domingo, 25 de novembro de 2012

E VC, ADERE? EU ADIRO!!!

Verbo Aderir...

Significado de Aderir

v.t. ind. Grudar firmemente a uma coisa: a pele adere ao músculo.
Fig. Participar de uma idéia, uma opinião: aderir a uma doutrina.
Inscrever-se numa associação, num partido.

Sinônimos de Aderir

Sinônimo de aderir: aceder, apoiar, arrimado, grudar e pegar

Verbo

a.de.rir, intransitivo
  1. estar unido por aderência
  2. pegar-se
  3. ligar-se
Gerúndio: aderindo
Particípio passado: aderido
Indicativo
Presente Pretérito perfeito Pretérito imperfeito
eu adiro eu aderi eu aderia
tu aderes tu aderiste tu aderias
ele/ela adere ele/ela aderiu ele/ela aderia
nós aderimos nós aderimos nós aderíamos
vós aderis vós aderistes vós aderíeis
eles/elas aderem eles/elas aderiram eles/elas aderiam
 
Pret. mais-que-perfeito Futuro / Condicional /

Futuro do presente Futuro do pretérito
eu aderira eu aderirei eu aderiria
tu aderiras tu aderirás tu aderirias
ele/ela aderira ele/ela aderirá ele/ela aderiria
nós aderíramos nós aderiremos nós aderiríamos
vós aderíreis vós aderireis vós aderiríeis
eles/elas aderiram eles/elas aderirão eles/elas adeririam
 
Conjuntivo Subjuntivo (Br)
Presente Pretérito imperfeito Futuro
que eu adira se eu aderisse quando eu aderir
que tu adiras se tu aderisses quando tu aderires
que ele/ela adira se ele/ela aderisse quando ele/ela aderir
que nós adiramos se nós aderíssemos quando nós aderirmos
que vós adirais se vós aderísseis quando vós aderirdes
que eles/elas adiram se eles/elas aderissem quando eles/elas aderirem
 
Imperativo
afirmativo negativo Infinitivo pessoal
para aderir eu
adere tu não adiras tu para aderires tu
adira você não adira você para aderir ele/ela
adiramos nós não adiramos nós para aderirmos nós
aderi vós não adirais vós para aderirdes vós
adiram vocês não adiram vocês para aderirem eles/elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook