.

.
.

terça-feira, 28 de março de 2017

PLANO ANUAL DE CURSO 2017 - SÉRIES: 2º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR



PLANO ANUAL DE CURSO 2017

ESCOLA: E.E.M.T.I. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA:
·         MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 2º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR   
TURNO: TARDE

1. OBJETIVO GERAL:
Gramática
·         Reconhecer através da análise classificatória a função e ou característica morfossintática dos termos de um texto usando de método comparativo e ou substitutivo.
·         Estudar o uso correto dos sinais de pontuação e emprego de termos que garantem coesão e coerência textual assim como acentos e regras básicas da nova ortografia.

Literatura
·         Conhecer, identificar e situar cada período histórico e seus feitos que direta ou indiretamente influenciaram na construção e produção de nossa Literatura.
·         Reconhecer e analisar as características, divisões, subdivisões, temáticas de textos literários assim como as caracterizações dos tipos humanos (personagens) pertencentes à estética de uma determinada escola ou movimento literário.

Produção textual
·         Reconhecer e identificar os diferentes gêneros e tipos textuais através da análise das características particulares de cada um a fim de facilitar a produção de novos e diferentes textos.
·         Conhecer e apropriar-se das habilidades e competências exigidas pelo ENEM e outros concursos e ou vestibulares.


2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Gramática
·         Classificação morfossintática: divisão e subdivisão dos termos em estudo de acordo com a função empregada.

Literatura

·         Estudo e caracterização das escolas literárias.

Produção textual
·         Reconhecimento e uso das características aprendidas numa situação de produção textual.
·         Compreender, na leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as condições de produção/recepção)
·         Ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos, instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.) associando-os às sequências discursivas básicas (narração, exposição, argumentação, descrição e injunção).
·         Comparar o estabelecimento de diferentes relações de sentido
·         Produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especificidades da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.
·         Reconhecer a língua materna como veículo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
·         Conceber o ensino da gramática, entendendo-se como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto
·         Compreender valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente
·         Estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos
·         Compreender conceitos das linguagens tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas atividades curriculares.


3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA AO DICIONÁRIO
AULAS EXPOSITIVAS  - AUDIOVISUAL;
PESQUISAS EM BLOGs EDUCATIVOS

4. CONTEÚDOS:
1º BIMESTRE

LITERATURA
·         O ROMANTISMO EM PORTUGAL: HISTÓRIA - CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         O ROMANTISMO NO BRASIL: HISTÓRIA - CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO: POESIA E PROSA.

GRAMÁTICA – MORFOLOGIA
     *CLASSIFICAÇÃO E FLEXÃO DAS PALAVRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         ARTIGOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         SUBSTANTIVOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         SUBSTANTIVOS UNIFORMES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         EPICENOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         SOBRECOMUNS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         COMUNS DE DOIS GÊNEROS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         ESPECÍFICOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         INDETERMINADOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         NUMÉRICOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         PALAVRAS SUBSTANTIVADAS
·         REGRAS DE PLURALIZAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS
·         REGRAS DE GRADUAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS
·         FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO


2º BIMESTRE

LITERATURA
·         O REALISMO EM PORTUGAL: HISTÓRIA - CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         O REALISMO NO BRASIL: HISTÓRIA - CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         O NATURALISMO EM PORTUGAL: HISTÓRIA - CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         O NATURALISMO NO BRASIL: HISTÓRIA - CONCEITO/DEFINIÇÃO

GRAMÁTICA - MORFOLOGIA
     *CLASSIFICAÇÃO E FLEXÃO DAS PALAVRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         ADJETIVOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         LOCUÇÕES ADJETIVAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         NUMERAIS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         PREPOSIÇÕES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         INTERJEIÇÕES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO

3º BIMESTRE

LITERATURA
·         O PARNASIANISMO: HISTÓRIA - CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         O SIMBOLISMO: HISTÓRIA - CONCEITO/

GRAMÁTICA - MORFOLOGIA
     *CLASSIFICAÇÃO E FLEXÃO DAS PALAVRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         PRONOMES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         VERBOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO

4º BIMESTRE
GRAMÁTICA – MORFOLOGIA
     *CLASSIFICAÇÃO E FLEXÃO DAS PALAVRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         ADVÉRBIOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         CONJUNÇÕES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO

GRAMÁTICA - MORFOSSINTAXE
·         ADJUNTOS ADNOMINAIS
·         ADJUNTOS ADVERBIAIS
·         SUJEITO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         PREDICADO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO


5. TEMAS TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS

6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO DIDÁTICO
VÍDEOS
LETRAS DE MÚSICAS
TEXTOS VARIADOS
DICIONÁRIO
CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET: BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO DE GIZ E PINCEL
XEROX: TDs E ACESSÓRIOS

7. BIBLIOGRAFIA:
AMARAL, Emília., ANTÔNIO, Severino. e PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do.  Novo manual nova cultural. São Paulo: Editora Nova Cultural, 2000.
GOULART, Audemaro Taranto. e SILVA, Oscar Vieira da. Estudo dirigido de  literatura portuguesa. São Paulo: Editora do Brasil, 1975. 220 p
MONTEZUMA, Helena. Noções de estilo. Rio de Janeiro: Edições de Ouro/Editora Tecnoprint, sem data.
NICOLA, José de. Literatura brasileira / das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1998.
NICOLA, José de. Literatura portuguesa da idade média a Fernando Pessoa. São Paulo: Editora Scipione, 1997
PELLEGRINI, Tânia e FERREIRA, Marina. Português/ palavra e arte. São Paulo: Editora Atual, 1996.
* LIVRO ADOTADO PELA ESCOLA
* PRIMEIRO APRENDER
* BLOG EDUCATIVO – DIÁRIO DE BORDO – BY MARIA CELESTE - mcbspf.blogspot.com

.

.
.
Ocorreu um erro neste gadget

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook

Google+ Followers

EU SOU POLIVALENTE!

EU SOU POLIVALENTE!