Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quando é um caso de oração sem sujeito, o verbo do predicado fica na forma impessoal, 3ª pessoa do singular. O núcleo do predicado pode ser um verbo significativo, um nome ou ambos. Por exemplo:
- Seu trabalho tem uma ligação muito forte com a psicanálise.
- Verbo transitivo direto
- Verbo transitivo indireto
- Verbo transitivo direto e indireto
- Verbo intransitivo
Tipos de predicado
O predicado pode ser subdividido em Predicado nominal, verbal ou verbo-nominal.Predicado verbal
Predicativo é um objeto direto ou um objeto indireto que pode aparecer precedido de preposição; Quando não houver possibilidade de se encontrar um predicativo em orações onde aparecem verbos de ação, tem como núcleo um nome que desempenha função de predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito é um termo que caracteriza o sujeito tendo como intermediário o verbo de ação.Predicado nominal
O predicado nominal é quando o verbo indica um estado. Neste caso o núcleo a palavra (nome).EX: A professora é severa
Predicado Verbo-Nominal
O predicado verbo-nominal pode ser formado de:Verbo intransitivo (não transita entre substantivos) + predicativo do sujeito.
Por exemplo: Joana partiu contente. Sujeito Verbo Intransitivo
Predicativo do Sujeito -Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Objeto
Por exemplo: A despedida deixou a mãe aflita. Sujeito Verbo Transitivo Objeto Direto
Predicativo do Objeto -Verbo Transitivo + Predicativo do Sujeito + Objeto
Por exemplo: Os alunos cantaram emocionados aquela canção. Sujeito Verbo Transitivo
Predicativo do Sujeito Objeto Direto
Observação
Para perceber como os verbos participam da relação entre o objeto direto e seu predicativo, basta passar a oração para voz passiva. Veja:
Voz ativa: As mulheres julgam os homens insensíveis. Sujeito Verbo Significativo Objeto Direto Predicativo do Objeto
Voz passiva: Os homens são julgados insensíveis pelas mulheres. Sujeito Verbo Significativo Predicativo do Objeto
O verbo julgar relaciona o complemento (os homens) com o predicativo (insensíveis). Essa relação se evidencia quando passamos a oração para a voz passiva.
Observação
O predicativo do objeto normalmente se refere ao objeto direto. Ocorre predicativo do objeto indireto com o verbo chamar. Assim, vem precedido de preposição. Exemplo:
Todos o chamam de irresponsável. Chamou-lhe ingrato. (Chamou a ele ingrato.)
Papel do predicado
Assim como o sujeito, o predicado é um segmento extraído da estrutura interna das orações sendo, por isso, fruto de uma análise sintática. Isso implica dizer que a noção de predicado só se mostra importante para a caracterização das palavras em termos sintáticos.Nesse sentido, o predicado revela-se, sintaticamente, o segmento linguístico onde se estabelece a concordância verbal com outro termo essencial da oração – o sujeito. Não se trata, portanto, de definir o predicado como "aquilo que se diz do sujeito" como o faz gramática tradicional, mas, sim, estabelecer a importância do fenômeno da concordância entre esses dois termos oracionais.
Imperioso frisar: ainda que, na realidade, somente o predicado seja, verdadeiramente, um termo essencial da oração, uma vez que não há oração que não o possua, o mesmo não se pode afirmar quanto ao sujeito que, embora seja classificado pela NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) como termo essencial, de fato não o é; prova disso é a existência da Oração sem Sujeito constituída apenas de predicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.