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sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PROVA DO LEITE

Leitura:
Millôr Fernandes, considerado um dos maiores humoristas brasileiros, escreveu o texto "Leite, quéqué isso?" em sua coluna no Caderno 2, no jornal O ESTADO DE S. PAULO de 22/08/99. A seguir, está um excerto desse texto. Leia-o com atenção e responda:
Vocês, que têm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? Lembram mais longe, quando a vaca-leiteira, que não era vaca coisa nenhuma, era uma caminhonete-depósito, vinha vender leite na porta de casa? Lembram mais longe ainda, quando a gente ia comprar leite no estábulo e tinha aquele cheiro forte de bicho, de bosta e de mijo, que a gente achava nojento e só foi achar genial quando aprendeu que aquilo tudo era ecológico? Lembram bem mais longe ainda, quando a gente mesmo criava a vaca e pegava nos peitinhos dela pra tirar o leite dos filhos dela, com muito jeito pra ela não nos dar uma cipoada?
Mas vocês não lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite - leite em pacote, imagina, Tereza! - na porta dos fundos e estava escrito que é pausterizado, ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.
a) A palavra "embromatologia" soa como um termo técnico, mas não é. Diga por que parece e por que não é.
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b) O texto mostra que a moda pode afetar nossos gostos. Em que passagem isso aparece?
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c) As informações técnicas que acompanham muitos produtos não necessariamente esclarecem o consumidor, mas o impressionam. Transcreva a passagem do texto em que o autor alude a esse problema.
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Questões descritivas:
I. Analise a estrutura dos vocábulos, segmentando-os e identificando os elementos mórficos constitutivos. Ex.: orgulh/oso/s – rad + suf + desin.num.
1. cruzes: ________________________________________________________________
2. colegas: ________________________________________________________________
3. prosseguimento: _________________________________________________________
4. desmoralização: __________________________________________________________
5. supra-renal: _____________________________________________________________
6.aerovia:______________________________________________________________
II. Identifique o processo de formação.
hidrelétrico: ______________________________
micróbio: _________________________________
arrombamento: _____________________________
debate: ___________________________________
neolatino: _________________________________
enamorado: _______________________________
III. Classifique os seguimentos em destaque:
PENS-A-MENT-O: ___________________________________________________
RE-MET-E-SSE-M: __________________________________________________
IN-ÚT-IL: __________________________________________________________
CAMP-O: __________________________________________________________
IV. Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F, as falsas. Justifique as alternativas que foram consideradas incorretas.
( ) O vocábulo “simultaneamente” é formado por parassíntese a partir de um adjetivo na forma feminina.
Justificativa: _________________________________________________________________________
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( ) O vocábulo “glamourizou” é forma de pretérito perfeito de um verbo criado por derivação sufixal a partir de um estrangeirismo.
Justificativa: _________________________________________________________________________
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( ) As palavras “reco-reco, pingue-pongue, cacarejar” são denominadas híbridas por reproduzirem um som ou ruído.
Justificativa: _________________________________________________________________________
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Questões objetivas:
1. Relacione os radicais gregos a seus significados:
1 - cidade
2 - lugar
3 - meio
4 - Deus
5 - pequeno
a) ( ) hemi-
b) ( ) teo-
c) ( ) poli-
d) ( ) micro-
e) ( ) topo-
2. Com o mesmo radical da palavra 'díspares' é formada a palavra:
a) discreto
b) ímpar
c) disparar
d) aparar
e) disperso
3. O que se indica nos parênteses NÃO está correto na opção:
a) bordadO (vogal temática).
b) esforçO-me (desinência número-pessoal).
c) desenrolaNDO (característica de gerúndio).
d) imperceptível (derivado parassintético).
e) meia-idade (composto por justaposição).
4. Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:
a) perfeitamente - varrendo.
b) provavelmente - erro.
c) lentamente - explicação.
d) atrevimento - ignorância.
e) proveniente - furtado.
(C)
5. Os vocábulos "aprimorar" e "encerrar" classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:
a) parassíntese / prefixação.
b) parassíntese / parassíntese.
c) prefixação / parassíntese.
d) sufixação / prefixação e sufixação.
e) prefixação e sufixação / prefixação.
(A)
6. As palavras molheira, saleiro e sujeira são formadas pela adição de um mesmo sufixo ao radical. Assinale a alternativa que NÃO apresenta o mesmo sufixo.
a) roupeiro
b) queira
c) mosquiteiro
d) fofoqueira
e) lixeira
(B)
7. Todas as palavras a seguir possuem o mesmo prefixo, COM EXCEÇÃO DE
a) insinuações
b) indireta
c) incompetentes
d) incapazes
e) inconscientemente
(A)
8. ......e...... são palavras que se formaram pelo processo de derivação prefixal.
a) Contradizer - bananal
b) Superpovoado - prefácio
c) Folhagem - previsão
d) Subalterno - facada
e) Febril - ilegal
(B)
9. Assinale a opção que apresenta somente palavras formadas por derivação parassintética:
a) desvalorização, avistar, resfriado, reintegração, infelizmente.
b) expropriar, entortar, amanhecer, desalmado, ensurdecer.
c) escolarização, antiinflação, retrospectivo, comilão, corpanzil.
d) desigualdade, endurecer, alfabetizar, abençoar, chuviscar.
e) administração, entretela, contrabalançar, semicondutor, relembrar.
(B)
10. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam o mesmo valor semântico de INTER (ou entre), em "Internet", e INTRA (ou intro), em "intranet".
a) internacional/entrever
introduzir/intraduzível
b) intercâmbio/interferência
intrafegável/intramuros
c) interação/interlocutor
intramuscular/introvertido
d) intervalo/interno
intra-uterino/intransigente
e) interlíngua/interface
intransitável/intramedular
(C)
11. Tendo em vista o sentido do prefixo des-, o neologismo "desfavelado" significa pessoa que
a) mora próximo à favela.
b) é contrária à favela.
c) nunca morou na favela.
d) deixou de ser favelado.
e) trabalha em prol da favela.
(D)
12. O prefixo da palavra em destaque na oração "ao TRANSPOR a porta para a rua..." tem o significado de
a) movimento através de.
b) movimento em torno.
c) posição além do limite.
d) movimento para além de.
e) movimento intermitente.
(D)
13. Está presente, nas sentenças a seguir, o processo de formação de palavras por derivação imprópria.
Assinale a alternativa em que ocorre tal processo.
a) A ética, como morada humana, não é algo pronto e constituído de uma só vez.
b) O ser humano está sempre tornando habitável a casa que constituiu para si.
c) ... tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente.
d) Na ética, há o permanente e o mutável.
e) A casa, nos seus mais diferentes estilos, deverá ser habitável.
(D)
14. Observe as palavras maiúsculas nas sentenças e responda ao que segue:
"A CHAMADA democratização da cultura..."
"A LIVRALHADA sexual é idiota..."
A respeito das formas -ADA, pode-se dizer que:
a) têm valor semântico distinto.
b) aplicam-se à mesma classe de palavra.
c) são invariáveis.
d) são livres.
e) formam palavras compostas.
(A)
15. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela em que ocorrem dois prefixos que dão idéia de negação:
a) impune, acéfalo
b) pressupor, ambíguo
c) anarquia, decair
d) importar, soterrar
e) ilegal, refazer
(A)

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