf.blogspot.com






Maria Celeste Braga Sales Pinheiro
Aquiraz CE, 11 de novembro de 2008.

“Na era da revolução tecnológica e da globalização, as informações são rapidamente superadas, em decorrência das novas tecnologias de informação. Por isso, mudanças se fazem necessárias na escola, devendo esta evoluir para preparar indivíduos capazes de atuar nesse contexto. Essas tecnologias apontam para novas idéias de conhecimento, de ensino e de aprendizagem, sintonizadas com a concepção de um novo currículo, em que a escola, o professor e o aluno devem ser considerados protagonistas das transformações estruturais da sociedade contemporânea”.
Atuação do indivíduo numa sociedade de caráter tecnológico.
Sociointeracional
 “A escola não poderá deixar de vivenciar as inovações tecnológicas, separando-as de outras experiências da vida, como se pertencesse a um mundo à parte. Como indica Nidelcoff (1983), podemos afirmar que a aprendizagem da linguagem, quando apresentada de forma articulada com a linguagem não-verbal estará contribuindo para desenvolver no aluno a capacidade de se informar: saber ler, escutar e ver.”
“O professor e o aluno deverão assimilar a importância do uso da tecnologia, em especial da linguagem digital.”
Linguagem digital como forma de contribuição necessária à obtenção de novos conhecimentos e procedimentos didáticos e metodológicos para o estudo da linguagem em funcionamento.
A linguagem digital por ser /é um meio estratégico para proporcionar a aquisição do conhecimento, utilizando como ferramenta a informática. Isto faz com que se dê a interação de novos conhecimentos conectados ã internet a fim de ubsidiar o processo de ensino e aprendizagem de estudo da linguagem, que viabiliza, assim, o acesso a bons textos, bons autores, boas obras para uma leitura on-line,  via um manancial de informações que são disponibilizadas no ciberespaço.
Blog instrumento/subsidio para o trabalho pedaógico

Justificativa.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais no ensino de português, na seção Rumos e Desafios, discutem-se o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia, os enfoques, as estratégias e os procedimentos educacionais para o ensino da área.
O simples fato de tirar o educando da sala de aula, onde na maioria das vezes o professor utiliza apenas aulas expositivas com poucos recursos de áudio ou visuais e materiais didáticos para o ensino, e levá-lo ao laboratório de Informática pode influenciar positivamente o aluno para que o mesmo se interesse em aprender, por isso desenvolvemos mais um projeto pedagógico para a melhoria e qualidade de ensino de nossa escola.
De acordo com a experiência bimestral e resultados avaliativos do projeto Primeiro Aprender, observou que o projeto precisava de um estímulo a mais para com os alunos e conseqüentemente ajudaria no ápice do aprendizado.
 Para ocorrer essa estimulação foi criada uma página pessoal da Internet que têm mecanismos de interação e permitem manter conversas entre grupos, chamado BLOG. Esse sistema foi descoberto por repórteres e editores de vários países, passando a servir de ferramentas para um novo gênero de jornalismo, uma tribuna para a exposição das opiniões que normalmente são deixadas de lado na cobertura noticiosa, ao mesmo tempo em que põem em contato direto leitores e jornalistas.
A nova experiência de acordo com a avaliação para os indicadores de aprendizagem foi bastante sucedida

Objetivos

Geral
Estimular o aluno que participa do projeto Primeiro Aprender, para uma nova concepção de aprendizado utilizando as tecnologias oferecidas diariamente.

Específico
  • Estimular o uso das mídias oferecidas pela escola desenvolvendo novas produções textuais;
  • Ler e interpretar textos de interesse científico e tecnológico.
  • Utilizar as tecnologias básicas de informação, como computadores;
  • Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos e experimentos científicos e tecnológicos.

Metodologia

Para a realização desse projeto fez-se necessário a pesquisa de novos textos de acordo com as aulas estipuladas pelo projeto Primeiro Aprender, seja em livros ou textos retirados de sites na internet.
Com os textos selecionados e repassados no Blog Matematicamente digital foram formuladas algumas perguntas sobre o contexto oferecido para estimular a leitura e a pesquisa dos alunos.
                O conteúdo lido e estudado no Blog é avaliado pela ferramenta chamada de comentários. O próprio aluno desenvolve seu comentário em relação à leitura e as questões desafiadoras desenvolvidas a cada texto.

Recursos Técnicos Pedagógicos
               
  • Uso dos microcomputadores;
  • Internet;
  • Apostila do Projeto Primeiro Aprender;
  • Livros de Matemática;
  • Programa de Rede Internacional virtual de Educação a Distância (RIVED);
  • UOL Educação – www.uol.com.br/educação.

Avaliação

                O sistema avaliativo ocorre na forma processual de cada atividade desenvolvida pelo aluno, por meios de atividades escritas no próprio sistema do BLOG, produzidas de forma individual e coletiva.

Impactos Obtidos

                Com o êxito obtido dos primeiros passos dado pelo projeto observamos em sala, uma excitação a mais e participação dos alunos e o envolvimento de interação entre os próprios alunos junto com o professor. Os indicadores do bimestre no rendimento de aprendizagem superam taxas acima de 85% dos alunos que apresentaram notas abaixo da média escolar.
               














E.E.F.M. TELINA MATOS PIRES (AQUIRAZ,CE)



















DIÁRIO DE BORDO – BY MARIA CELESTE
mcbspf.blogspot.com







Maria Celeste Braga Sales Pinheiro

















Aquiraz CE, 11 de novembro de 2008.

Justificativa.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais no ensino da português, na seção Rumos e Desafios, discutem-se o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia, os enfoques, as estratégias e os procedimentos educacionais para o ensino da área.
O simples fato de tirar o educando da sala de aula, onde na maioria das vezes o professor utiliza apenas aulas expositivas com poucos recursos de áudio ou visuais e materiais didáticos para o ensino, e levá-lo ao laboratório de Informática pode influenciar positivamente o aluno para que o mesmo se interesse em aprender, por isso desenvolvemos mais um projeto pedagógico para a melhoria e qualidade de ensino de nossa escola.
De acordo com a experiência bimestral e resultados avaliativos do projeto , observou que este/esta/o mesmo/tal precisava de um estímulo a mais para com os alunos e conseqüentemente ajudaria no ápice do aprendizado.
 Para ocorrer essa estimulação foi criada uma página pessoal da Internet que têm mecanismos de interação e permitem manter conversas entre grupos, chamado BLOG. Esse sistema foi descoberto por repórteres e editores de vários países, passando a servir de ferramentas para um novo gênero de jornalismo, uma tribuna para a exposição das opiniões que normalmente são deixadas de lado na cobertura noticiosa, ao mesmo tempo em que põem em contato direto leitores e jornalistas.
A nova experiência de acordo com a avaliação para os indicadores de aprendizagem foi bastante bem sucedida
Utilizar novas tecnologias: como ferramentas didáticas em relação aos objetivos de ensino como estratégias que favoreçam o aprendizado do aluno, extraindo a sua real ignificação como fonte de recursos instrumentais, possibilitando o acesso dos alunos a projetos de pesquisa, a materiais didáticos, entre tantos outros, que se vinculam ao universo de multimeios.  

Objetivos

Geral
Estimular o aluno que participa do projeto, para uma nova concepção de aprendizado utilizando as tecnologias oferecidas diariamente.

Específico
  • Estimular o uso das mídias oferecidas pela escola desenvolvendo novas produções textuais;
  • Ler e interpretar textos de interesse científico e tecnológico.
  • Utilizar as tecnologias básicas de informação, como computadores;
  • Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos e experimentos científicos e tecnológicos.

Metodologia

Para a realização desse projeto fez-se necessário a pesquisa de novos textos de acordo com as aulas estipuladas pelo projeto Primeiro Aprender, seja em livros ou textos retirados de sites na internet.
Com os textos selecionados e repassados no Blog DIÁRIO DE BORDO – BY MARIA CELESTE foram formuladas algumas perguntas sobre o contexto oferecido para estimular a leitura e a pesquisa dos alunos.
                O conteúdo lido e estudado no Blog é avaliado pela ferramenta chamada de comentários. O próprio aluno desenvolve seu comentário em relação a leitura e as questões desafiadoras desenvolvida a cada texto.
Tal Blog foi construído de maneira informal, com uma linguagem simples, acessível a todos/de todas as idades.
Tal Blog foi construído/pensado/constituído de assuntos variados/vários, mas que predomina/predominantemente de língua portuguesa.
Tal blog foi construído com intento/intenção primeira de didática.
Observando a dificuldade na compreensão dos assuntos e matérias, no que diz respeito ä linguagem mais formal dos assuntos e textos abordados tratados..dos alunos de/do entendimento, a falta de interesse ou o pouco interesse pelos livros didáticos e com o intuito de complementar o aprendizado e o ensino e o interesse pela internet...
A internet/o computador permite criar ao sabor/ao bel prazer/livremente o nosso próprio instrumento/meio didático de ensino.
Permite interação/o casamento entre som e imagem (técnicas áudio-visuais em um só clic/de uma só vez), permite escolhas inesgotáveis/arranjos mil: desde o material textual que podem ser letras de músicas, poesias/poemas,contos, crônicas... dando preferência a assuntos/temas que façam parte do cotidiano do aluno e ou permitindo o conhecimento/ apresentando o/um mundo que ele ainda não conhece/pouco conhece... ou seja, abrangendo, como quer/como manda a lei dos currículos/curriculares e ao mesmo tempo agradando uma parcela bem maior dos/de nossa clientela/alunos/educandos, sem esquecer/contar que é acessível a qualquer um/pessoa que porventura queira tirar uma simples dúvida de língua portuguesa ou queira/se interesse em ver um vídeo(criativo/didático/emocionante...), ouvir/conhecer uma música, pensar,refletir
Ademais/no mais/podem postar seus comentários sobre o assunto, assim como textos de sua preferência ou próprios, sem esquecer que tais comentários são passíveis de aceitação ou rejeição; fazer alguma reclamação, resolver questões/exerícios/provas/simulados, testar conhecimentos, aprender um pouco de espanhol, italiano, inglês, história, geografia, biologia, artes...ou simplesmente dar sua opinião sobre o que foi visto: lindo!!!, interessante ,me explica...
Podem até postar textos de suas preferências ou seus próprios textos
Como material de apoio/base temos a Wikipedia, o Google e o Youtube.
A construção do blog é periódica/diária/permanente e segue mais ou menos o esquema da matéria dada aos primeiros anos do ensino médio, porém contém assuntos de 2º e 3º ano/anos
Este blog é alimentado e realimentado constantemente
Uso de textos que bordm assuntos interdisciplinares:história, sociologia filosofia...
Uso corrente: uso/abuso de linguagens multimidiáticas              \
Partindo do princípio de que
Neste blog podemos encontrar
Competências e habilidades:
1.compreender, na leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as condições de produção/recepção)
2.ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos, instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.) associando-os às seqüências discursivas básicas (narração, exposição, argumentação, descrição e injução).
3.comparar o estabelecimento de diferentes relações de sentido
4.produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especifidades da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.
6.conceber o ensino da gramática, entendendo-se como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto
7.compreender valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente


Conteúdos: gramática numa perspectiva funcional
As classes de palavras na oração: formação, classificação, flexão, morfossintaxe
1º bimestre (P1)

Fonética:
fonema e letra
dígrafo e dífono
classificação dos fonemas
sílaba
encontros vocálicos
encontros consonantais
ortoepia e prosódia
*sons e letras na construção de textos musicais e poéticos)
Morfologia (formação das palavras da língua portuguesa)

2º bimestre (P1)

Os substantivos
Lista de palavras coletivas
Os adjetivos
As locuções adjetivas
Os artigos
Os numerais
As preposições
As interjeições

3º bimestre (P1)

Os pronomes
Os advérbios
As conjunções
*Os verbos
Os sujeitos
Os predicados

4º bimestre (P1)
Predicativos do sujeito
Complementos verbais
Complementos nominais
Adjuntos adnominais
Adjuntos adverbiais
Aposto
Vocativo

*REDAÇÃO
Caligrafia
Ortografia:novas regras
Acentuação das palavras
Uso da crase
Reconhecimento de textos

Competências e habilidades:
8.estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos

1º bimestre (P2)
literatura informativa: Pero Vaz de Caminha
literatura jesuítica: Padre José de Anchieta
Seiscentismo (Barroco)
momento e fatos históricos
características
literatura sacra: Padre Antônio Vieira
literatura profana: Gregório de Matos Guerra (boca do inferno)
Setecentismo (Arcadismo / Neo- Classicismo)
momento e fatos históricos
características

2º bimestre (P2)

Romantismo
momento e fatos históricos
características
poesia
1ª geração
2ª geração
3ª geração
prosa
romance urbano: de costume
romance rural
romance regional
romance indianista
romance histórico

3º bimestre (P2)

Realismo-Naturalismo
momento e fatos históricos
características
Realismo
Naturalismo

4º bimestre (P2)

Pré-Modernismo
momento e fatos históricos
características
Literatura cearense
Lista de escritores e obras

5.reconhecer a língua materna como veículo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.

9.compreender conceitos das linguagens tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas atividades curriculares.



PLANO DE ENSINO ANUAL (INDIVIDUAL)


01.IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA (GRAMÁTICA E LITERATURA)
PROF(A): MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR
TURMAS: F – G – H
TURNO: VESPERTINO – 100h/a

02.JUSTIFICATIVA:

A Língua Portuguesa é de indispensável importância para o desenvolvimento intelectual do educando. Por tal motivo é fundamental que os mesmos sejam, ao final do Ensino Médio, competentes leitores e produtores de textos.
Para o alcance de tal finalidade faz-se necessário: discussão das relações gramaticais e novas possibilidades de expressão; ensino de gramática sob uma perspectiva reflexiva e funcional; exposição dos alunos à variados tipos de textos cotidianamente visando a reflexão sobre a língua; produção textos e combinações de palavras e frases segundo regras gramaticais entendidas dentre outros acessórios e suportes.
O objetivo principal do ensino-aprendizagem é dinamizar, impulsionar e favorecer o crescimento intelecto-social do educando tendo como mediador no processo o professor.
               
03.OBJETIVO GERAL:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Conteúdos numa perspectiva funcional

1.compreender, na leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as condições de produção/recepção)
2.ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos, instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.) associando-os às seqüências discursivas básicas (narração, exposição, argumentação, descrição e injução).
3.comparar o estabelecimento de diferentes relações de sentido
4.produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especifidades da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.
5.reconhecer a língua materna como veículo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
6.conceber o ensino da gramática, entendendo-se como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto
7.compreender valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente
8.estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos
9.compreender conceitos das linguagens tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas atividades curriculares.

04.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1.compreender, na leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as condições de produção/recepção)
2.ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos, instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.) associando-os às seqüências discursivas básicas (narração, exposição, argumentação, descrição e injução).
3.comparar o estabelecimento de diferentes relações de sentido
4.produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especifidades da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.
5.reconhecer a língua materna como veículo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
6.conceber o ensino da gramática, entendendo-se como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto
7.compreender valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente
8.estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos
9.compreender conceitos das linguagens tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas atividades curriculares.



Recursos Técnicos Pedagógicos
               
  • Uso dos microcomputadores;
  • Internet;
  • Apostila do Projeto Primeiro Aprender;
  • Livros de Matemática;
  • Programa de Rede Internacional virtual de Educação a Distância (RIVED);
  • UOL Educação – www.uol.com.br/educação.

Avaliação

                O sistema avaliativo ocorre na forma processual de cada atividade desenvolvida pelo aluno, por meios de atividades escritas no próprio sistema do BLOG, produzidas de forma individual e coletiva.

Impactos Obtidos

                Com o êxito obtido dos primeiros passos dado pelo projeto observamos em sala, uma excitação a mais e participação dos alunos e o envolvimento de interação entre os próprios alunos junto com o professor. Os indicadores do bimestre no rendimento de aprendizagem superam taxas acima de 85% dos alunos que apresentaram notas abaixo da média escolar.



.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook