.

.
.

quarta-feira, 19 de março de 2014

PLANO ANUAL DE CURSO 2014





ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A): MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR   
TURMAS: F – G – H   TURNO: VESPERTINO
CARGA HORÁRIA ANUAL:100h/a



1º BIMESTRE

TOTAL DE ALUNOS_____________META DE APROVAÇÃO____________


1. OBJETIVO GERAL:
SER CAPAZ DE LER, COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS VARIADOS E UTILIZAR A LINGUAGEM COMO MEIO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA
Língua Portuguesa - Leitura - Compreensão de textos
Objetivo geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos.
1.        Identificação de natureza dos vários gêneros:
·         narrativo;
·         descritivo;
·         expositivo;
·         argumentativo.
2.        Reconhecimento da especificidade dos tipos de textos:
·         elementos constitutivos e sua organização;
·         características linguísticas;
·         funções dos textos.
3.        Reconhecimento do propósito do autor
4.        Reconhecimento das informações implícitas
5.        Reconhecimento de fato e de opinião
6.        Reconhecimento do propósito comunicativo
7.        Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias com as que o texto apresenta

Língua Portuguesa – Gramática
1.        Objetivo geral: Análise dos aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos de um texto.
2.        Fonologia:
·           distinção de fonemas e letras;
·           reconhecimento de valores fonéticos de alguns fonemas;
·           identificação da correta representação gráfica dos fonemas e dos vocábulos;
·           aplicação das normas estabelecidas no sistema ortográfico oficialmente adotado no Brasil.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         CONCEBER O ENSINO DA GRAMÁTICA, ENTENDENDO-A COMO UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO
·         LER, INTERPRETAR E RECONHECER DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
·         PERCEBER A MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS DO TEXTO LITERÁRIO
·         FAZER USO, RECONHECER E INTERPRETAR LINGUAGENS VERBAIS E NÃO VERBAIS
·         LER E COMPREENDER TEXTOS NUMA PERSPECTIVA DE GÊNEROS TEXTUAIS DE CIRCULAÇÃO SOCIAL
1.compreender, na leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as condições de produção/recepção)
2.ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos, instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.) associando-os às sequências discursivas básicas (narração, exposição, argumentação, descrição e injunção).
3.comparar o estabelecimento de diferentes relações de sentido
4.produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especificidades da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.
5.reconhecer a língua materna como veículo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
6.conceber o ensino da gramática, entendendo-se como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto
7.compreender valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente
8.estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos
9.compreender conceitos das linguagens tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas atividades curriculares.

3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA AO DICIONÁRIO
DITADOS
AULAS EXPOSITIVAS  - AUDIOVISUAL;
ESTUDO DE TEXTOS DIVERSOS QUE FAZEM USO DE RECURSOS FONOLÓGICOS / SONOROS EM SUA COMPOSIÇÃO COMO ALGUMAS FIGURAS DE LINGUAGEM
PESQUISAS EM BLOGs EDUCATIVOS

4. CONTEÚDOS:
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
·         LÍNGUA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         A FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ORIGEM E EVOLUÇÃO – HISTÓRIA
·         INFLUÊNCIAS ÁRABES NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
·         A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO: PAÍSES LUSÓFONOS
·         CULTURA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         FALA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         GRAMÁTICA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
PRIMEIRO APRENDER (1, 2 E 3) - TEXTOS ESCOLHIDOS
ARTE E LITERATURA (CAP. 01)
·         LITERATURA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         ARTE LITERÁRIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
LINGUAGEM (CAP.11)
·         LINGUAGEM NÃO-VERBAL
·         LINGUAGEM VERBAL
·         LINGUAGEM: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
FONOLOGIA (CAP. 15)
·         FONOLOGIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         LETRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         FONEMAS : CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         VOGAIS (ORAIS E NASAIS)
·         CONSOANTES
·         SEMIVOGAIS
·         ENCONTROS VOCÁLICOS : CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         DITONGO (ORAIS E NASAIS) - (DECRESCENTES E CRESCENTES)
·         TRITONGO (ORAIS E NASAIS)
·         HIATO
·         ENCONTROS CONSONANTAIS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         DÍGRAFOS/DIGRAMAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         SÍLABAS E TONICIDADES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
A PRIMEIRA ÉPOCA MEDIEVAL: TROVADORISMO (CAP. 03 E 04)
·         TROVADORISMO: CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS (CAP.18)
GÊNEROS LITERÁRIOS E ESTILOS LITERÁRIOS (CAP.02)
·         TEXTO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         TEXTUALIDADE: CONCEITO/DEFINIÇÃO
ORTOGRAFIA (CAP.16)
·         ORTOÉPIA E PROSÓDIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         ACENTUAÇÃO GRÁFICA DAS PALAVRAS PROPAROX /PAROX/ OX E MONOSSÍLABAS

5. TEMAS TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS

6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO DIDÁTICO
VÍDEOS
LETRAS DE MÚSICAS
TEXTOS VARIADOS
DICIONÁRIO
CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET: BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO DE GIZ E PINCEL
XEROX: TDs E ACESSÓRIOS

7. BIBLIOGRAFIA:
* LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO.
*ESCOLA APRENDENTE
*PRIMEIRO APRENDER (APOSTILA 1,2 E 3)
* BLOGs EDUCATIVOS – LÍNGUA, PRA VOCÊ! – mcbspf.blogspot.com.br

ASSINAT


Juazeiro do Norte, 12 de fevereiro de 2014

ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A): MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR   
TURMAS: F – G – H   TURNO: VESPERTINO
CARGA HORÁRIA ANUAL:100h/a


2º BIMESTRE

TOTAL DE ALUNOS_____________META DE APROVAÇÃO____________


1. OBJETIVO GERAL:
SER CAPAZ DE LER, COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS VARIADOS E UTILIZAR A LINGUAGEM COMO MEIO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA
Língua Portuguesa - Leitura - Compreensão de textos
Objetivo geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos.
1.        Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto
2.        Reconhecimento da especificidade dos tipos de textos:
·         elementos constitutivos e sua organização;
·         características linguísticas;
·         funções dos textos.
3.        Reconhecimento do propósito do autor
4.        Reconhecimento das informações implícitas
5.        Reconhecimento de fato e de opinião
6.        Reconhecimento do propósito comunicativo
7.        Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias com as que o texto apresenta
8.        Identificação do sentido entre palavras:
·         sinonímia/antonímia/polissemia;
·         hiponímia/hiperonímia;
·         campo semântico.

Língua Portuguesa – Gramática
Objetivo geral: Análise dos aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos de um texto.
1.          Fonologia:
  • aplicação das normas estabelecidas no sistema ortográfico oficialmente adotado no Brasil.
2.          Morfologia:
  • reconhecimento dos elementos mórficos das palavras;
  • distinção entre composição e derivação;
  • reconhecimento dos cognatos das palavras;
  • decomposição dos vocábulos em suas unidades mínimas de significação.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         FAZER BOM USO E TRATAMENTO CORRETO DOS RECURSOS LINGUÍSTICOS USADOS PARA CADA TIPO DE COMUNICAÇÃO
·         VALORIZAR AS VARIEDADES DIALETAIS, RECONHECENDO O CONTEXTO, O LOCUTOR/INTERLOCUTOR, O PROPÓSITO COMUNICATIVO E PLURALIDADE DISCURSIVA
·         COMPREENDER OS VALORES SOCIAIS IMPLICADOS NA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O PRECONCEITO CONTRA OS VALORES POPULARES EM CONTRAPOSIÇÃO A NORMAS ABSORVIDAS PELOS GRUPOS MAIS FAVORECIDOS SOCIALMENTE
·         IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES DE FATORES GEOGRÁFICOS, HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E TÉCNICOS PARA A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DETECTANDO E UTILIZANDO OS NÍVEIS DE REGISTRO NAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA
·         IDENTIFICAR, EM SITUAÇÕES REAIS DE PRODUÇÃO DE LINGUAGEM, AS MANIFESTAÇÕES DE FATORES RESPONSÁVEIS PELA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS DIVERSOS COMPONENTES DA LÍNGUA (FONÉTICO, LÉXICO, MORFOLÓGICO, SINTÁTICO)
1.compreender, na leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as condições de produção/recepção)
5.reconhecer a língua materna como veículo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
7.compreender valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente
8.estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos

3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA AO DICIONÁRIO
AULA DE EXPOSIÇÃO AUDIOVISUAL
DITADOS
PESQUISAS EM BLOGs EDUCATIVOS

4. CONTEÚDOS:
A SEGUNDA ÉPOCA MEDIEVAL: HUMANISMO (CAP 05 E 06)
·         HUMANISMO: CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS (CAP12)
·         LÍNGUA COLOQUIAL: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         LÍNGUA CULTA : CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         VARIANTE : CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         VARIÁVEL: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         ARCAÍSMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         NEOLOGISMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         GÍRIAS E JARGÕES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         ESTRANGEIRISMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS (CAP.17)
·         MORFOLOGIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         PALAVRAS PRIMITIVAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         PALAVRAS DERIVADAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         DERIVAÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         AFIXOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         PREFIXOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         SUFIXOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         PARASSÍNTESE: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         COMPOSIÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         RADICAIS GREGOS
·         RADIACAIS LATINOS
·         DESINÊNCIAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         JUSTAPOSIÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         AGLUTINAÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         REDUÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         HIBRIDISMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         ONOMATOPÉIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
GÊNEROS DO COTIDIANO (CAP. 20)

5. TEMAS TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS

6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO DIDÁTICO
VÍDEOS
LETRAS DE MÚSICAS
TEXTOS VARIADOS
DICIONÁRIO
CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET: BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO DE GIZ E PINCEL
XEROX: TDs E ACESSÓRIOS

7. BIBLIOGRAFIA:
* LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO.
*ESCOLA APRENDENTE
* BLOGs EDUCATIVOS – LÍNGUA, PRA VOCÊ! – mcbspf.blogspot.com.br

ASSINAT

Juazeiro do Norte, 12 de fevereiro de 2014



ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A): MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR   
TURMAS: F – G – H   TURNO: VESPERTINO
CARGA HORÁRIA ANUAL:100h/a


3º BIMESTRE

TOTAL DE ALUNOS_____________META DE APROVAÇÃO____________


1. OBJETIVO GERAL:
SER CAPAZ DE LER, COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS VARIADOS E UTILIZAR A LINGUAGEM COMO MEIO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA
Língua Portuguesa - Leitura - Compreensão de textos
Objetivo geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos.
1.      Identificação das relações de coerência:
·           ideia principal/detalhe;
·           relação de causa e efeito;
·           relação de comparação e contraste;
·           sequencia temporal e espacial.
2.      Identificação das relações coesivas:
·           inferência;
·           substituição;
·           elipse;
·           repetição.
3.         Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto
4.      Identificação do sentido entre palavras:
·           sinonímia/antonímia/polissemia;
·           hiponímia/hiperonímia;
·           campo semântico.
5.      Reconhecimento da especificidade dos tipos de textos:
·           elementos constitutivos e sua organização;
·           características linguísticas;
·           funções dos textos.
6.          Reconhecimento do propósito do autor
7.          Reconhecimento das informações implícitas
8.          Reconhecimento de fato e de opinião
9.          Reconhecimento do propósito comunicativo
10.       Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias com as que o texto apresenta

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         PRODUZIR TEXTOS COM COERÊNCIA COESÃO
·         COMPREENDER E INTERPRETAR TEXTOS ORAIS, RECONHECENDO MARCAS TÍPICAS DA ORALIDADE, ARTICULANDO ELEMENTOS LINGUÍSTICOS A ELEMENTOS NÃO-VERBAIS.
·         FAZER ANTECIPAÇÃO DA FORMA, DO CONTEÚDO, DO GÊNERO, DA FUNÇÃO E DAS IDÉIAS DO AUTOR DO TEXTO ATRAVÉS DE UM CONJUNTO DE EXPECTATIVAS.
·         COORDENAR ESTRATÉGIAS DE LEITURA NÃO LINEARES, UTILIZANDO PROCEDIMENTOS ADEQUADOS PARA RESOLVER DÚVIDAS NA COMPREENSÃO E ARTICULANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
·         IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS OU IMPLÍCITAS, QUESTIONANDO A VALIDADE DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS PELO AUTOR
·         SELECIONAR PROCEDIMENTOS DE LEITURA ADEQUADOS A DIFERENTES OBJETIVOS E INTERESSES
·         IDENTIFICAR E ESTABELECER A PROGRESSÃO TEMÁTICA EM FUNÇÃO DAS MARCAS DE SEGMENTAÇÃO TEXTUAL, RECONHECENDO OS INDICADORES EXTRA-LINGUÍSTICOS E OS DIFERENTES RECURSOS EXPRESSIVOS, CONFRONTANDO-OS COM OS DE OUTROS TEXTOS E COM OUTRAS OPINIÕES.
·         UTILIZAR ADEQUADAMENTE OS CONHECIMENTOS COESIVOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO, IMPRIMINDO UNIDADE AO TEXTO

3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA AO DICIONÁRIO
DITADOS
AULAS EXPOSITIVAS  - AUDIOVISUAL;
ESTUDO DE TEXTOS DIVERSOS QUE FAZEM USO DE RECURSOS FONOLÓGICOS / SONOROS EM SUA COMPOSIÇÃO COMO ALGUMAS FIGURAS DE LINGUAGEM
PESQUISAS EM BLOGs EDUCATIVOS

4. CONTEÚDOS:
O CLASSICISMO (CAP.07)
·         CLASSICISMO: CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
LINGUAGEM, ESTILÍSTICA E SEMÂNTICA (CAP.13)
·         FUNÇÕES DA LINGUAGEM: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         SEMÂNTICA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         SIGNIFICADO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         SIGNIFICANTE: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         SIGNO: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         SINÔNIMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         ANTÔNIMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         HOMÔNIMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         PARÔNIMOS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         POLISSEMIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS (CAP. 19)
·         COESÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         COERÊNCIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
BRASIL: LITERATURA INFORMATIVA E JESUÍTICA (CAP 08)
·         A LITERATURA DO BRASIL: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
·         QUINHENTISMO: CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
·         INFLUÊNCIAS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
FIGURAS DE LINGUAGEM (CAP.14)
·         CONOTAÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         DENOTAÇÃO: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
·         FIGURAS DE LINGUAGEM: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
*SPAECE

5. TEMAS TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS

6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO DIDÁTICO
VÍDEOS
LETRAS DE MÚSICAS
TEXTOS VARIADOS
DICIONÁRIO
CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET: BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO DE GIZ E PINCEL
XEROX: TDs E ACESSÓRIOS

7. BIBLIOGRAFIA:
* LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO.
*ESCOLA APRENDENTE
* BLOGs EDUCATIVOS – LÍNGUA, PRA VOCÊ! – mcbspf.blogspot.com.br

ASSINAT

Juazeiro do Norte, 12 de fevereiro de 2014



ESCOLA: E.E.F.M. PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE (JUAZEIRO)
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A): MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
SÉRIES: 1º ANO ENSINO MÉDIO REGULAR   
TURMAS: F – G – H   TURNO: VESPERTINO
CARGA HORÁRIA ANUAL:100h/a


4º BIMESTRE

TOTAL DE ALUNOS_____________META DE APROVAÇÃO____________


1. OBJETIVO GERAL:
SER CAPAZ DE LER, COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS VARIADOS E UTILIZAR A LINGUAGEM COMO MEIO DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         RECONHECER ATRAVÉS DE MARCAS DISCURSIVAS, INTENÇÕES, VALORES, PRECONCEITOS VEICULADOS EM TEXTOS (ORAIS E OU ESCRITOS), RETOMANDO AS IDEIAS DO AUTOR
·         COMPREENDER AS RELAÇÕES LINGUÍSTICAS, REALIZANDO OPERAÇÕES DE ESCOLHA, DE TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL DE APAGAMENTO, DE INCLUSÃO DE DISCURSO ALHEIO
·         COMPREENDER E DOMINAR AS OPERAÇÕES SINTÁTICAS, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE FORMA E SENTIDO, APROPRIANDO-SE DE INSTRUMENTOS DE NATUREZA PROCEDIMENTAL E CONCEITUAL NECESSÁRIOS À ANÁLISE E REFLEXÃO LINGUÍSTICA

3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
CONSULTA AO DICIONÁRIO
DITADOS
AULAS EXPOSITIVAS  - AUDIOVISUAL;
ESTUDO DE TEXTOS DIVERSOS QUE FAZEM USO DE RECURSOS FONOLÓGICOS / SONOROS EM SUA COMPOSIÇÃO COMO ALGUMAS FIGURAS DE LINGUAGEM
PESQUISAS EM BLOGs EDUCATIVOS

4. CONTEÚDOS:
O TEXTO POÉTICO: POESIA, POEMA, PROSA (CAP.22)
O BARROCO (CAP.09)
·         CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
·         INFLUÊNCIAS AFRICANAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
O ARCADISMO (CAP. 10)
·         CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
·         INFLUÊNCIAS FRANCESAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE L ÍNGUA PORTUGUESA
ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO NARRATIVA (CAP 21)

5. TEMAS TRANSVERSAIS
HISTÓRIA E GEOGRAFIA – ASPECTOS CULTURAIS.

6. RECURSOS DIDÁTICOS:
LIVRO DIDÁTICO
VÍDEOS
LETRAS DE MÚSICAS
TEXTOS VARIADOS
DICIONÁRIO
CDs ;
COMPUTADORES;
DVDs;
INTERNET: BLOGs EDUCATIVOS E OUTROS ACESSÓRIOS
AVALIAÇÕES
QUADRO DE GIZ E PINCEL
XEROX: TDs E ACESSÓRIOS

7. BIBLIOGRAFIA:
* LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO.
*ESCOLA APRENDENTE
* BLOGs EDUCATIVOS – LÍNGUA, PRA VOCÊ! – mcbspf.blogspot.com.br

ASSINAT

Juazeiro do Norte, 12 de fevereiro de 2014

.

.
.
Ocorreu um erro neste gadget

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook

Google+ Followers

EU SOU POLIVALENTE!

EU SOU POLIVALENTE!