terça-feira, 5 de março de 2013

Sanatório... SANAR...

Significado de Sanar

v.t.d. Recuperar de uma doença; curar, sarar: sanar um doente.
Corrigir uma eventualidade, um engano ou uma injustiça: sanar um erro.
Funcionar para o bem de: a nova medida provisória deve sanar a desigualdade social.
(Etm. do latim: sanare)

Sinônimos de Sanar

Sinônimo de sanar: curar, medicar, remediar, sarar e tratar

Significado de São... SÃ

adj. Que tem constituição não viciada por elementos mórbidos; sadio: homem são.
Que não está estragado: esta fruta ainda está sã.
Salubre, que contribui para a saúde: ar são.
Fig. Concorde com a razão; sensato, justo: política sã.
Ileso, incólume: são e salvo.

 Sinônimos de São... SÃ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

(Fontes: http://www.comciencia.br/reportagens/manicom/manicom8.htm http://www.dicio.com.br/manicomio http://www.dicio.com.br/manicomio/) Sanatório:Substantivo masculino Separação das sílabas de sanatório: sa-na-tó-rio Plural de sanatório: sanatórios Sanatórios, muito comuns nos tempos mais antigos, são edifícios para onde os doentes com tuberculose ou outras doenças eram encaminhados, ficando assim completamente excluídos da sociedade. Regra geral, situavam-se em locais altos e arejados, proporcionando um contacto privilegiado com a natureza.
Sanatório - É o lugar onde são internadas as pessoas que precisam de tratamentos para serem "saradas", vem de sanar. è conhecido popularmente como um local para identificar o lugar onde são sanadas as enfermidades mentais, mas, trata-se todos os tipos de doença em geral. De acordo com o dicionário, "Estabelecimento que recebe doentes para tratamento ou convalescença." È comumente confundido com manicômio (http://www.dicio.com.br/manicomio/) e hospício (http://www.dicio.com.br/manicomio/) .
História do Sanatório, Manicômios e Hospícios:
Asile, madhouse, asylum, hospizio, são alguns dos nomes que denominam as instituições cujo fim é abrigar, recolher ou dar algum tipo de assistência aos "loucos". As denominações variam de acordo com os diferentes contextos históricos em que foram criados, surgindo a partir do século XIX e designando os hospitais psiquiátricos, com a função de dar um atendimento médico sistemático e especializado.
A prática de retirar os doentes mentais do convívio social para colocá-los em um lugar específico surge em um determinado período histórico. Segundo Michel Foucault, em A história da loucura na idade clássica, ela tem origem na cultura árabe, datando o primeiro hospício conhecido do século VII.
Os primeiros hospícios europeus são criados no século XV, quando da ocupação árabe da Espanha. Na Itália eles datam do mesmo período, e surgem em Florença, Pádua e Bérgamo.
No século XVII os hospícios proliferam e abrigam juntamente os doentes mentais com marginalizados de outras espécies. O tratamento que essas pessoas recebiam nas instituições costumava ser desumano, sendo considerado pior do que o recebido nas prisões.
Em Portugal os principais sanatórios localizavam-se na Serra da Estrela e no Caramulo, ambos abandonados e em degradação. No Brasil, a Marinha criou o Sanatório Naval de Nova Friburgo, cidade que fica na região da Serra Mar.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook