sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Verbo de ligação - QUANDO HÁ VERBO DE LIGAÇÃO, HÁ PREDICATIVO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Verbo de ligação (ou cópula) é aquele verbo que não indica ação, geralmente tendo o significado de permanência, como nos verbos ser/estar/continuar/permanecer/ficar/fazer, e faz a conexão entre dois termos na língua portuguesa - o sujeito e o predicativo do sujeito.

Verbos de ligação

  • Ser
  • Achar
  • Encontrar
  • Fazer
  • Parecer
  • Estar
  • Continuar
  • Permanecer
  • Ficar
  • Andar
  • Tornar
  • Virar
CUIDADO!!! OS VERBOS TÊM QUE INDICAR UM "ESTADO" (circunstância em que se está, situação).

NO MOMENTO:...
EU SOU FELIZ 
EU ESTOU FELIZ
EU CONTINUO FELIZ = EU PERMANEÇO FELIZ
EU ME ACHO FELIZ = EU ME ENCONTRO FELIZ = EU ANDO FELIZ
EU PAREÇO FELIZ
EU ME TORNEI FELIZ = EU VIREI UMA PESSOA FELIZ = EU FIQUEI FELIZ

OS VERBOS ACHAR, ENCONTRAR, ANDAR, TORNAR E VIRAR NEM SEMPRE SÃO DE LIGAÇÃO.

EU ACHEI UM LIVRO = EU ENCONTREI UM LIVRO

EU ANDEI POR TODA A RUA

EU TORNEI A SÃO PAULO

EU VIREI A GARRAFA ATÉ TODA A ÁGUA SAIR

Referências

Análise sintáctica
Sujeito | Predicado | Verbo | Objeto | Complemento nominal | Adjunto adnominal | Adjunto adverbial | Predicativo | Aposto | Vocativo | Agente da passiva | Conectivo
Sujeito
Sujeito simples | Sujeito composto | Sujeito oculto | Sujeito indeterminado | Ausência do Sujeito
Predicação verbal
Verbo transitivo direto | Verbo transitivo indireto | Verbo transitivo direto-indireto | Verbo intransitivo | Verbo de ligação
Objectos
Objecto directo | Objecto indirecto | Objecto pleonástico | Objeto direto preposicionado
Complementos
Complemento verbal | Complemento nominal | Complemento verbo-nominal
Frase, oração e período
Oração principal | Período composto | Oração subordinada | Oração coordenada
Ver também: Acessórios sintácticos e termos essenciais e integrantes
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook