quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

EU NÃO PERCO

Verbo Perder...

Gerúndio: perdendo
Particípio passado: perdido
Indicativo
Presente Pretérito perfeito Pretérito imperfeito
eu perco eu perdi eu perdia
tu perdes tu perdeste tu perdias
ele/ela perde ele/ela perdeu ele/ela perdia
nós perdemos nós perdemos nós perdíamos
vós perdeis vós perdestes vós perdíeis
eles/elas perdem eles/elas perderam eles/elas perdiam
 
Pret. mais-que-perfeito Futuro / Condicional /

Futuro do presente Futuro do pretérito
eu perdera eu perderei eu perderia
tu perderas tu perderás tu perderias
ele/ela perdera ele/ela perderá ele/ela perderia
nós perdêramos nós perderemos nós perderíamos
vós perdêreis vós perdereis vós perderíeis
eles/elas perderam eles/elas perderão eles/elas perderiam
 
Conjuntivo Subjuntivo (Br)
Presente Pretérito imperfeito Futuro
que eu perca se eu perdesse quando eu perder
que tu percas se tu perdesses quando tu perderes
que ele/ela perca se ele/ela perdesse quando ele/ela perder
que nós percamos se nós perdêssemos quando nós perdermos
que vós percais se vós perdêsseis quando vós perderdes
que eles/elas percam se eles/elas perdessem quando eles/elas perderem
 
Imperativo
afirmativo negativo Infinitivo pessoal
para perder eu
perde tu não percas tu para perderes tu
perca você não perca você para perder ele/ela
percamos nós não percamos nós para perdermos nós
perdei vós não percais vós para perderdes vós
percam vocês não percam vocês para perderem eles/elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook