quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O QUE É UM APÓSTROFO?

A pergunta foi: qual a função do apóstrofo?

(Pra quem não se lembra, apóstrofo é aquele "risquinho" que serve pra suprimir vogais entre duas palavras.... Ex: caixa d'água)

E a resposta (imperdível) merece um troféu:


SÃO OS AMIGOS DE JESUS QUE SE JUNTARAM NAQUELA JANTINHA QUE MICHELÂNGELO FOTOGRAFOU.

TÁ BOM PARA VC???

2 comentários:

  1. O apóstrofo ( ’ ) é um sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão de letras numa palavra, como cobra-d'água, pingo d’água (para pingo de água), Vozes d'África ou Santa Bárbara D'Oeste. A esta supressão dá-se o nome de elisão.

    É muito difundido, mesmo sendo incorreto, o emprego de uma linha vertical ( ' ) no lugar do apóstrofo ( ’ ), devido ao fato que nas máquinas de escrever e nos teclados dos computadores não há o apóstrofo tipográfico.

    ResponderExcluir
  2. Erros frequentes

    Alguns, ainda mais incorretamente, usam o sinal de acento agudo ( ´ ), o que causa resultados incorretos, por exemplo, em pesquisas na internet, seja na Wikipédia ou em buscadores como o Google, pois d’oeste não é o mesmo que d´oeste.

    Um erro extremamente comum também se faz quando o apóstrofo é utilizado como designação de plurais em palavras com terminação em consoante, como em "CD's" por exemplo. O uso é incorreto e se espalhou com a internet, pois o uso correto consiste apenas no acréscimo da consoante: CDs.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook