.

.
.

sábado, 15 de outubro de 2016

PROVA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 14/10/16 - SE TESTE! HUMANISMO + VARIAÇÃO LINGUÍSTICA + FUNÇÕES DA LINGUAGEM + FIGURAS DE LINGUAGEM

FAÇA AS DEVIDAS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRA E NÚMERO...

A.                Aliteração

B.                  Antítese

C.                  Assonância

D.                Catacrese

E.                    Comparação

F.                      Eufemismo

G.               F. Conativa

H.                F. Denotativa

I.     F. Expressiva

J.   F. Fática

K.                F. Metalinguística

L.                    F. Poética

M.           Figuras de linguagem

N.                Funções da linguagem

O.                Gradação

P.                     Hipérbole

Q.                HUMANISMO

R.                  Metáfora

S.                     Metonímia

T.                    Paradoxo

U.                Pleonasmo

V.                Prosopopeia

W.         Sinestesia

X.                Variação linguística

Y.                VERDADEIRO

Z.                    FALSO



1)       )é uma figura de linguagem que ocorre quando há atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais. Também conhecida como personificação ou animismo, a prosopopeia é considerada uma figura de pensamento, pois está ligada à compreensão do texto..
2)       )são recursos de expressão, utilizados por um escritor, com o objetivo de ampliar o significado de um texto literário ou também para suprir a falta de termos adequados em uma frase. É um recurso que dá uma grande expressividade ao texto literário.
3)       )são as formas como cada indivíduo organiza sua fala dependendo da mensagem que se quer transmitir. A linguagem pode ser usada para expressar sentimentos, para informar, para influenciar outras pessoas etc.
4)       )O referente (o contexto, o assunto) é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Textos jornalísticos, científicos e didáticos são exemplos típicos.
5)       )Esta função ocorre quando se destaca o emissor. A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. É comum a presença de interjeições, reticências e pontos de exclamação.
6)       )Essa função ocorre quando o canal é o foco na construção do texto. Sua finalidade é estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação de seu objeto ou relatar o pavor. São exemplos típicos os inícios das conversas, como os cumprimentos diários, quando ainda não existe um assunto em foco.
7)       )É voltada para o leitor, tom imperativo e muito encontrada em propagandas. A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção, o contexto torna-se a parte mais importante da mensagem. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo.
8)       )é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax).
9)       )é uma figura de linguagem semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos
10)   )é uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.
11)   )é uma figura de linguagem que busca suavizar uma expressão através do uso de termos mais agradáveis, apresentando uma maneira de lidar delicadamente com certas notícias.
12)   )é uma figura de linguagem ou um recurso sonoro que consiste em repetir sons de vogais em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas.
13)   )é uma figura de estilo ou semântica que designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes.
14)   )é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
15)   )É aquela que se centra sobre a própria mensagem. Tudo o que, numa mensagem, suplementa o sentimento da mensagem através do jogo de sua estrutura, de sua tonalidade, de seu ritmo, de sua sonoridade. Essa função é capaz de despertar no leitor o prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
16)   )é a figura de linguagem que incide quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico.
17)   )é a figura de linguagem caracterizada pela repetição de sons consonantais que  funcionam acusticamente como uma expressão além das próprias palavras.
18)   )Caracterizada pela preocupação com o código. Pode ser definida como a linguagem que fala da própria linguagem, ou seja, descreve o ato de falar ou escrever. Programas de TV que falam sobre a própria TV ou programas de TV que falam sobre a própria mídia. Peças de teatro que falam sobre o teatro. Exemplos: Vídeo Show, observatório da imprensa. A linguagem (o código) torna-se objeto de análise do próprio texto. Os dicionários e as gramáticas são repositórios de metalinguagem.
19)   )movimento intelectual difundido na Europa durante a Renascença e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.
20)   )conjunto de doutrinas fundamentadas de maneira precípua nos interesses, potencialidades e faculdades do ser humano, sublinhando sua capacidade para a criação e transformação da realidade natural e social, e seu livre-arbítrio diante de pretensos poderes transcendentes, ou de condicionamentos naturais e históricos... coloca os humanos como principais, numa escala de importância, no centro do mundo.
21)   As figuras de linguagem, quando utilizadas corretamente, aumentam bastante a qualidade de um texto, pois elas são recursos de expressão?
22)   Aqueles olhos eram como dois faróis na escuridão
23)   Às sete horas da manhã, a rua acordava.
24)   A convidei para um jantar à noite.
25)   Não tenho mais maizena em casa.
26)   É como mergulhar num rio e não se molhar.
27)   Tristeza não tem fim, felicidade sim.
28)   Aquele ser desprovido de inteligência...
29)   Eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir.
30)   Você é nosso convidado especial. Não deixe de participar!


.

.
.
Ocorreu um erro neste gadget

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook

Google+ Followers

EU SOU POLIVALENTE!

EU SOU POLIVALENTE!