ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA:
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A):
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR
TURMAS: F – G – H TURNO:
VESPERTINO
CARGA HORÁRIA
ANUAL:100h/a
1º BIMESTRE
TOTAL DE ALUNOS_____________META DE
APROVAÇÃO____________
1. OBJETIVO GERAL:
SER
CAPAZ DE LER, COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS VARIADOS E UTILIZAR A LINGUAGEM
COMO MEIO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E
POLÍTICA
Língua Portuguesa -
Leitura - Compreensão de textos
Objetivo
geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e
crítica dos diversos tipos de textos.
1.
Identificação de natureza dos vários gêneros:
·
narrativo;
·
descritivo;
·
expositivo;
·
argumentativo.
2.
Reconhecimento da
especificidade dos tipos de textos:
·
elementos constitutivos e sua organização;
·
características linguísticas;
·
funções dos textos.
3.
Reconhecimento do propósito do autor
4.
Reconhecimento das informações implícitas
5.
Reconhecimento de fato e de opinião
6.
Reconhecimento do propósito comunicativo
7.
Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias
com as que o texto apresenta
Língua
Portuguesa – Gramática
1.
Objetivo geral: Análise
dos aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos de um texto.
2.
Fonologia:
·
distinção de fonemas e
letras;
·
reconhecimento de
valores fonéticos de alguns fonemas;
·
identificação da correta
representação gráfica dos fonemas e dos vocábulos;
·
aplicação das normas
estabelecidas no sistema ortográfico oficialmente adotado no Brasil.
|
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
CONCEBER O ENSINO DA GRAMÁTICA, ENTENDENDO-A COMO
UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO
·
LER, INTERPRETAR E RECONHECER DIFERENTES GÊNEROS
TEXTUAIS
·
PERCEBER A MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS DO TEXTO
LITERÁRIO
·
FAZER USO, RECONHECER E INTERPRETAR LINGUAGENS
VERBAIS E NÃO VERBAIS
·
LER E COMPREENDER TEXTOS NUMA PERSPECTIVA DE
GÊNEROS TEXTUAIS DE CIRCULAÇÃO SOCIAL
1.compreender, na leitura do texto
escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo
relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as
condições de produção/recepção)
2.ler, interpretar e reconhecer diferentes
gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos,
instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.)
associando-os às sequências discursivas básicas (narração, exposição,
argumentação, descrição e injunção).
3.comparar o estabelecimento de
diferentes relações de sentido
4.produzir textos com coerência e
coesão, considerando as condições e especificidades da produção e utilizando
recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.
5.reconhecer a língua materna como
veículo de participação social e geradora de significação que contribui para
documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
6.conceber o ensino da gramática,
entendendo-se como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção
de texto
7.compreender valores populares em
contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente
8.estabelecer relações entre a leitura
e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das
transformações sociais nos diferentes momentos históricos
9.compreender conceitos das linguagens
tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas atividades
curriculares.
|
3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA
AO DICIONÁRIO
DITADOS AULAS EXPOSITIVAS - AUDIOVISUAL;
ESTUDO
DE TEXTOS DIVERSOS QUE FAZEM USO DE RECURSOS FONOLÓGICOS / SONOROS EM SUA
COMPOSIÇÃO COMO ALGUMAS FIGURAS DE LINGUAGEM
PESQUISAS
EM BLOGs EDUCATIVOS
|
4. CONTEÚDOS:
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
·
LÍNGUA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
A FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ORIGEM E EVOLUÇÃO
– HISTÓRIA
·
INFLUÊNCIAS ÁRABES NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA
·
A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO: PAÍSES LUSÓFONOS
·
CULTURA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
FALA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
GRAMÁTICA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
PRIMEIRO APRENDER (1, 2 E 3) - TEXTOS ESCOLHIDOS
ARTE E LITERATURA (CAP. 01)
·
LITERATURA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
ARTE LITERÁRIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
LINGUAGEM (CAP.11)
·
LINGUAGEM NÃO-VERBAL
·
LINGUAGEM VERBAL
·
LINGUAGEM: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
FONOLOGIA (CAP. 15)
·
FONOLOGIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
LETRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
FONEMAS : CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
VOGAIS (ORAIS E NASAIS)
·
CONSOANTES
·
SEMIVOGAIS
·
ENCONTROS VOCÁLICOS : CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
DITONGO (ORAIS E NASAIS) - (DECRESCENTES E
CRESCENTES)
·
TRITONGO (ORAIS E NASAIS)
·
HIATO
·
ENCONTROS CONSONANTAIS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E
DIVISÃO
·
DÍGRAFOS/DIGRAMAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
SÍLABAS E TONICIDADES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E
DIVISÃO
A PRIMEIRA ÉPOCA MEDIEVAL: TROVADORISMO (CAP. 03 E 04)
·
TROVADORISMO: CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM
IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS (CAP.18)
GÊNEROS LITERÁRIOS E ESTILOS LITERÁRIOS (CAP.02)
·
TEXTO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
TEXTUALIDADE: CONCEITO/DEFINIÇÃO
ORTOGRAFIA (CAP.16)
·
ORTOÉPIA E PROSÓDIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
ACENTUAÇÃO GRÁFICA DAS PALAVRAS PROPAROX /PAROX/
OX E MONOSSÍLABAS
|
5. TEMAS
TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E
GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS
|
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO
DIDÁTICO
VÍDEOS LETRAS DE MÚSICAS TEXTOS VARIADOS DICIONÁRIO CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET:
BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO
DE GIZ E PINCEL
XEROX:
TDs E ACESSÓRIOS
|
7. BIBLIOGRAFIA:
*
LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO.
*ESCOLA
APRENDENTE
*PRIMEIRO APRENDER (APOSTILA 1,2 E 3)
* BLOGs EDUCATIVOS – LÍNGUA, PRA
VOCÊ! – mcbspf.blogspot.com.br
|
Juazeiro do Norte, 12 de
fevereiro de 2014
ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA:
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A):
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR
TURMAS: F – G – H TURNO:
VESPERTINO
CARGA HORÁRIA
ANUAL:100h/a
2º BIMESTRE
TOTAL DE ALUNOS_____________META DE
APROVAÇÃO____________
1. OBJETIVO GERAL:
SER
CAPAZ DE LER, COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS VARIADOS E UTILIZAR A LINGUAGEM
COMO MEIO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E
POLÍTICA
Língua Portuguesa -
Leitura - Compreensão de textos
Objetivo
geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e
crítica dos diversos tipos de textos.
1.
Identificação do
significado de palavras recorrendo ao contexto
2.
Reconhecimento da
especificidade dos tipos de textos:
·
elementos constitutivos e sua organização;
·
características linguísticas;
·
funções dos textos.
3.
Reconhecimento do propósito do autor
4.
Reconhecimento das informações implícitas
5.
Reconhecimento de fato e de opinião
6.
Reconhecimento do propósito comunicativo
7.
Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias
com as que o texto apresenta
8.
Identificação do sentido
entre palavras:
·
sinonímia/antonímia/polissemia;
·
hiponímia/hiperonímia;
·
campo semântico.
Língua
Portuguesa – Gramática
Objetivo geral: Análise dos aspectos
fonológicos, morfológicos e sintáticos de um texto.
1.
Fonologia:
2.
Morfologia:
|
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
FAZER BOM USO E TRATAMENTO CORRETO DOS RECURSOS
LINGUÍSTICOS USADOS PARA CADA TIPO DE COMUNICAÇÃO
·
VALORIZAR AS VARIEDADES DIALETAIS, RECONHECENDO O
CONTEXTO, O LOCUTOR/INTERLOCUTOR, O PROPÓSITO COMUNICATIVO E PLURALIDADE
DISCURSIVA
·
COMPREENDER OS VALORES SOCIAIS IMPLICADOS NA
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O PRECONCEITO CONTRA OS VALORES POPULARES EM CONTRAPOSIÇÃO
A NORMAS ABSORVIDAS PELOS GRUPOS MAIS FAVORECIDOS SOCIALMENTE
·
IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES DE FATORES GEOGRÁFICOS,
HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E TÉCNICOS PARA A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DETECTANDO E
UTILIZANDO OS NÍVEIS DE REGISTRO NAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA
·
IDENTIFICAR, EM SITUAÇÕES REAIS DE PRODUÇÃO DE
LINGUAGEM, AS MANIFESTAÇÕES DE FATORES RESPONSÁVEIS PELA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
NOS DIVERSOS COMPONENTES DA LÍNGUA (FONÉTICO, LÉXICO, MORFOLÓGICO, SINTÁTICO)
1.compreender, na leitura do texto
escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo
relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as
condições de produção/recepção)
5.reconhecer a língua materna como
veículo de participação social e geradora de significação que contribui para
documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
7.compreender valores populares em
contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente
8.estabelecer relações entre a leitura
e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das
transformações sociais nos diferentes momentos históricos
|
3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA
AO DICIONÁRIO
AULA DE EXPOSIÇÃO AUDIOVISUAL
DITADOS
PESQUISAS EM BLOGs EDUCATIVOS |
4. CONTEÚDOS:
A SEGUNDA ÉPOCA MEDIEVAL: HUMANISMO (CAP 05 E 06)
·
HUMANISMO: CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM
IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS (CAP12)
·
LÍNGUA COLOQUIAL: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
LÍNGUA CULTA : CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E
DIVISÃO
·
VARIANTE : CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
VARIÁVEL: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
ARCAÍSMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
NEOLOGISMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
GÍRIAS E JARGÕES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
ESTRANGEIRISMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS (CAP.17)
·
MORFOLOGIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
PALAVRAS PRIMITIVAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
PALAVRAS DERIVADAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
DERIVAÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
AFIXOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
PREFIXOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
SUFIXOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
PARASSÍNTESE: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
COMPOSIÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
RADICAIS GREGOS
·
RADIACAIS LATINOS
·
DESINÊNCIAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
JUSTAPOSIÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
AGLUTINAÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
REDUÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
HIBRIDISMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
ONOMATOPÉIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
GÊNEROS DO COTIDIANO (CAP. 20)
|
5. TEMAS
TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E
GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS
|
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO
DIDÁTICO
VÍDEOS LETRAS DE MÚSICAS TEXTOS VARIADOS DICIONÁRIO CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET:
BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO
DE GIZ E PINCEL
XEROX: TDs E
ACESSÓRIOS
|
7. BIBLIOGRAFIA:
*
LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO.
*ESCOLA
APRENDENTE
* BLOGs EDUCATIVOS – LÍNGUA, PRA VOCÊ! – mcbspf.blogspot.com.br |
Juazeiro do Norte, 12 de
fevereiro de 2014
ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA:
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A):
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR
TURMAS: F – G – H TURNO:
VESPERTINO
CARGA HORÁRIA
ANUAL:100h/a
3º BIMESTRE
TOTAL DE ALUNOS_____________META DE
APROVAÇÃO____________
1. OBJETIVO GERAL:
SER
CAPAZ DE LER, COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS VARIADOS E UTILIZAR A LINGUAGEM
COMO MEIO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E
POLÍTICA
Língua Portuguesa -
Leitura - Compreensão de textos
Objetivo
geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e
crítica dos diversos tipos de textos.
1. Identificação das relações de coerência:
·
ideia principal/detalhe;
·
relação de causa e efeito;
·
relação de comparação e contraste;
·
sequencia temporal e espacial.
2. Identificação das relações coesivas:
·
inferência;
·
substituição;
·
elipse;
·
repetição.
3.
Identificação do significado de palavras
recorrendo ao contexto
4. Identificação do sentido entre palavras:
·
sinonímia/antonímia/polissemia;
·
hiponímia/hiperonímia;
·
campo semântico.
5. Reconhecimento da especificidade dos
tipos de textos:
·
elementos constitutivos e sua organização;
·
características linguísticas;
·
funções dos textos.
6.
Reconhecimento do propósito do autor
7.
Reconhecimento das informações implícitas
8.
Reconhecimento de fato e de opinião
9.
Reconhecimento do propósito comunicativo
10.
Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias
com as que o texto apresenta
|
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
PRODUZIR TEXTOS COM COERÊNCIA COESÃO
·
COMPREENDER E INTERPRETAR TEXTOS ORAIS,
RECONHECENDO MARCAS TÍPICAS DA ORALIDADE, ARTICULANDO ELEMENTOS LINGUÍSTICOS
A ELEMENTOS NÃO-VERBAIS.
·
FAZER ANTECIPAÇÃO DA FORMA, DO CONTEÚDO, DO
GÊNERO, DA FUNÇÃO E DAS IDÉIAS DO AUTOR DO TEXTO ATRAVÉS DE UM CONJUNTO DE
EXPECTATIVAS.
·
COORDENAR ESTRATÉGIAS DE LEITURA NÃO LINEARES,
UTILIZANDO PROCEDIMENTOS ADEQUADOS PARA RESOLVER DÚVIDAS NA COMPREENSÃO E
ARTICULANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
·
IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS OU
IMPLÍCITAS, QUESTIONANDO A VALIDADE DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS PELO AUTOR
·
SELECIONAR PROCEDIMENTOS DE LEITURA ADEQUADOS A
DIFERENTES OBJETIVOS E INTERESSES
·
IDENTIFICAR E ESTABELECER A PROGRESSÃO TEMÁTICA EM
FUNÇÃO DAS MARCAS DE SEGMENTAÇÃO TEXTUAL, RECONHECENDO OS INDICADORES
EXTRA-LINGUÍSTICOS E OS DIFERENTES RECURSOS EXPRESSIVOS, CONFRONTANDO-OS COM
OS DE OUTROS TEXTOS E COM OUTRAS OPINIÕES.
·
UTILIZAR ADEQUADAMENTE OS CONHECIMENTOS COESIVOS
NO PROCESSO DE PRODUÇÃO, IMPRIMINDO UNIDADE AO TEXTO
|
3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA
AO DICIONÁRIO
DITADOS AULAS EXPOSITIVAS - AUDIOVISUAL;
ESTUDO
DE TEXTOS DIVERSOS QUE FAZEM USO DE RECURSOS FONOLÓGICOS / SONOROS EM SUA
COMPOSIÇÃO COMO ALGUMAS FIGURAS DE LINGUAGEM
PESQUISAS
EM BLOGs EDUCATIVOS
|
4. CONTEÚDOS:
O CLASSICISMO (CAP.07)
·
CLASSICISMO: CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM
IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
LINGUAGEM, ESTILÍSTICA E SEMÂNTICA (CAP.13)
·
FUNÇÕES DA LINGUAGEM: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
SEMÂNTICA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
SIGNIFICADO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
SIGNIFICANTE: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
SIGNO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E
DIVISÃO
·
SINÔNIMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
ANTÔNIMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
HOMÔNIMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
PARÔNIMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·
POLISSEMIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS (CAP. 19)
·
COESÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
COERÊNCIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
BRASIL: LITERATURA INFORMATIVA E JESUÍTICA (CAP 08)
·
A LITERATURA DO BRASIL: CONCEITO/DEFINIÇÃO E
DIVISÃO
·
QUINHENTISMO: CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM
IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
·
INFLUÊNCIAS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA
FIGURAS DE LINGUAGEM (CAP.14)
·
CONOTAÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
DENOTAÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·
FIGURAS DE LINGUAGEM: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
*SPAECE
|
5. TEMAS
TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E
GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS
|
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO
DIDÁTICO
VÍDEOS LETRAS DE MÚSICAS TEXTOS VARIADOS DICIONÁRIO CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET:
BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO
DE GIZ E PINCEL
XEROX: TDs E
ACESSÓRIOS
|
7. BIBLIOGRAFIA:
*
LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO.
*ESCOLA
APRENDENTE
* BLOGs
EDUCATIVOS – LÍNGUA, PRA VOCÊ! – mcbspf.blogspot.com.br
|
Juazeiro do Norte, 12 de
fevereiro de 2014
ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA:
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A):
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR
TURMAS: F – G – H TURNO:
VESPERTINO
CARGA HORÁRIA
ANUAL:100h/a
4º BIMESTRE
TOTAL DE ALUNOS_____________META DE
APROVAÇÃO____________
1. OBJETIVO GERAL:
SER
CAPAZ DE LER, COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS VARIADOS E UTILIZAR A LINGUAGEM
COMO MEIO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E
POLÍTICA
|
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
RECONHECER ATRAVÉS DE MARCAS DISCURSIVAS,
INTENÇÕES, VALORES, PRECONCEITOS VEICULADOS EM TEXTOS (ORAIS E OU ESCRITOS),
RETOMANDO AS IDEIAS DO AUTOR
·
COMPREENDER AS RELAÇÕES LINGUÍSTICAS, REALIZANDO
OPERAÇÕES DE ESCOLHA, DE TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL DE APAGAMENTO, DE INCLUSÃO
DE DISCURSO ALHEIO
·
COMPREENDER E DOMINAR AS OPERAÇÕES SINTÁTICAS,
ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE FORMA E SENTIDO, APROPRIANDO-SE DE INSTRUMENTOS
DE NATUREZA PROCEDIMENTAL E CONCEITUAL NECESSÁRIOS À ANÁLISE E REFLEXÃO
LINGUÍSTICA
|
3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA
AO DICIONÁRIO
DITADOS AULAS EXPOSITIVAS - AUDIOVISUAL;
ESTUDO
DE TEXTOS DIVERSOS QUE FAZEM USO DE RECURSOS FONOLÓGICOS / SONOROS EM SUA
COMPOSIÇÃO COMO ALGUMAS FIGURAS DE LINGUAGEM
PESQUISAS EM
BLOGs EDUCATIVOS
|
4. CONTEÚDOS:
O TEXTO POÉTICO: POESIA, POEMA, PROSA (CAP.22)
O BARROCO (CAP.09)
·
CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS,
PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
·
INFLUÊNCIAS AFRICANAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA
O ARCADISMO (CAP. 10)
·
CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS,
PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
·
INFLUÊNCIAS FRANCESAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE
L ÍNGUA PORTUGUESA
ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO NARRATIVA (CAP 21)
|
5. TEMAS
TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E
GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS.
|
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO
DIDÁTICO
VÍDEOS LETRAS DE MÚSICAS TEXTOS VARIADOS DICIONÁRIO CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET:
BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO
DE GIZ E PINCEL
XEROX: TDs E
ACESSÓRIOS
|
7. BIBLIOGRAFIA:
*
LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO.
*ESCOLA
APRENDENTE
* BLOGs
EDUCATIVOS – LÍNGUA, PRA VOCÊ! – mcbspf.blogspot.com.br
|
Juazeiro do Norte, 12 de
fevereiro de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.