quinta-feira, 14 de junho de 2012

EXERCÍCIO DE CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA PARA PROVA

I. ENUMERE CADA PALAVRA DE ACORDO COM SUA CLASSIFICAÇÃO NO "TEXTO" ABAIXO:

1.ARTIGO

2.SUBSTANTIVO

3.ADJETIVO

4.PREPOSIÇÃO

5.VERBO

6.ADVÉRBIO

7.NUMERAL

8.PRONOME

9.CONJUNÇÃO

10.INTERJEIÇÃO

Alguém me disse - Gal Costa

Alguém me disse que tu andas novamente
De novo amor nova paixão toda contente
Conheço bem tuas promessas
Outras ouvi iguais a essas
Esse teu jeito de enganar conheço bem
Pouco me importa que tu beijes tantas vezes
E que tu mudes de paixão todos os meses
Se vais beijar como eu bem sei
Fazer sonhar como eu sonhei
Mas sem ter nunca amor igual
Ao que eu te dei

II. DEPOIS DE ENCONTRADOS TODOS OS PRONOMES DO TEXTO ENUMERE DE ACORDO COM O TIPO

1.pessoal do caso reto (sujeito)
2.pessoal do caso obliquo (objeto)
3.possessivo
4.de tratamento
5.demonstrativo
6.indefinido
7.relativo
8.pronome interrogativo

Tabela dos pronomes pessoais

Pronomes pessoais

Primeira pessoa Segunda pessoa Terceira pessoa
Singular Plural Singular Plural Reflexivo Masculino Feminino
Singular Plural Singular Plural
Sujeito eu nós tu vós - ele eles ela elas
Objetos diretos me nos te vos se o os a as
Objetos indiretos me nos te vos se lhe lhes lhe lhes
Objeto preposicionado mim nós ti vós si ele eles ela elas
Comutativo comigo conosco contigo convosco consigo com ele com eles com ela com elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook