01.IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: POLIVALENTE
(JUAZEIRO DO NORTE)
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROF.(A): MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE: 1º ANO ENSINO MÉDIO
TURMAS:
TURNO: VESPERTINO – 100h/a
02.JUSTIFICATIVA:
A Língua Portuguesa
é de indispensável importância para o desenvolvimento intelectual do educando.
Por tal motivo é fundamental que os mesmos sejam, ao final do Ensino Médio,
competentes leitores e produtores de textos.
Para o
alcance de tal finalidade faz-se necessário: discussão das relações gramaticais
e novas possibilidades de expressão; ensino de gramática sob uma perspectiva
reflexiva e funcional; exposição dos alunos à variados tipos de textos
cotidianamente visando a reflexão sobre a língua; produção textos e combinações
de palavras e frases segundo regras gramaticais entendidas dentre outros
acessórios e suportes.
O objetivo
principal do ensino-aprendizagem é dinamizar, impulsionar e favorecer o
crescimento intelecto-social do educando tendo como mediador no processo o
professor.
03.OBJETIVO GERAL:
Análise dos aspectos fonológicos e
morfológicos; conhecimento e reconhecimento dos vários estilos literários numa
visão histórico-evolutiva e crítica e exploração de leitura para a compreensão
literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos.
04.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1.compreender, na leitura do
texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo
relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as
condições de produção/recepção)
2.ler, interpretar e
reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos,
técnico-científicos, instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários,
digitais, etc.) associando-os às sequências discursivas básicas (narração,
exposição, argumentação, descrição e injunção).
3.comparar o estabelecimento
de diferentes relações de sentido
4.produzir textos com
coerência e coesão, considerando as condições e especificidades da produção e
utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.
5.reconhecer a língua materna
como veículo de participação social e geradora de significação que contribui
para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
6.conceber o ensino da
gramática, entendendo-se como um instrumento indispensável no processo de
produção e recepção de texto
7.compreender valores
populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos
socialmente
8.estabelecer relações entre a
leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas
e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos
9.compreender conceitos das
linguagens tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas
atividades curriculares.
05.METODOLOGIA:
AULAS EXPOSITIVAS;
RESUMOS;
PESQUISAS;
ESTUDO DE TEXTOS DIVERSOS/INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS;
TRABALHOS DIRIGIDOS;
DEBATES;
BLOG EDUCATIVO
06.RECURSOS UTILIZADOS:
CD’S ;
COMPUTADORES;
DVD’S;
INTERNET: BLOG EDUCATIVO E OUTROS ACESSÓRIOS
LIVROS DIDÁTICOS;
PROVAS;
QUADRO DE GIZ E PINCEL;
VÍDEOS;
XEROX: TD’S E ACESSÓRIOS;
LETRAS DE MÚSICAS
07.AVALIAÇÃO:
PRODUÇÃO TEXTUAL;
TRABALHO EM GRUPO;
TRABALHO INDIVIDUAL;
SIMULADOS;
TESTES ESCRITOS;
EXERCÍCIOS AVALIATIVOS;
SEMINÁRIOS;
PESQUISAS VIA INTERNET
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO E OUTROS:
* LIVRO ADOTADO PELA ESCOLA
* BLOG EDUCATIVO – DIÁRIO DE
BORDO – BY MARIA CELESTE - mcbspf.blogspot.com
*MATERIAIS DIDÁTICOS:
·
PROGRAMA DO PRIMEIRO APRENDER
·
LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA
·
BLOG EDUCATIVO mcbspf.blogspot.com – DIÁRIO DE
BORDO
PROPOSTA PEDAGÓGICA
1º BIMESTRE
1. A
FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ORIGEM E EVOLUÇÃO – PARTE 1 – HISTÓRIA
2. INFLUÊNCIAS
ÁRABES NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
3. A
LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO: PAÍSES LUSÓFONOS
4. LITERATURA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
5. A
LITERATURA DE PORTUGAL – HISTÓRIA
6. TROVADORISMO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
7. ARTE
LITERÁRIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
8. CULTURA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
9. FALA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
10. GRAMÁTICA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
11. LÍNGUA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
12. LINGUAGEM
NÃO-VERBAL
13. LINGUAGEM
VERBAL
14. LINGUAGEM:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
15. FONOLOGIA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
16. LETRAS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
17. FONEMAS
: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
18. VOGAIS
(ORAIS E NASAIS)
19. CONSOANTES
20. SEMIVOGAIS
21. ENCONTROS
VOCÁLICOS : CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
22. DITONGO
(ORAIS E NASAIS) - (DECRESCENTES E CRESCENTES)
23. TRITONGO
(ORAIS E NASAIS)
24. HIATO
25. ENCONTROS
CONSONANTAIS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
26. DÍGRAFOS/DIGRAMAS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
27. SÍLABAS
E TONICIDADES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
28. ORTOÉPIA
E PROSÓDIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
29. ACENTUAÇÃO
GRÁFICA DAS PALAVRAS PROPAROX /PAROX/ OX E MONOSSÍLABAS
30. ORTOGRAFIA
NOVA – PARTE 1
2º BIMESTRE
1. HUMANISMO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
2. CLASSICISMO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
3. A
LITERATURA DO BRASIL: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
4. QUINHENTISMO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
5. ORTOGRAFIA
NOVA – PARTE 2
6. EMPREGO
DO K-W-Y-H-E-I-O-U-G-J-S-Z-X e CH
7. A
FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ORIGEM E EVOLUÇÃO – PARTE 2
8. INFLUÊNCIAS
INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
9. MORFOLOGIA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
10. ESTRUTURA
E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
11. PALAVRAS
PRIMITIVAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
12. PALAVRAS
DERIVADAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
13. DERIVAÇÃO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
14. AFIXOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
15. PREFIXOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
16. SUFIXOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
17. PARASSÍNTESE:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
18. COMPOSIÇÃO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
19. RADICAIS
GREGOS
20. RADICAIS
LATINOS
21. DESINÊNCIAS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
22. JUSTAPOSIÇÃO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
23. AGLUTINAÇÃO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
24. REDUÇÃO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
25. HIBRIDISMOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
26. ONOMATOPEIA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
27. LÍNGUA
COLOQUIAL: CONCEITO/DEFINIÇÃO
28. LÍNGUA
CULTA : CONCEITO/DEFINIÇÃO
29. VARIAÇÕES
LINGUÍSTICAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
30. VARIANTE
: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
31. VARIÁVEL:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
3º BIMESTRE
1. BARROCO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
2. LINGUAGEM
LITERÁRIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
3. LINGUAGEM
NÃO LITERÁRIA: CONCEITO/DEFINIÇÃO
4. FIGURAS
DE LINGUAGEM: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
5. CLASSIFICAÇÃO
E FLEXÃO DAS PALAVRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
6. ARTIGOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
7. SUBSTANTIVOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
8. SUBSTANTIVOS
UNIFORMES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
9. EPICENOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
10. SOBRECOMUNS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
11. COMUNS
DE DOIS GÊNEROS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
12. PALAVRAS
SUBSTANTIVADAS
13. COMUNS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
14. PRÓPRIOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
15. CONCRETOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
16. ABSTRATOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
17. SIMPLES:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
18. COMPOSTOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
19. PRIMITIVOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
20. DERIVADOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
21. COLETIVOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
22. ESPECÍFICOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
23. INDETERMINADOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
24. NUMÉRICOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
25. REGRAS
DE PLURALIZAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS
26. REGRAS
DE GRADUAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS
27. ADJETIVOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
28. LOCUÇÕES
ADJETIVAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO
29. NUMERAIS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
30. A
FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ORIGEM E EVOLUÇÃO – PARTE 3
31. INFLUÊNCIAS
AFRICANAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
32. ORTOGRAFIA
NOVA – PARTE 3
4º BIMESTRE
1. ARCADISMO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO + TRABALHO COM IMAGENS, PALAVRAS-CHAVES E MÚSICAS...
2. TEXTO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
3. TEXTUALIDADE:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
4. COESÃO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
5. COERÊNCIA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
6. SEMÂNTICA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
7. CONOTAÇÃO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
8. DENOTAÇÃO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
9. SIGNIFICADO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
10. SIGNIFICANTE:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
11. SIGNO:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
12. SIGNIFICAÇÃO
DAS PALAVRAS: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
13. SINÔNIMOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
14. ANTÔNIMOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO
15. HOMÔNIMOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
16. PARÔNIMOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
17. POLISSEMIA:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
18. PRONOMES:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
19. VERBOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
20. ADVÉRBIOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
21. PREPOSIÇÕES:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
22. CONJUNÇÕES:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
23. INTERJEIÇÕES:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
24. A
FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ORIGEM E EVOLUÇÃO – PARTE 4
25. ARCAÍSMOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
26. NEOLOGISMOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
27. GÍRIAS
E JARGÕES: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
28. ESTRANGEIRISMOS:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
29. FUNÇÕES
DA LINGUAGEM: CONCEITO/DEFINIÇÃO E DIVISÃO
30. REGRAS
DA NOVA ORTOGRAFIA – PARTE 4
31. INFLUÊNCIAS
FRANCESAS NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PARABÉNS!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirTem como mandar livros
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
ResponderExcluir