CORRESPONDA OS INFORMES ABAIXO
1- Trovador/ Troveiro 2- Canção de gesta 3- Jograis e Menestréis 4- Flauta doce e Instrumentos de Corda 5- cantigas de escárnio 6- cantigas de maldizer 7- Literatura de Cordel 8- NOVELAS DE CAVALARIA 9- TEATRO MEDIEVAL 10- TROVADORISMO
( )Idade Média ( )Cancioneiros ( )AMOR CORTÊS/DE CORTE ( )artistas profissionais cuja nobreza contratava para entretenimento na Europa medieval, dotado para tocar instrumentos, cantar, contar histórias e fazer acrobacias, bem como outros truques da atuação ( )As cantigas de escárnio/TIRAR O COURO/A PELE ( )cantigas de amigo ( )cantigas de amor ( )com base em acusações diretas e dando nome às pessoas a quem se dirigem ( )de uso comum entre jograis e trovadores, na época medieval, acompanhada ( )deram origem às novelas de hoje ( )DIRETAS ( )foram compostas em uma linguagem irônica ( )GIL VICENTE ( )INDIRETAS ( )literatura popular em verso que teve origem do trovadorismo ( )No Brasil, os cantadores são figuras populares que - sobretudo no nordeste e no sertão - recitam ao som da viola versos de cor ou de improviso, contando histórias fantásticas do imaginário popular, fatos ocorridas na região ou celebrando pessoas notáveis. Cantar sozinhos, em repentes (desafio) e em duo ou dueto, nos famosos duelos de improviso em que cada um provoca o adversário ( )ORIGINARAM AS POESIAS DE CORDEL E AS CANTIGAS DE VIOLA ou REPENTISTAS ( )para a digestão canções cantadas após o almoço durante a sesta, com RIMAS PERFEITAS para serem decoradas facilmente ( )sobre assuntos satíricos/SÁTIRAS ( )POETAS COMPOSITORES E CANTADORES.
1.ROMANTISMO 2.NACIONALISMO 3.SUBJETIVISMO 4.Idealização 5.Sentimentalismo 6.Egocentrismo 7.Pessimismo 8.Escapismo/Evasão 9.Terceira Geracao ou Condoreirismo 10.Byronismo 11.Nativismo 12.Nacionalismo ou Patriotismo 13.Gonçalves de Magalhães 14.Gonçalves Dias 15.Segunda Geracao 16.Álvares de Azevedo 17.Joaquim Manuel de Macedo 18.José de Alencar 19.Castro Alves
( )fascinação pela natureza. O artista se vê totalmente envolvido por paisagens exóticas, como se ele fosse uma continuação da natureza. Muitas vezes, o nacionalismo romântico é exaltado através da natureza, da força da paisagem. ( )ERA NACIONAL ( )exaltação da Pátria, de forma exagerada, em que somente as qualidades são enaltecidas. ( )século XIX (1836) ( )Suspiros poéticos e saudades (l836) marco inicial do Romantismo no Brasil. ( )atitude amplamente cultivada entre os poetas da segunda geração romântica e relacionada ao poeta inglês Lord Byron. Caracteriza-se por mostrar um estilo de vida e uma forma particular de ver o mundo; um estilo de vida boêmia, noturna, voltada para o vício e os prazeres da bebida, do fumo e do sexo. Sua forma de ver o mundo é egocêntrica, narcisista, pessimista, angustiada e, por vezes, satânica. ( )conhecido como o "mal-do-século". O artista se vê diante da impossibilidade de realizar o sonho do "eu" e, desse modo, cai em profunda tristeza, angústia, solidão, inquietação, desespero, frustração, levando-o, muitas vezes, ao suicídio, solução definitiva para o mal-do-século. ( )corrente de poesia político-social, com grande repercussão entre os poetas da terceira geração romântica. Os poetas condoreiros, influenciados pelo escritor Victor Hugo, defendem a justiça social e a liberdade. ( )cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece ( )exaltam-se os sentidos, e tudo o que é provocado pelo impulso é permitido. Certos sentimentos, como a saudade (saudosismo), a tristeza, a nostalgia e a desilusão, são constantes na obra romântica. ( )motivado pela fantasia e pela imaginação, o artista romântico passa a idealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser segundo uma ótica pessoal. Assim, a pátria é sempre perfeita; a mulher é vista como virgem, frágil, bela, submissa e inatingível; o amor, quase sempre, é espiritual e inalcançável; o índio, ainda que moldado segundo modelos europeus, é o herói nacional. ( )espécie de fuga. Já que o romântico não aceita a realidade, volta ao passado, individual (fatos ligados ao seu próprio passado, a sua infância) ou histórico (época medieval). ( )recusa formas poéticas, usa o verso livre e branco, libertando-se dos modelos greco-latinos, tão valorizados pelos clássicos, e aproximando-se da linguagem coloquial. ( )com poesias de exaltação aos símbolos e ícones da terra, em especial a natureza e o índio+SUBJETIVISMO+EGONCETRISMO (EU em primeiro lugar) + SENTIMENTALISMO com serenidade/contenção + ULTRA-ROMANTISMO(mal-do-século) paixão/sofrimento com amor e morte + Pessimismo ( )relativo ao próprio sujeito, ou seja, a si próprio ou no mundo de suas próprias ideias (ideal/fantasioso/mundo dos sonhos onde tudo é perfeito/maravilhoso). O romântico quer retratar em sua obra uma realidade interior e parcial. Trata os assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente, aproximando-se da fantasia. ( )Poeta Indianista/Nacionalista da 1a geração ( )marcada pelo "mal do século", apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte ( )Poeta Ultra-romantico) da 2a geração terceira geração: formada pelo grupo condoreiro, desenvolve uma poesia de cunho político e social. ( )Poeta da 3a geração/CONDOREIRA ( )escreveu o 1o Romance em Prosa: A moreninha
I. FAÇA AS DEVIDAS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE NÚMEROS E PARÊNTESES (2 pontos)
1.Alameda, Alcatéia e Antologia 2.Atlas, Baixela e Bando 3.Biênio, Cáfila e Cambada 4.Cancioneiro, Caravana e Concílio 5.Corja, Falange e Fato 6.Fauna, Feixe e Flora 7.Folclore, Frota e Galera 8.Girândola, Horda e Junta 9. Legião, Leva e Malhada 10.Manada, Matilha e Molho 11.Nuvem, Piquete e Réstia 12.Romaria, Tropa e Vara
( )2 anos, camelos e caranguejos/vadios/malandros ( )animais de uma região, lenha/capim e vegetais de uma região ( )árvores em fila, lobos/feras e trechos de leitura ( )bois/elefantes, cães de caça e chaves/verduras ( )canções/poesias líricas, viajantes/peregrinos e bispos ( )demônios/soldados do mal, prisioneiros e ovelhas ( )foguetes de São João, invasores e médicos/bois ( )malfeitores, anjos/soldados do bem e cabras ( )mapas, objetos de mesa e aves/crianças ( )tradições/crenças populares, navios mercantes/ônibus e pessoas amigas ( )peregrinos, muares/mulas e porcos ( )gafanhotos/insetos, grevistas/soldados à cavalo e cebolas/alhos
II.CORRESPONDA OS INFORMES ABAIXO (2 pontos)
1-Trovador/ Troveiro 2-Canção de gesta 3-cantigas de amigo e cantigas de amor 4-canções SATÍRICAS 5-cantigas de escárnio 6-cantigas de maldizer 7-Literatura de Cordel 8-Amor cortês 9-coita 10-TROVADORISMO
( )Idade Média, séculos XI,XII..., período feudal (FEUDALISMO). A sociedade estava dividida em Suseranos/nobres/reis e Vassalos/povo/servos e o poder da Igreja (Clero) garantia o Teocentrismo, através do terrorismo causado pelo temor dos castigos de Deus. Nessa época a peste negra devastou a Europa. ( )para a digestão canções cantadas após o almoço durante a sesta, com RIMAS PERFEITAS para serem decoradas facilmente ( )sobre assuntos satíricos/SÁTIRAS ( )se dizia do amor do Trovador por alguma Dama da corte ( )se dividem em cantigas de escárnio e de maldizer ( )são canções do tipo LÍRICA (acompanhadas pela LIRA) ( )poetas compositores e cantadores: deram origem aos CANTADORES de viola/repentistas ( )originaram a CANTIGAS de viola ( )literatura popular em verso que teve origem do trovadorismo ( )com base em acusações diretas e dando nome às pessoas a quem se dirigem ( )assim se chamava a canção de amor quando a dama da corte desprezava o Trovador ( )as cantigas de escárnio/TIRAR O COURO/A PELE
III.FAÇA AS DEVIDAS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE NÚMEROS E PARÊNTESES (2 pontos)
1.linguagem verbal 2.linguagem não verbal 3.língua 4.denotação 5.conotação 6.Última flor do Lácio 7.Península Ibérica 8.Lácio 9.Língua Portuguesa 10.O modo de falar das pessoas simples do interior
( )palavra ou expressão no sentido real ( )palavra ou expressão no sentido figurado ( )não faz uso de palavras. Faz uso de imagens, códigos gestuais e sonoros entre outros ( )meio de comunicação entre os falantes ( )através de palavras faladas ou escritas ( )Portugal e Espanha ( )Língua Portuguesa ( )se originou do latim vulgar falado pelos soldados romanos que impunham sua língua aos povos conquistados e de seu HIBRIDISMO com outras línguas ( )Região da Itália onde habitavam os Latinos Região da Itália onde habitavam os Latinos ( )conservam algumas formas de falar antigamente e não podem ser considerados erros de fala
IV. FAÇA AS DEVIDAS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE NÚMEROS E PARÊNTESES (2 pontos)
1.FOBIA e FILO ou FILIA 2.FITO ou FILA e ZOO 3.MORFO 4.AMBI 5.LOGIA 6.METRO ou METRIA 7.FAGO ou FAGIA 8.ANTROPO e TEO 9.ANDRO e GINE ou GINO 10.CRACIA 11.MICRO e MACRO 12.CACO ou CACA e CALI 13.HOMO e HETERO 14.TAQUI ou TACO 15.PODO ou PODE e PEDI ou PEDA 16.MONO ou UNI e DI ou BI 17.GRAFIA ou GLIFO e FONE ou FONIA 18.FISIO e PSICO 19.E ou EX e I ou IN 20.ATMO e GEO 21.BIO e NECRO ou TANATO 22.AGRO e HIDRO 23.ARQUEO ou ARQUE e NEO 24.ESFERA 25.AUTO 26.CARDIO e CÉFALO 27.CROMO e CRONO 28.PTERODÁTILO ou PTERODÁCTILO 29.ETNO ou ETNICO 30.EGO
( )vegetal e animal ( )um e dois ( )ser humano e ser divino ( )rápido ( )pequeno e grande ( )pé e criança ( )medo e amor ( )medida ( )masculino e feminino ( )igual e diferente ( )governo ( )forma ( )fezes/coisa feia e coisa bonita ( )estudo ou pesquisa ( )escrita e som ( )dois ou duas ( )corpo e mente ( )comer/alimentar ( )fora e dentro ( )ar e terra ( )EU ( )vida/vivo e morto/morte ( )antigo/velho e novo ( )círculo ( )cor e tempo ( )coração e cérebro ( )os MORCEGOS são... ( )próprio ( )raça ( )terra e água
V.FAÇA O QUE SE PEDE (2 pontos)
1. 2 exemplos de linguagem olfativa (cheiro)
2. 2 exemplos de linguagem visual (visão)
3. 2 exemplos de linguagem auditiva (sonora)
4. 2 exemplos de linguagem tátil (toque)
5. 2 exemplos de linguagem palativa (paladar)
_____________________________________________________________________________________
I. FAÇA AS DEVIDAS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE NÚMEROS E PARÊNTESES (2 pontos)
1.Alameda, Alcatéia e Antologia 2.Atlas, Baixela e Bando 3.Biênio, Cáfila e Cambada 4.Cancioneiro, Caravana e Concílio 5.Corja, Falange e Fato 6.Fauna, Feixe e Flora 7.Folclore, Frota e Galera 8.Girândola, Horda e Junta 9. Legião, Leva e Malhada 10.Manada, Matilha e Molho 11.Nuvem, Piquete e Réstia 12.Romaria, Tropa e Vara
( )2 anos, camelos e caranguejos/vadios/malandros ( )animais de uma região, lenha/capim e vegetais de uma região ( )árvores em fila, lobos/feras e trechos de leitura ( )bois/elefantes, cães de caça e chaves/verduras ( )canções/poesias líricas, viajantes/peregrinos e bispos ( )demônios/soldados do mal, prisioneiros e ovelhas ( )foguetes de São João, invasores e médicos/bois ( )malfeitores, anjos/soldados do bem e cabras ( )mapas, objetos de mesa e aves/crianças ( )tradições/crenças populares, navios mercantes/ônibus e pessoas amigas ( )peregrinos, muares/mulas e porcos ( )gafanhotos/insetos, grevistas/soldados à cavalo e cebolas/alhos
II. FAÇA AS DEVIDAS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE NÚMEROS E PARÊNTESES (2 pontos)
1.FOBIA e FILO ou FILIA 2.FITO ou FILA e ZOO 3.MORFO 4.AMBI 5.LOGIA 6.METRO ou METRIA 7.FAGO ou FAGIA 8.ANTROPO e TEO 9.ANDRO e GINE ou GINO 10.CRACIA 11.MICRO e MACRO 12.CACO ou CACA e CALI 13.HOMO e HETERO 14.TAQUI ou TACO 15.PODO ou PODE e PEDI ou PEDA 16.MONO ou UNI e DI ou BI 17.GRAFIA ou GLIFO e FONE ou FONIA 18.FISIO e PSICO 19.E ou EX e I ou IN 20.ATMO e GEO 21.ACRO 22.AGRO e HIDRO 23.ARQUEO ou ARQUE e NEO 24.ESFERA 25.AUTO 26.CARDIO e CÉFALO 27.CROMO e CRONO 28.PTERODÁTILO ou PTERODÁCTILO 29.ETNO ou ETNICO 30.EGO
( )vegetal e animal ( )um e dois ( )ser humano e ser divino ( )rápido ( )pequeno e grande ( )pé e criança ( )medo e amor ( )medida ( )masculino e feminino ( )igual e diferente ( )governo ( )forma ( )fezes/coisa feia e coisa bonita ( )estudo ou pesquisa ( )escrita e som ( )dois ou duas ( )corpo e mente ( )comer/alimentar ( )fora e dentro ( )ar e terra ( )EU ( )alto ( )antigo/velho e novo ( )círculo ( )cor e tempo ( )coração e cérebro ( )os MORCEGOS são... ( )próprio ( )raça ( )terra e água
III.CLASSIFICAR AS PALAVRAS DE ACORDO COM O NÚMERO ABAIXO. (2 pontos)
OBS: Quando não houver correspondência o parêntese deve ficar vazio.
1.ARTIGO 2.SUBSTANTIVO 3.ADJETIVO 4.PREPOSIÇÃO 5.VERBO 6.CONJUNÇÃO
O( ) verde( ) mostra( ) o( ) grau( ) de( ) adaptação( ) ao( ) ambiente( ), a( ) capacidade( ) de( ) contato( ). É( ) a( ) cor( ) da( ) harmonia( ) e( ) do( ) equilíbrio( ). Simboliza( ) esperança( ), renovação( ) e( ) paz( ). Geralmente( ) é( ) apreciada( ) por( ) pessoas( ) gentis( ) e( ) sinceras( ), com( ) espírito( ) comunitário( ) e( ) sociável( ), mas( ) que( ) preferem( ) a( ) quietude( ) e( ) a( ) vida( ) em( ) paz( ) no( ) campo( ). É( ) a( ) cor( ) das( ) pessoas( ) discretas( ), modestas( ) e( ) pacientes( ). É( ) a( ) cor( ) da( ) saúde( ) e( ) da( ) concentração( ). O( ) amarelo( ) lembra( ) o( ) sol( ), o( ) ouro( ) e( ) o( ) fruto( ) maduro( ), lembra( ) a( ) idéia( ) de( ) riqueza( ) e( ) poder( ). É( ) a( ) cor( ) da( ) luz( ) do( ) saber( ) e( ) da( ) imaginação( ), da( ) intelectualidade( ).
IV. transforme os SUBSTANTIVOS abaixo em ADJETIVOS
Capacidade_________________
Equilíbrio___________________
Símbolo____________________
Esperança__________________
Paz________________________
Espírito_____________________
Vida_______________________
Campo_____________________
Saúde_____________________
Concentração_______________
Sol________________________
Idéia_______________________
Riqueza____________________
Poder______________________
Luz________________________
V.CORRESPONDA OS INFORMES ABAIXO
1.ROMANTISMO 2.Nacionalismo ou Patriotismo 3.Subjetivismo 4.Idealização 5.Sentimentalismo 6.Egocentrismo 7.Pessimismo 8.Escapismo/Evasão 9.Terceira Geracao ou Condoreirismo 10.Byronismo ou Segunda geração 11.Nativismo 12.Gonçalves de Magalhães 13.Gonçalves Dias 14.Segunda Geração 15.Álvares de Azevedo 16.Joaquim Manuel de Macedo 17.José de Alencar 18.Castro Alves 19. Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire 20.Na HISTÓRIA...
( )fascinação pela natureza. O artista se vê totalmente envolvido por paisagens exóticas, como se ele fosse uma continuação da natureza. Muitas vezes, o nacionalismo romântico é exaltado através da natureza, da força da paisagem. ( )ERA NACIONAL, século XIX (1836) ( )exaltação da Pátria, de forma exagerada, em que somente as qualidades são enaltecidas. ( )Suspiros poéticos e saudades (l836) marco inicial do Romantismo no Brasil. ( )atitude amplamente cultivada entre os poetas da segunda geração romântica e relacionada ao poeta inglês Lord Byron. Caracteriza-se por mostrar um estilo de vida e uma forma particular de ver o mundo; um estilo de vida boêmia, noturna, voltada para o vício e os prazeres da bebida, do fumo e do sexo. Sua forma de ver o mundo é egocêntrica, narcisista, pessimista, angustiada e, por vezes, satânica. ( )conhecido como o "mal-do-século". O artista se vê diante da impossibilidade de realizar o sonho do "eu" e, desse modo, cai em profunda tristeza, angústia, solidão, inquietação, desespero, frustração, levando-o, muitas vezes, ao suicídio, solução definitiva para o mal-do-século. ( )corrente de poesia político-social, com grande repercussão entre os poetas da terceira geração romântica. Os poetas condoreiros, influenciados pelo escritor Victor Hugo, defendem a justiça social e a liberdade. ( )cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece ( )exaltam-se os sentidos, e tudo o que é provocado pelo impulso é permitido. Certos sentimentos, como a saudade (saudosismo), a tristeza, a nostalgia e a desilusão, são constantes na obra romântica. ( )motivado pela fantasia e pela imaginação, o artista romântico passa a idealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser segundo uma ótica pessoal. Assim, a pátria é sempre perfeita; a mulher é vista como virgem, frágil, bela, submissa e inatingível; o amor, quase sempre, é espiritual e inalcançável; o índio, ainda que moldado segundo modelos europeus, é o herói nacional. ( )espécie de fuga. Já que o romântico não aceita a realidade, volta ao passado, individual (fatos ligados ao seu próprio passado, a sua infância) ou histórico (época medieval ( )relativo ao próprio sujeito, ou seja, a si próprio ou no mundo de suas próprias idéias (ideal/fantasioso/mundo dos sonhos onde tudo é perfeito/maravilhoso). O romântico quer retratar em sua obra uma realidade interior e parcial. Trata os assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente, aproximando-se da fantasia. ( )Poeta Indianista/Nacionalista da 1a geração ( )marcada pelo "mal do século", apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte ( )Poeta Ultra-romântico) da 2a geração ( )terceira geração: formada pelo grupo condoreiro, desenvolve uma poesia de cunho político e social. ( )Poeta da 3a geração/CONDOREIRA ( )escreveu o 1o Romance em Prosa: A moreninha ( )a corte de Portugal estava no Brasil que se tornou independente em 1822, no dia 7 do mês de setembro e havia nascido a burguesia ou classe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.