quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

VERBOS

VERBO

MODO INDICATIVO: exprime um fato certo/definitivo/com certeza/com determinação

• PRESENTE : eu SOU alguém muito feliz - COM CERTEZA
• PASSADO/PRETÉRITO: eu FUI/ERA alguém muito feliz – COM CERTEZA
• FUTURO: eu SEREI alguém muito feliz – COM CERTEZA/COM DETERMINAÇÃO

MODO SUBJUNTIVO: exprime um fato de modo duvidoso/incerto

• SE eu FOSSE feliz (com idéia de PASSADO/PRETÉRITO)
• SE/QUANDO eu FOR (com idéia de FUTURO)

MODO IMPERATIVO: exprime PEDIDO/ORDEM/DESEJO

• SEJA feliz (pode ser expresso como pedido, convite, ordem e desejo)

TEMPO: PRESENTE - PASSADO/PRETÉRITO – FUTURO

• PRETÉRITO PERFEITO: exprime fato que aconteceu totalmente/completamente num curto espaço de tempo no passado
• PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO: exprime fato que começou no passado e se arrasta pelo tempo presente
• PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO: exprime um fato que deveria ter acontecido no passado para garantir um fato no futuro ou não – SE eu não SOUBESSE nadar, TERIA MORRIDO / SE eu ESTUDASSE, TERIA PASSADO
• PRETÈRITO MAIS-QUE-PERFEITO: exprime fato que aconteceu no passado anterior a outro passado - eu CHEGARA quando ele CHEGOU = eu JÁ TINHA CHEGADO quando ele chegou
• FUTURO DO PRESENTE: exprime fato que irá acontecer COM CERTEZA/COM DETERMINAÇÃO – eu TEREI sorte na vida
• FUTURO DO PRETÉRITO: exprime um fato que iria acontecer caso algo tivesse acontecido antes no passado –SE TIVESSE NASCIDO de quina para a lua, eu TERIA sorte na vida
• FUTURO DO SUBJUNTIVO: exprime um fato condicionante e determinante para algo acontecer no futuro - QUANDO eu CHEGAR você PODERÁ SAIR de casa (o fator determinante/condicionante é QUANDO + VERBO)
• PRESENTE DO SUBJUNTIVO: exprime um fato que se deseja mas não se tem certeza de irá realizá-lo - QUE eu APAREÇA


GERÚNDIO: NDO

CANTAR cantaNDO 1a conjugação AR

CORRER correNDO 2a conjugação ER
POR/COMPOR compoNDO 2a conjugação OR
PARTIR partiNDO 3a conjugação IR

PARTICÍPIO: ADO e IDO

CantADO

CorrIDO
---------- Posto/Composto
PartIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook