sábado, 13 de outubro de 2012

... aulas, alunos e ideias: E a palavra professor?

quarta-feira, 6 de junho de 2007

E a palavra professor?

Hoje conversando com um aluno, ele se sentiu ofendido por ter sido chamado justamente de "aluno". Ele ouviu a história de que alunos são seres "sem luz", ver post anterior, e acreditou... Depois de se convencer que aluno vem de alere, ficom mais feliz mas contra-atacou: "professor é aquele que professa uma fé, que tem idéias pré-concebidas e trabalha em Pro destas idéias". Confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha. Pra quem também tem dúvidas, lá vai:

Professor «latim professor,ōris, "o que faz profissão de, o que se dedica a, o que cultiva; professor de, mestre", do radical de professum, supino de profitēri, "declarar perante um magistrado, fazer uma declaração, manifestar-se; declarar alto e bom som, afirmar, assegurar, prometer, protestar, obrigar-se, confessar, mostrar, dar a conhecer, ensinar, ser professor".»

Então, se estamos falando da relação entre professores e alunos, ouso interpretar que o professor é a figura que cultiva aquilo de que se alimentam os alunos numa sala de aula: o conhecimento, que ele só tem porque foi e continua sendo aluno. Além de cultivar, ele também tenta educar, palavra que tem como origem justamente do latim ‘educo, as, are, avi, atum’, «criar (uma criança), nutrir, amamentar, cuidar, educar, instruir, ensinar».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook