sábado, 25 de janeiro de 2014

IR E VIR

Conjugação do Verbo Ir

Morfologia do Verbo Ir: irregular.
Semântica do Verbo Ir: verbo intransitivo e reflexo.

Conjugação de todos os tempos e modos do verbo ir:

Indicativo do verbo ir

Presente do Indicativo
eu vou
tu vais
ele vai
nós vamos
vós ides
eles vão
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu fui
tu foste
ele foi
nós fomos
vós fostes
eles foram
Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu ia
tu ias
ele ia
nós íamos
vós íeis
eles iam
Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
eu fora
tu foras
ele fora
nós fôramos
vós fôreis
eles foram
Futuro do Presente do Indicativo
eu irei
tu irás
ele irá
nós iremos
vós ireis
eles irão
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu iria
tu irias
ele iria
nós iríamos
vós iríeis
eles iriam
Mais-que-perfeito Composto do Indicativo
eu tinha ido
tu tinhas ido
ele tinha ido
nós tínhamos ido
vós tínheis ido
eles tinham ido

Gerúndio do verbo ir

indo

Subjuntivo do verbo ir

Presente do Subjuntivo
que eu vá
que tu vás
que ele vá
que nós vamos
que vós vades
que eles vão
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
se eu fosse
se tu fosses
se ele fosse
se nós fôssemos
se vós fôsseis
se eles fossem
Futuro do Subjuntivo
quando eu for
quando tu fores
quando ele for
quando nós formos
quando vós fordes
quando eles forem

Imperativo do verbo ir

Imperativo Afirmativo
--
vai tu
vá ele
vamos nós
ide vós
vão eles
Imperativo Negativo
--
não vás tu
não vá ele
não vamos nós
não vades vós
não vão eles

Infinitivo do verbo ir

Infinitivo Pessoal
por ir eu
por ires tu
por ir ele
por irmos nós
por irdes vós
por irem eles
Infinitivo Impessoal
ir

Particípio Passado do verbo ir

ido

Conjugação Pronominal do Verbo Ir

Indicativo do verbo ir (pronominal)
Presente do Indicativo
eu vou-o
tu vai-lo
ele vai-o
nós vamo-lo
vós ide-lo
eles vão-no
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu fui-o
tu foste-o
ele foi-o
nós fomo-lo
vós foste-lo
eles foram-no
Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu ia-o
tu ia-lo
ele ia-o
nós íamo-lo
vós íei-lo
eles iam-no
Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
eu fora-o
tu fora-lo
ele fora-o
nós fôramo-lo
vós fôrei-lo
eles foram-no
Futuro do Presente do Indicativo
eu i-lo-ei
tu i-lo-ás
ele i-lo-á
nós i-lo-emos
vós i-lo-eis
eles i-lo-ão
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu i-lo-ia
tu i-lo-ias
ele i-lo-ia
nós i-lo-íamos
vós i-lo-íeis
eles i-lo-iam
Mais-que-perfeito Composto do Indicativo
eu tinha-o ido
tu tinha-lo ido
ele tinha-o ido
nós tínhamo-lo ido
vós tínhei-lo ido
eles tinham-no ido
Subjuntivo do verbo ir (pronominal)
Presente do Subjuntivo
que eu o vá
que tu o vás
que ele o vá
que nós o vamos
que vós o vades
que eles o vão
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
se eu o fosse
se tu o fosses
se ele o fosse
se nós o fôssemos
se vós o fôsseis
se eles o fossem
Futuro do Subjuntivo
quando eu o for
quando tu o fores
quando ele o for
quando nós o formos
quando vós o fordes
quando eles o forem
Imperativo do verbo ir (pronominal)
Imperativo Afirmativo
--
vai-o tu
vá-o ele
vamo-lo nós
ide-o vós
vão-no eles
Imperativo Negativo
--
não o vás tu
não o vá ele
não o vamos nós
não o vades vós
não o vão eles
Infinitivo do verbo ir (pronominal)
Infinitivo Pessoal
por o ir eu
por o ires tu
por o ir ele
por o irmos nós
por o irdes vós
por o irem eles
Infinitivo Impessoal
i-lo
Gerúndio do verbo ir (pronominal)
indo-o

Conjugação Pronominal Reflexa do Verbo Ir

Indicativo do verbo ir (pronominal reflexa)
Presente do Indicativo
eu vou-me
tu vais-te
ele vai-se
nós vamo-nos
vós ides-vos
eles vão-se
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu fui-me
tu foste-te
ele foi-se
nós fomo-nos
vós fostes-vos
eles foram-se
Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu ia-me
tu ias-te
ele ia-se
nós íamo-nos
vós íeis-vos
eles iam-se
Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
eu fora-me
tu foras-te
ele fora-se
nós fôramo-nos
vós fôreis-vos
eles foram-se
Futuro do Presente do Indicativo
eu ir-me-ei
tu ir-te-ás
ele ir-se-á
nós ir-nos-emos
vós ir-vos-eis
eles ir-se-ão
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu ir-me-ia
tu ir-te-ias
ele ir-se-ia
nós ir-nos-íamos
vós ir-vos-íeis
eles ir-se-iam
Mais-que-perfeito Composto do Indicativo
eu tinha-me ido
tu tinhas-te ido
ele tinha-se ido
nós tínhamo-nos ido
vós tínhei-vos ido
eles tinham-se ido
Subjuntivo do verbo ir (pronominal reflexa)
Presente do Subjuntivo
que eu me vá
que tu te vás
que ele se vá
que nós nos vamos
que vós vos vades
que eles se vão
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
se eu me fosse
se tu te fosses
se ele se fosse
se nós nos fôssemos
se vós vos fôsseis
se eles se fossem
Futuro do Subjuntivo
quando eu me for
quando tu te fores
quando ele se for
quando nós nos formos
quando vós vos fordes
quando eles se forem
Imperativo do verbo ir (pronominal reflexa)
Imperativo Afirmativo
--
vai-te tu
vá-se ele
vamo-nos nós
ide-vos vós
vão-se eles
Imperativo Negativo
--
não te vás tu
não se vá ele
não nos vamos nós
não vos vades vós
não se vão eles
Infinitivo do verbo ir (pronominal reflexa)
Infinitivo Pessoal
ir-me eu
ires-te tu
ir-se ele
irmo-nos nós
irdes-vos vós
irem-se eles
Infinitivo Impessoal
ir-se
Gerúndio do verbo ir (pronominal reflexa)
indo-se


Verbo Vir...

Gerúndio: vindo
Particípio passado: vindo
Indicativo
Presente Pretérito perfeito Pretérito imperfeito
eu venho eu vim eu vinha
tu vens tu vieste tu vinhas
ele/ela vem ele/ela veio ele/ela vinha
nós vimos nós viemos nós vínhamos
vós vindes vós viestes vós vínheis
eles/elas vêm eles/elas vieram eles/elas vinham
 
Pret. mais-que-perfeito Futuro / Condicional /

Futuro do presente Futuro do pretérito
eu viera eu virei eu viria
tu vieras tu virás tu virias
ele/ela viera ele/ela virá ele/ela viria
nós viéramos nós viremos nós viríamos
vós viéreis vós vireis vós viríeis
eles/elas vieram eles/elas virão eles/elas viriam
 
Conjuntivo Subjuntivo (Br)
Presente Pretérito imperfeito Futuro
que eu venha se eu viesse quando eu vier
que tu venhas se tu viesses quando tu vieres
que ele/ela venha se ele/ela viesse quando ele/ela vier
que nós venhamos se nós viéssemos quando nós viermos
que vós venhais se vós viésseis quando vós vierdes
que eles/elas venham se eles/elas viessem quando eles/elas vierem
 
Imperativo
afirmativo negativo Infinitivo pessoal
para vir eu
vem tu não venhas tu para vires tu
venha ele/ela não venha ele/ela para vir ele/ela
venhamos nós não venhamos nós para virmos nós
vinde vós não venhais vós para virdes vós
venham eles/elas não venham eles/elas para virem eles/elas












vinha





vinhas





vinha





vínhamos





vínheis





vinham












viria





virias





viria





viríamos





viríeis





viriam










vier





vieres





vier





viermos





vierdes





vierem
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook