Preposição
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Preposição é uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro. Isso significa que a preposição é o termo que liga substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc. Só não pode ligar verbo a verbo: o termo que liga dois verbos (e suas orações) é a conjunção. Junto com as posposições e as raríssimas circumposições, as preposições formam o grupo das adposições.
Exemplo: "Os alunos do colégio assistiram ao filme de Walter Salles comovidos", teremos como elementos da oração os alunos, o colégio, o verbo assistir, o filme, Walter Salles e a qualidade dos alunos comovidos. O restante é preposição. Observe: "do" liga "alunos" o "colégio", "ao" liga "assistiram" a "filme", "de" liga "filme" a "Walter Salles". Portanto são preposições. O termo que antecede a preposição é denominado regente e o termo que a sucede, regido. Portanto, em "Os alunos do colégio...", teremos: os alunos = elemento regente; o colégio = elemento regido.
Essenciais
Aquelas que só funcionam como preposição, são elas: . a - ante - após - até - com - contra - de - desde - em - entre - para - perante - por - sem - sob - sobre - trás.
[editar] Acidentais
Aquelas que passaram a ser preposições, mas são provenientes de outras classes gramaticais, como:
- durante,
- afora,
- menos,
- salvo,
- conforme,
- exceto,
- como,
- que...
Exemplos:
- Agimos conforme a atitude deles.
- Conversamos muito durante a viagem.
- Obtiveram como resposta um bilhete.
- Ele terá que fazer o trabalho.
- Conversamos pouco durante a viagem .
[editar] Contração
Junção de algumas preposições com outras palavras, quando a preposição sofre redução.
Ex. do (de + o); neste (em + este); à (a + a); duma (de + uma)
Observação: Não se deve contrair a preposição "de" com o artigo que inicia o sujeito de um verbo, nem com o pronome "ele(s)", "ela(s)", quando estes funcionarem como sujeito de um verbo. Por exemplo, a frase "Isso não depende do professor querer" está errada, pois professor funciona como sujeito do verbo querer. Portanto a frase deve ser "Isso não depende de o professor querer" ou "Isso não depende de ele querer".
[editar] Imperfeição
É um verbo que liga a um substantivo liberal, como: se fosses; se fossemos; se falharmos; e vários outros. Exemplos de frases: Se fossemos ao banco, tiraríamos o cheque. Se falharmos, não me perdoarei.
PREPOSIÇÃO: elemento de ligação
ResponderExcluirA - Com - Em - Por - Ante - Contra – Entre - Sem – Após – De - Para – Sob – Sobre - Até - Desde - Conforme – Consoante - Mediante - Salvo - Exceto - Como - Segundo - Durante - Visto
• LOCUÇÕES PREPOSITIVAS: abaixo de/acima de- acerca de – a fim de – apesar de – em vez de – de acordo com – graças a/ao – diante de – em torno de – por volta de -
ResponderExcluir*VALORES DE PREPOSIÇÃO:
ResponderExcluir ASSUNTO/PROPRIEDADE : nós falamos DE justiça/o caderno DE José Maria
AUSÊNCIA/FALTA: nós descobrimos um mundo SEM vida
CAUSA/POR CAUSA DE: o animal morreu DE fome
COMPANHIA: viajarei COM ela
DIREÇÃO: vou amanhã bem cedo PARA Fortaleza
ESTADO: o alimento entrou EM fase de fermentação
INSTRUMENTO: ele construiu uma casa apenas COM restos de demolição
LUGAR/POR ONDE: o trem passou POR Baturité
MEIO: viajarei DE trem
MODO: o cortejo funerário passou EM silêncio
OPOSIÇÃO: o Brasil jogou CONTRA a Argentina
ORIGEM: eu venho DAS terras nordestinas
PREÇO: a casa foi avaliada EM dez mil reais
TEMPO: hei de amar-te POR toda a eternidade