sábado, 22 de setembro de 2012

Nossa Língua Brasileira Tema CONCORDÂNCIA NOMINAL

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EU MESMO... EU MESMA... (?)

EU MESMO PARA HOMENS
E
EU MESMA PARA MULHERES

mesmo

Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Português

Substantivo

Singular Plural
Masculino mesmo mesmos
Feminino mesma mesmas
mes.mo
  1. aquilo que é indiferente ou que não importa
  2. a mesma coisa; a mesma pessoa

Adjetivo

Singular Plural
Masculino mesmo mesmos
Feminino mesma mesmas
mes.mo
  1. expressa semelhança, identidade, paridade
    • Eles têm o mesmo trabalho.
  2. o próprio e não outro
    • Foi o João mesmo que telefonou.

Tradução

Verbetes derivados

Advérbio

mes.mo
  1. com exatidão, justamente, precisamente, na verdade
    • O livro estava mesmo aqui.
  2. até, ainda.
    • Chegaram mesmo a negar-me o pão

Tradução

Pronome

mes.mo, demonstrativo
  1. não outro; este
  2. o próprio
  3. idêntico
  4. que não sofreu alteração

Tradução

Expressões

  • ainda mesmo: ainda que; embora
  • ao mesmo tempo: juntamente; simultaneamente
  • aqui mesmo: neste sítio; neste lugar
  • assim mesmo: ainda assim; apesar disso; entretanto; todavia
  • mesmo assim: do mesmo modo; dessa maneira; tal e qual; apesar de tudo; ainda assim
  • na mesma: sem alteração apesar de haver novos factos. - e.g.: a sua conversa deixou-me na mesma

Etimologia

Do latim metipsimu- (mesmo).

Anagramas

  1. memos
  2. somem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook