terça-feira, 9 de abril de 2019

SIMULADO 8 DE ABRIL.


A imagem pode conter: texto 

Transforme os SUBSTANTIVOS encontrados no texto acima em ADJETIVOS e vice-versa de acordo com as as regras de formação de palavras. OBS.: CASO POSSÍVEL!!!

Enumere os parêntesis no trecho da letra da música de Pitty, Admirável Chip Novo (Part. Negra Li), de acordo com a função empregada.


1.artigo
2.substantivo
3.adjetivo
4.numeral
5.N.D.A.





          (            Pane
          (            no
          (            sistema,
          (            alguém
          (            me
          (            desconfigurou
          (            Aonde
          (            estão
          (            meus
          (            olhos
          (            de
          (            robô?
          (            Eu
          (            não
          (            sabia,
          (            eu
          (            não
          (            tinha
          (            percebido
          (            Eu
          (            sempre
          (            achei
          (            que
          (            era
          (            vivo
          (            Parafuso
          (            fluido
          (            em
          (            lugar
          (            de
          (            articulação
          (            Até
          (            achava
          (            que
          (            aqui
          (            batia
          (            um
          (            coração
          (            Nada
          (            é
          (            orgânico,
          (            é
          (            tudo
          (            programado
          (            E
          (            eu
          (            achando
          (            que
          (            tinha
          (            me
          (            libertado,
          (            Mas
          (           
          (            vem
          (            eles
          (            novamente
          (            e
          (            eu
          (            sei
          (            o
          (            que
          (            vão
          (            fazer:
          (            Reinstalar
          (            o
          (            sistema



Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor

No trecho da música acima encontramos que tipo de função da linguagem em destaque?


a)referencial
b)conativa
c)fática
d)poética
e)metalinguística
f)expressiva

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado,
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.

No trecho da música acima encontramos que tipo de função da linguagem em destaque?


a)metalinguística
b)emotiva
c)de contato
d)poética
e)metalinguística
f)denotativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook