quinta-feira, 30 de junho de 2011

Occitânia - O REINO ESQUECIDO






Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Uma versão da bandeira frequentemente usada por ativistas occitanos.
Mapa da Occitânia

A Occitânia é uma da nações sem Estado da Europa, que compreende as regiões históricas da Provença, o Limousin, o Auvergne, a Gasconha, o Languedoc e o Delfinado. Ao diassistema linguístico-cultural do occitano também são incluídos alguns vales alpinos na Itália e o Vale de Aran (na Catalunha).

[editar] Língua da Occitânia

Embora a língua natural do país seja o occitano (fragmentado em meia dúzia de dialetos diferentes), estima-se que apenas 4 milhões de occitanos (16% da população) tenham este idioma como materno.

A progressiva substituição do occitano pelo francês começou no século XVIII e continua na actualidade, já que as crianças da Occitânia não podem ser escolarizadas nesta língua. Contudo, existe uma rede de escolas associativas, as calandretas, que seguem um modelo similar ao das ikastolak bascas ou os diwan bretões.

Ver tambémJustificar

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook