terça-feira, 12 de junho de 2012

NAMORAR É VERBO TRANSITIVO DIRETO - OU SEJA, NÃO PRECISA DE PREPOSIÇÃO - SE NAMORA ALGUÉM, NÃO COM ALGUÉM.

IN LOVE 

EM AMOR 
EN AMOR 
ENAMOR 
ENAMORAR

NAMORO É SUBSTANTIVO
ENAMORADO É ADJETIVO E SINÔNIMO DE APAIXONADO

NAMORADO (A)... NAMORICO ... "NAMORINHO"... SÃO DERIVADAS

"NAMORIDO" É UM NEOLOGISMO

conjugar o verbo namorar
# paradigma deduzido: cantar (regular)
Formas Nominais:
  infinitivo: namorar
  gerúndio: namorando
  particípio: namorado
Presente do Indicativo
  eu namoro
  tu namoras
  ele namora
  nós namoramos
  vós namorais
  eles namoram
Imperfeito do Indicativo
  eu namorava
  tu namoravas
  ele namorava
  nós namorávamos
  vós namoráveis
  eles namoravam
Perfeito do Indicativo
  eu namorei
  tu namoraste
  ele namorou
  nós namoramos
  vós namorastes
  eles namoraram
Mais-que-perfeito do Indicativo
  eu namorara
  tu namoraras
  ele namorara
  nós namoráramos
  vós namoráreis
  eles namoraram
Futuro do Pretérito do Indicativo
  eu namoraria
  tu namorarias
  ele namoraria
  nós namoraríamos
  vós namoraríeis
  eles namorariam
Futuro do Presente do Indicativo
  eu namorarei
  tu namorarás
  ele namorará
  nós namoraremos
  vós namorareis
  eles namorarão
Presente do Subjuntivo
  que eu namore
  que tu namores
  que ele namore
  que nós namoremos
  que vós namoreis
  que eles namorem
Imperfeito do Subjuntivo
  se eu namorasse
  se tu namorasses
  se ele namorasse
  se nós namorássemos
  se vós namorásseis
  se eles namorassem
Futuro do Subjuntivo
  quando eu namorar
  quando tu namorares
  quando ele namorar
  quando nós namorarmos
  quando vós namorardes
  quando eles namorarem
Imperativo Afirmativo
  namora tu
  namore ele
  namoremos nós
  namorai vós
  namorem eles
Imperativo Negativo
  não namores tu
  não namore ele
  não namoremos nós
  não namoreis vós
  não namorem eles
Infinitivo Pessoal
  por namorar eu
  por namorares tu
  por namorar ele
  por namorarmos nós
  por namorardes vós
  por namorarem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook