terça-feira, 25 de setembro de 2012

ÊNFASE... ENFÁTICO... ENFATIZAR

ênfase

Significado de Ênfase

s.f. Exagero no tom de voz, ou nos termos empregados.
Relevo, realce.

Sinônimos de Ênfase

Sinônimo de ênfase: exaltação e ostentação

Ênfase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Entende-se por ênfase a propriedade de destaque de certas palavras, expressões ou ideias em uma determinada frase, em um determinado texto. Essa propriedade pode ser aplicada por meio de estruturas gramaticais, sintáticas ou semânticas, cuja estruturação varia de idioma para idioma.
Uma forma prática de enfatizar certas palavras na fala é pronunciá-las de um modo mais intenso, usando a entonação da voz.

Estruturas de ênfase

Elas variam de um idioma para outro, pois depende das características intrínsecas do idioma do texto onde são aplicadas. Porém, há muitas formas de enfatizar ideias:

Exemplos

Em latim, pronomes pessoais do caso reto (nominativo) são reservados para esse propósito:
  • Clamo. (Eu grito.)
  • Ego clamo. (É claro que eu grito.)
Por sua vez, o português também tem suas estratégias. Compare as frases Eu comprei um livro e Fui eu quem comprou um livro. Aqui, substituiu-se Eu pela expressão Fui eu quem e alterou-se a forma do verbo (de comprei para comprou), afim de manter a correção gramatical da frase.
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook