AVALIAÇÃO
1
– Relacione os termos aos seus respectivos conceitos:
1
– Mensagem 2 – Canal 3 – Código 4 – Emissor 5 – Receptor
( ) É o que fala, o que escreve; é a fonte da
informação.
( ) É o que ouve, o que lê; é o destino da
informação.
( ) É um sistema de signos que dá à informação
uma forma compreensível.
( ) É uma combinação de signos destinada a
transmitir uma informação específica.
( ) É um veículo, um meio através do qual se
poderá transmitir uma mensagem.
2
– Sistema de sinais convencionais por meio do qual os seres humanos podem
realizar atos de comunicação. Essa informação corresponde ao conceito de:
a – Língua
b – Fala
c – Variação
Linguística
d –
Linguagem
e – Gramática
Normativa
3
– Relacione os termos aos seus respectivos conceitos:
GÊNERO
LÍRICO / GÊNERO DRAMÁTICO / GÊNERO ÉPICO
a – Todo tipo de
texto imaginário ou real que apresenta personagens inseridas num enredo em que
podem surgir tempo e espaço delimitados.
b – Profundamente
ligado à música e ao canto, corresponde a um texto cuja principal
característica é a linguagem apresentada em versos.
c – Apresenta as
ações da personagem por meio de recurso típicos da épica e da lírica, mas
centra-se na representação de acontecimentos ficcionais como se fossem reais.
4 – Complete com os termos
adequados:
a – Sistema de regras que constituem a estrutura do funcionamento do
idioma e que são assimilado naturalmente _______
b – Teoria que descreve e propõe um sistema de normas e orientações para
se falar/escrever em contextos de formalidade do ato comunicativo _________
c – Sistema de signos que se manifesta por meio de imagens, gestos e
sons ________
d – Variedade linguística espontânea, de frases mais simples e menor
rigor quanto à observância de regras que estruturam a língua.
e – Variedade linguística usual em situações formais de comunicação e
caracterizada pelo emprego de frases de estrutura mais complexa em observância
às normas da gramática.
5 –
Relacione os termos aos conceitos:
CANTIGA
DE MALDIZER / CANTIGA DE ESCÁRNIO / CANTIGA DE AMIGO / CANTIGA DE AMOR
a – Há um eu lírico masculino que presta "vassalagem amorosa"
à mulher, à senhora.
b – Há um eu lírico feminino que lamenta a ausência do seu amigo/amante.
c – Faz uma crítica pessoal e/ou social indireta e irônica.
d – Faz uma crítica pessoal e/ou social direta.
6
– Identifique a que Gêneros da Narrativa pertencem os trechos:
a –
Um velho relógio, muito sóbrio, a olhou pacientemente e disse: “A paciência é
uma grande virtude, porém é um dom tão raro! Estar com raiva é possível, mas
ninguém tem o direito de atirar sobre os outros as suas próprias frustrações.”
(Émerson Cardoso)
b –
O menino desabafa com a mãe: “Mamãe, na
escola me chamaram de mafioso...” E a mãe responde: “Amanhã mesmo vou resolver
isso...” E o filho, sério, responde: “Bem, mas faça tudo parecer um acidente,
mamãe! (Domínio público)
c –
Sem um outro pensamento enrijeceu o rabo e o enfiou
nas costas da rã. A rã morreu. E com ela o escorpião. A estupidez do poder é
maior que o amor à vida. (Rubem Alves)
d – E o
filho lhe disse: “Pai, pequei contra o céu e diante de ti; não sou digno de ser
chamado teu filho.” (Lucas, 15-21)
e –
Talvez não importe muito que coisa amamos neste mundo. Mas devemos amar alguma
coisa. (Katherine Mansfield)
7
– Leia o poema e responda:
Campanário de São José
Quem
Não
Tem
Seu
Bem
Que
Não
Vem?
Ou
Vem
Mas
Em
Vão?
Quem?
(Cassiano Ricardo)
a – É uma obra
típica do Gênero Dramático.
b – É uma obra
típica do Gênero Épico.
c – É uma obra típica
do Gênero Lírico.
d – Não integra
nenhuma das formas de Gênero citadas.
e
– Corresponde a um texto que integra em sua essência todos os Gêneros citados.
8
– Sobre o texto, qual das opções está correta:
a –
No título encontramos o vocábulo "Campanário" (conjunto de sinos) que
tem, na locução adjetiva "de São José", o seu complemento, e aparece
na extremidade do que seria uma torre formada por vocábulos monossilábicos.
b –
O autor, ainda no título, faz alusão ao santo do hagiológio católico São José
que, segundo a religiosidade popular, assim como Santo Antônio, é um santo
casamenteiro.
c –
Os vocábulos utilizados pelo autor apresentam recorrentemente sons nasais /m/,
/n/ e /ão/ indicativos da melancolia e da angústia de uma voz lírica que, ao se
indagar sobre a busca por um amor, mas um amor perfeito e instigante, termina
por se fundir ao som desses sinos langorosos e insistentes por saber o quanto o
amor é difícil de ser encontrado na figura de um amante perfeito.
d –
Esse poema mostra o amor desesperado de um homem por uma mulher que, ao
desprezá-lo, o torna mais ainda apaixonado. É uma manifestação perfeita,
portanto, da vassalagem amorosa típica da poesia medieval.
e –
Do ponto de vista da estrutura, esse poema é formado por catorze versos com
dois quartetos e dois tercetos – como seria a estrutura típica de um soneto. O
autor parece, com isso, querer indicar as possibilidades de inovação de que a
poesia moderna dispõe. Ele escreve um soneto com catorze versos, mas cada verso
é monossilábico, ou seja, o autor descaracteriza um poema de forma fixa e
recria um modo inovador para a sua expressão poética.
9 – Comente as características
pertinentes à Arte e ao conceito de Literatura:
10 – Treino Ortográfico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.