- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Conjunção é uma das dez classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
São exemplos de conjunções: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme.
Quando duas ou mais palavras exercem função de conjunção dá-se-lhes o nome de locução conjuntiva. São exemplos de locuções conjuntivas: à medida que, apesar de, a fim de que.
As conjunções são classificadas de acordo a relação de dependência sintática dos termos que ligam. Se conectarem orações ou termos pertencentes a um mesmo nível sintático, são ditas conjunções coordenativas.
Quando conectam duas orações que apresentem diferentes níveis sintáticos, ou seja, uma oração é um membro sintático da outra, são chamadas de conjunções subordinativas.
Apesar de ser uma classe de palavras com muitas classificações, são poucas as conjunções propriamente ditas existentes. A maioria delas são na verdade locuções conjuntivas (mais de uma palavra com a função de conjunção) ou palavras de outras classes gramaticais que às vezes exercem a função de conjunção em um período.
As conjunções ditas "essenciais" (isto é, palavras que funcionam somente como conjunção) são as seguintes: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou, porque,pois, portanto, se, ora, apesar e como.
Índice
[esconder][editar] Coordenativas
As conjunções coordenativas são conhecidas por:
[editar] Aditivas
Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc.
Ex: Comi e fiquei satisfeita.
Ex2: Todos aqui estão contentes e despreocupados.
Ex3: João acordou e mutilou todos os seus inimigos.
Ex4: O acontecimento não foi bom nem ruim.
[editar] Adversativas
Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória.
Ex: O carro bateu, mas ninguém se feriu.
[editar] Alternativas ou disjuntivas
Como o seu nome indica, expressam uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos termos ligados ou por equivalência dos mesmos. São elas: ou...ou, ou, ora...ora, já...já, quer...quer, etc.
Ex.: Ou ela, ou eu.
[editar] Explicativas
Expressam a relação de explicação, razão ou motivo. São elas: que, porque, porquanto, pois (anteposta ao verbo).
Ex: Ele não entra porque está sem tempo.
[editar] Conclusivas
Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.[1][2]
Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.
[editar] Subordinativas
As conjunções subordinativas ligam uma oração de nível sintático inferior (oração subordinada) a uma de nível sintático superior (oração principal). Uma vez que uma oração é um membro sintático de outra, esta oração pode exercer funções diversas, correspondendo um tipo específico de conjunção para cada uma delas. Um período formado por conjunções subordinadas que não contém as tais conjunções é chamado de: oração principal.
[editar] Integrantes
que, se.Introduzem uma oração (chamada de substantiva) que pode funcionar como sujeito, objeto direto, predicativo, aposto, agente da passiva, objeto indireto, complemento nominal (nos três últimos casos pode haver uma preposição anteposta a conjunção) de outra oração. As conjunções subordinativas integrantes são que e se.
Quando o verbo exprime uma certeza, usa-se que; quando não, usa-se "se". - Afirmo que sou inteligente.
- Não sei se existe ou se dói.
- Espero que você não demore.
Exemplo:
- Afirmo que sou inteligente. (Afirmo isto.)
- Não sei se existe ou se dói. (Não sei isto.)
- Espero que você não demore. (Espero isto.)
[editar] Causal
porque, pois, porquanto, como, pois que, por isso que, já que, uma vez que, visto que, visto como, que, entre outros.
Inicia uma oração subordinada denotadora de causa.- Dona Luísa fora para lá porque estava só.
- Como o calor estivesse forte, pusemo-nos a andar pelo Passeio Público.
- Como o frio era grande, aproximou-se da lareira.
[editar] Comparativa
que, (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto) quanto, como, assim como, bem como, como se, que nem (dependendo da frase, pode expressar semelhança ou grau de superioridade), etc.
Iniciam uma oração que contém o segundo membro de uma comparação.Indica comparação entre dois membros.
- Era mais alta que baixa.
- Nesse instante, Pedro se levantou como se tivesse levado uma chicotada.
- O menino está tão confuso quanto o irmão.
- O bigode do seu Leocádio era amarelo, espesso e arrepiado que nem vassoura usada.
[editar] Concessiva
embora, muito embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que,em que, que,e, a despeito de, não obstante etc.
Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la.- Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados.
- É todo graça, embora as pernas não ajudem..
[editar] Condicional
se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que, etc.
Iniciam uma oração subordinada em que se indica uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizado ou não o fato principal.- Seria mais poeta, se fosse menos político.
- Consultava-se, receosa de revelar sua comoção.
[editar] Conformativa
conforme, como, segundo, etc.
Inicia uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal.- Cristo nasceu para todos, cada qual como o merece.
- Tal foi a conclusão de Aires, segundo se lê no Memorial. (Machado de Assis)
[editar] Consecutiva
que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes ou latentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que
Iniciam uma oração na qual se indica a consequência.- Soube que tivera uma emoção tão grande que Deus quase a levou.
- Falou tanto na reunião que ficou rouco
- Tamanho o labor que sentiu sede
- Era tal a vitória que transbordou lágrimas de emoção
- As palavras são todas de tal modo ou tamanho
[editar] Final
para que, a fim de que, porque [para que], que
Iniciam uma oração subordinada que indica a finalidade,o objetivo da oração principal- Aqui vai o livro para que o leia.
- Fiz-lhe sinal que se calasse.
- Chegue mais cedo a fim de que possamos conversar.
[editar] Proporcional
à medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais … (mais), quanto mais (tanto mais), quanto mais … (menos), quanto mais … (tanto menos), quanto menos … (menos), quanto menos … (tanto menos), quanto menos … (mais), quanto menos … (tanto mais)
Iniciam uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal.- Ao passo que nos elevávamos, elevava-se igualmente o dia nos ares.
- Tudo isso vou escrevendo enquanto entramos no Ano Novo.
- O preço do leite aumenta à proporção que esse alimento falta no mercado.
[editar] Temporal
quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc.
Iniciam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo- Custas a vir e, quando vens, não demora.
- Implicou comigo assim que me viu;
[editar] Observações gerais
Uma conjunção é na maioria das vezes precedida ou sucedida por uma vírgula (",") e muito raramente é sucedida por um ponto ("."). Seguem alguns exemplos de frases com as conjunções marcadas em negrito:- "Aquele é um bom aluno, portanto deverá ser aprovado."
- "Meu pai ora me trata bem, ora me trata mal."
- "Gosto de comer chocolate, mas sei que me faz mal."
- "Marcelo pediu que trouxéssemos bebidas para a festa."
- "João subiu e desceu a escada."
- Quando a banda deu seu acorde final, os organizadores deram início aos jogos.
Veja o exemplo:
"Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és."
"Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és."
As conjunções alternativas caracterizam-se pela repetição, exceto "ou", cujo primeiro elemento pode ficar subentendido.
As adversativas, exceto "mas", podem aparecer deslocadas. Neste caso, a substituição pelo tipo (conjunção típica) só é possível se forem devolvidas ao início da oração.
A diferença entre as conjunções coordenativas explicativas e as subordinativas causais é o verbo: se este estiver no imperativo, a conjunção será coordenativa explicativa: "Fecha a janela, porque faz frio."
O "que" e o "se" serão integrantes se a oração por eles iniciada responder à pergunta "Qual é a coisa que…?", formulada com o verbo da oração anterior. Veja o exemplo:
- Não sei se morre de amor. (Qual é a coisa que não sei? Se morre de amor.)
- Explicativa, quando a conjunção estiver antes do verbo;
- Conclusiva, quando a conjunção estiver depois do verbo;
- Causal, quando a conjunção puder ser substituída por "uma vez que".
RESUMO
ResponderExcluirCONJUNÇÃO : é um conectivo que liga termos de uma mesma oração ou duas ou mais orações
ADITIVA
Comprei laranjas E bananas
Não quero laranjas NEM bananas
ADVERSATIVA
O dia ainda não raiou MAS/PORÉM/ENTRETANTO/TODAVIA/CONTUDO é hora de levantar
ALTERNATIVA
OU faz isso agora, OU então nunca mais
ORA eu faço doces, ORA eu faço salgados
Você terá que pagar as contas QUER queira ou QUER não queira
CONCLUSIVA
Penso LOGO/POIS/ASSIM/POR CONSEGUINTE existo
CONDICIONAL (com uma condição para que ocorra algo)
Eu irei SE/CASO ela for
Eu irei CONTANTO QUE/UMA VEZ QUE ela vá
EXPLICATIVA (qual a justificativa para?)
Venha logo QUE/PORQUE/POIS estou te esperando
CAUSAIS (por causa de/por causa que)
Não comi o mamão PORQUE/POIS/VISTO QUE/JÁ QUE estava maduro
COMPARATIVA
O sol está quente COMO/ASSIM COMO/TAL QUAL uma caldeira fervente
CONFORMATIVA
Eu segui todas as regras CONFORME/SEGUNDO/CONSOANTE me disseram para seguir
CONCESSIVA (fazer uma concessão ou abrir uma exceção)
O programa vai continuar no ar MESMO QUE/EMBORA/AINDA QUE não haja muita audiência
INTEGRANTE (substitui a palavra ISTO/ISSO/AQUILO)
Convém QUE você se esforce mais
Não sei SE ele virá
FINAL (finalidade)
Poupe hoje PARA QUE/A FIM DE QUE tenha algum dinheiro depois
CONSECUTIVA/CONSEQÜÊNCIA
Estudou tanto QUE/DE TAL MODO QUE passou
PROPORCIONAL
Tudo vai ficando mais fácil NA MEDIDA EM QUE vamos amadurecendo as idéias
TEMPORAL
Irei vê-lo QUANDO eu voltar
Ficarei aqui ENQUANTO não tiver para onde ir
• LOCUÇÃO CONJUNTIVA: formadas por mais de uma palavra funcionando como CONJUNÇÃO – SEMPRE QUE (temporal = QUANDO) posso, vou visitá-lo.
CONJUNÇÃO : é um conectivo que liga termos de uma mesma oração ou duas ou mais orações
ADITIVA
Comprei laranjas E bananas
Não quero laranjas NEM bananas
ADVERSATIVA
O dia ainda não raiou MAS/PORÉM/ENTRETANTO/TODAVIA/CONTUDO é hora de levantar
ALTERNATIVA
OU faz isso agora, OU então nunca mais
ORA eu faço doces, ORA eu faço salgados
Você terá que pagar as contas QUER queira ou QUER não queira
CONCLUSIVA
Penso LOGO/POIS/ASSIM/POR CONSEGUINTE existo
CONDICIONAL (com uma condição para que ocorra algo)
Eu irei SE/CASO ela for
Eu irei CONTANTO QUE/UMA VEZ QUE ela vá
EXPLICATIVA (qual a justificativa para?)
Venha logo QUE/PORQUE/POIS estou te esperando
CAUSAIS (por causa de/por causa que)
Não comi o mamão PORQUE/POIS/VISTO QUE/JÁ QUE estava maduro
COMPARATIVA
O sol está quente COMO/ASSIM COMO/TAL QUAL uma caldeira fervente
CONFORMATIVA
Eu segui todas as regras CONFORME/SEGUNDO/CONSOANTE me disseram para seguir
CONCESSIVA (fazer uma concessão ou abrir uma exceção)
O programa vai continuar no ar MESMO QUE/EMBORA/AINDA QUE não haja muita audiência
INTEGRANTE (substitui a palavra ISTO/ISSO/AQUILO)
Convém QUE você se esforce mais
Não sei SE ele virá
FINAL (finalidade)
Poupe hoje PARA QUE/A FIM DE QUE tenha algum dinheiro depois
CONSECUTIVA/CONSEQÜÊNCIA
Estudou tanto QUE/DE TAL MODO QUE passou
PROPORCIONAL
Tudo vai ficando mais fácil NA MEDIDA EM QUE vamos amadurecendo as idéias
TEMPORAL
Irei vê-lo QUANDO eu voltar
Ficarei aqui ENQUANTO não tiver para onde ir
• LOCUÇÃO CONJUNTIVA: formadas por mais de uma palavra funcionando como CONJUNÇÃO – SEMPRE QUE (temporal = QUANDO) posso, vou visitá-lo.