quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

TOADA... TOAR... TOA - À TOA

Significados de Toada :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  2 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Toada

Por (SP) em 13-10-2010
Caminhada longa, caminhar rápido. Em tempo determinado ou Indeterminado.
Maneira, ritmo, sistema, gosto.
Uma pessoa sai de São Paulo para ir até Rio de Janeiro caminhando, e gasta apenas 2 dias.
Então dizemos na toada que ele estava, a tendência era ele demorar mais, ou ir mais rápido.

Sinônimos:  ritmo   mais... 
Relacionadas:  caminhada   caminho   tempo   mais...

Significados de toar (Flexões) :


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  11 sobe, 8 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Toa

Por (SP) em 12-10-2008
Corda de rebocar navio
O navio estava à toa - querendo dizer que ele não se conduzia, era conduzido por outro.

3. Toa

Por (SP) em 16-08-2012
Toa é a corda com que uma embarcação reboca outra.Um navio que está ?à toa? é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o outro navio que o reboca determinar.
Hoje eu estou à toa.Isto é, estou sem preocupações.
Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  2 sobe, 2 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Toar

Por (US) em 25-11-2007
Combinar com, ir bem com, rimar, soar bem.
(Antônimo: Destoar),
ver tambem ritimo
Pare com esta conversa, que não toa bem.
Será que esta blusa toa com esta saia?
Neste toada não chegamos nunca!
O discurso do presidente destoou do seu já familiar esquerdismo de conveniência.



Toada do Amor
Carlos Drummond de Andrade

E o amor sempre nessa toada!
briga perdoa perdoa briga.
Não se deve xingar a vida,
a gente vive, depois esquece.
Só o amor volta para brigar,
para perdoar,
amor cachorro bandido trem.

Mas, se não fosse ele, também
que graça que a vida tinha?

Mariquita, dá cá o pito,
no teu pito está o infinito.
 

Toada (Na Direção do Dia)

Boca Livre

Vem morena ouvir comigo essa cantiga
Sair por essa vida aventureira
Tanta toada eu trago na viola
Prá ver você mais feliz
Escuta o trem de ferro alegre a cantar
Na reta da chegada prá descansar
No coração sereno da toada, bem querer
Tanta saudade eu já senti, morena
Mas foi coisa tão bonita
Da vida, nunca vou me arrepender
Morena, ouve comigo essa cantiga
Sair por essa vida aventureira
Tanta toada eu trago na viola
Prá ver você mais feliz
Escuta o trem de ferro alegre a cantar
Na reta da chegada prá descansar
No coração sereno da toada, bem querer
Tanta saudade eu já senti, morena
Mas foi coisa tão bonita
Da vida, nunca vou me arrepender
Vem morena (6x)
Vem morena ouvir comigo essa cantiga
Sair por essa vida aventureira
Tanta toada eu trago na viola
Prá ver você mais feliz
Escuta o trem de ferro alegre a cantar
Na reta da chegada prá descansar
No coração sereno da toada, bem querer

Significado de Toada

s.f. Ação ou efeito de toar.
Aquilo que pode ser percebido através da audição.
Sons imprecisos, sem definição; ruído.
O que se torna conhecido por ser muito repetitivo.
Figurado. Rumor, notícia ou informação vaga; boato.
Som de instrumentos, de vozes; canto, entoação.
Maneira, sistema: nesta toada ele vai longe.
Música. Cantiga de harmonia simples, constante e de composição textual normalmente curta; contudo, com estrofes e refrão.
Música. Música apresentada durante a festa do boi-bumbá, na Amazônia.
Numa toada. De modo ininterrupto; sem cessar e/ou parar.
(Etm. Fem. de toado)

Sinônimos de Toada

Sinônimo de toada: entoação, eufonia, melopeia, seguidilha, tinido, tom e xácara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook