quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA




O Museu da Língua Portuguesa é um museu interativo sobre o nosso idioma localizado em um prédio histórico na cidade de São Paulo, a Estação da Luz. A localização do museu está relacionado ao fato de que São Paulo é a maior cidade de falantes do português no mundo, com mais de dez milhões de habitantes e ao fato de que a estação de trens da Luz era considerada a porta de entrada da capital paulista, ou seja, era o espaço onde se dava o primeiro contato dos imigrantes com o idioma do país no fim do século XIX. Durante muitas décadas, os imigrantes estrangeiros que chegavam a São Paulo desembarcavam nesta estação, um local, portanto, onde as outras línguas se encontravam com o nosso português.

Apesar da palavra museu trazer a ideia de algo rústico e antigo, o museu possui um acervo inovador e predominantemente virtual, combinando arte, tecnologia e interatividade dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresentando de forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Para quem não domina o significado da palavra museu podemos dizer que um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".

O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna; estimular o estudo e é muito importante não somente para os estudantes, mas, também, para a formação de professores e a própria preservação do idioma ao valorizar a Língua Portuguesa e a diversidade cultural brasileira, apresentando suas origens, história e influências sofridas e assim aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa é composto das mais diversificadas exposições nas quais são utilizados objetos, vídeos, sons e imagens projetadas em grandes telas sobre a língua portuguesa, considerada do ponto de vista de patrimônio cultural dos povos lusófonos (que falam português).

O museu ocupa três andares da Estação da Luz. Logo na entrada vê-se a chamada "Árvore da Língua", uma escultura com três andares de altura em que nas folhas surgem contornos de objetos e as raízes são formadas por palavras que deram origem ao português.

O museu se propõe a analisar a língua portuguesa com base em alguns eixos principais:

*Antiguidade

A língua é estudada em seus aspectos históricos, remontando desde as suas origens latinas até a sua chegada ao Brasil.

*Artístico

São apresentados os diversos usos literários, musicais e poéticos da língua.

*Mestiçagem

São examinadas as diversas fontes culturais e linguísticas que vieram a enriquecer o idioma.

*Universalidade

Mostrando-se como a língua é usada em diversas partes do mundo, sendo falada em nove países nos quatro continentes que são Europa, América do sul, África e Ásia, somando-se cerca de 200 milhões de falantes nativos.


Como bem disse Roberto Marinho: “é fundamental as pessoas se comunicarem. É preciso ter conhecimento da língua para se aprofundar em vários temas. E nesse espaço encontramos uma forma de dirigir as pessoas ao estudo, ao interesse pela língua e também de ter uma intersecção do mundo acadêmico para o dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook