segunda-feira, 24 de março de 2014

DÉFICE - DÉFICIT...

Défice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Défice ou déficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas. Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário
Na balança de pagamentos, o défice da balança comercial ocorre quando o valor total das importações supera o das exportações.
Défice em conta corrente é um conceito mais abrangente incluindo além das transações comerciais de um país com o resto do mundo (exportações e importações) as transações em serviços e as chamadas transferências unilaterais (basicamente doações). Expressa a quantia, geralmente denominada em dólares, que o país requer financiar seja endividando-se no exterior ou usando as reservas internacionais acumuladas em anos anteriores.1 . No contexto macroeconomico, o déficit em conta corrente da balança de pagamentos reflete a diferença entre a poupança total e o investimento total do país.
Segundo Keynes o défice orçamentário é um mecanismo anticíclico de equilíbrio econômico em política econômica, em períodos de depressão econômica, é necessário criar um déficit sistemático no orçamento para estimular a economia, e aumentar a taxa tributária em períodos de prosperidade para acumular poupança, desta forma são criados recursos que são aproveitados em investimentos futuros, ou seja, forçar o orçamento de tal forma, que irá manter a economia oscilando, ora para cima, ora para baixo. Quando houver viés de baixa, deve-se forçá-la a subir, ao contrário, quando o viés for de alta, forçamo-lo a baixar, assim, existe condição de manipular os índices econômicos de tal forma, que sempre será possível fazer a economia deficitária ou superavitária de acordo com as necessidades macroeconômicas, a este processo se dá o nome de orçamento cíclico ou realimentado.
O défice pode ser provocado pelo gastos excessivos do estado, quer em gastos sociais ou em gastos com a administração pública.

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço, relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook