quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vestibulando (TV Cultura)





O programa estreou em 1985 com a proposta de preparar estudantes para concorrer a uma vaga na faculdade,ou seja,dar preparação para o vestibular.

Era ambientado em cenário similar a uma sala de aula, com lousa metálica, uso de um microcomputador e professores das mais variadas matérias, que se revezavam. Quatro pessoas passaram pela apresentação do programa. A maravilhosa atriz Glauce Graieb foi a primeira a apresentar o Vestibulando, seguida pelo professor de geografia Paulo Sartori. Em 1992 o programa foi reeditado, e a apresentação ficou a cargo de Fanny Guimarães e Letícia Scarpa.

O programa Vestibulando da Tv Cultura, que funcionava como importante ferramenta no preparo para os exames vestibulares mais concorridos, representando uma formidável forma de difusão do conhecimento em São Paulo e outros estados contemplados com a transmissão da TV Cultura de São Paulo. Vestibulandos que chegaram a ingressar nas mais prestigiadas universidades do Brasil, reconheceram a contribuição da saudosa série em suas aprovações. É o caso de Gilberto Cavalcante, noticiado pela Revista Época [1], que estudou pela série e ingressou no prestigiado Instituto de Física de São Carlos, da USP, uma das melhores universidades do mundo [2].

Apesar de poucos recursos digitais ou eletrônicos, a série era, de modo geral, considerada de excelente qualidade. O programa tinha uma hora de duração, com quatro matérias de 15 minutos. As aulas eram ministradas por professores especializados, pertencentes aos principais cursos preparatórios de São Paulo.

[editar] Disciplinas, Professores e Quantidade de aulas

Durante os anos 90 em que o programa estava fazendo sucesso entre os estudantes, a VIDEOCULTURA(antecessora à Cultura Marcas, que vendia as fitas dos programas da TV Cultura)lançou todas as aulas em vídeo. Foram 90 fitas VHS, distribuídas pela Apel Multimídia. Fanny Guimarães apresentou todas as aulas de 40 fitas, e Letícia Scarpa apresentou todas as aulas de 50 fitas.


A partir de 2004, a TV Cultura começou a transmitir uma nova versão do Vestibulando, denominada Vestibulando Digital, que acabou sendo comercializado em DVD pela Cultura Marcas. Este produto, decepcionou fãs da série clássica, por não contar com os mesmos professores da série e, principalmente, por apresentar as matérias em tópicos excessivamente resumidos, prestando-se, no máximo, para uma breve revisão. A série dos anos 80 e 90, ao contrário, apresentava um satisfatório aprofundamento das matérias.

Referências

  1. MORAES, R.(1999) Mais perto do saber. Revista Época, 21/04/1999. Disponível em http://www.terra.com.br/istoe/comport/154219.htm
  2. TERRA NOTÍCIAS (2007)Ranking põe USP entre as 100 melhores do mundo. Disponível em http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI2121518-EI8266,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook