terça-feira, 6 de novembro de 2012

EXERCÍCIO DE PRONOME - EU ME AMO!!! NÃO POSSO MAIS VIVER SEM MIM


EU ME AMO!!! NÃO POSSO MAIS VIVER SEM MIM

EU TE AMO!!! NÃO POSSO MAIS VIVER SEM TI

Como usar os pronomes 'me', 'mim', 'te' e 'ti'?

Recordando: Pronomes do caso oblíquo - átonos e tônicos:
Átonos (usa-se sem preposição): me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.
Tônicos (usa-se com preposição): mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas, si.

'me' e 'te' são pronomes oblíquos átonos

Funcionam como objeto direto ( sem preposição):
O professor procurou-me ontem à noite (procurou alguém ou alguma coisa- quem? - eu) - 'me' é obj.direto.
Busquei-te tantas vezes que me cansei (buscou alguém ou alguma coisa - quem? - tu) - 'te' é obj. direto.

'mim' e 'ti' são pronomes oblíquos tônicos

Funcionam como objeto indireto (com preposição).
Todos os elogios foram para mim.
A maior parte dos elogios foram para ti, e para mim, quase nada!
Exemplos:
Este livro é para mim.
Este livro é para eu ler. (aqui, 'eu' é sujeito)
Não há intrigas entre mim e você.
(*) É bom para mim acreditar em você.
(*)
(acreditar em você -> sujeito da oração).
Toda oração desta forma: SER +qq palavra + para mim - é um período composto e está na ordem inversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook