.

.
.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

K-W-Y: PELO JEITO... O QUE VALE É A TRANSCRIÇÃO FONÉTICA


Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

K-W-Y são vogais ou consoantes?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

As novas letras do alfabeto deverão ser classificadas em vogais ou consoantes de acordo com a forma como são pronunciadas nas palavras em que aparecem.

Assim, o K será sempre consoante, pois sempre é pronunciado como o C antes das vogais A, O e U e como o dígrafo QU antes de E e I.

Já o Y será vogal (ou semivogal), pois normalmente é pronunciado como se fosse um I.

Entretanto, a letra W pode assumir o papel de vogal ou consoante.

Por exemplo, nas palavras de origem inglesa, por ser normalmente pronunciado como U, o W será vogal ou semivogal:
waffle, Wallace, show, Wilson, Windows, watt (uóte)

Já nas palavras de origem alemã, o "W" normalmente é pronunciado como um V, e, assim, será uma consoante:
Walter; Wagner, Volkswagen

Fonte(s):

  • 3 anos atrás
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em fonética, consoante é qualquer fonema caracterizado por alguma obstrução ou constrição em um ou mais pontos do tracto vocal. Deriva do latim consonante, que significa literalmente "soante + com = consoante", que descreve outra característica das consoantes: elas não podem aparecer sozinhas numa sílaba, pois devem estar acompanhadas de pelo menos uma vogal. Essa característica, no entanto, não é válida para todos os sons atualmente classificados como consoantes.
O termo consoante também é usado para classificar as letras do alfabeto, por causa do som que elas representam. No alfabeto português, são chamadas de consoantes: B, C, D, F, G, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Y, Z . A letra H não é propriamente denominada consoante por não possuír som ou ruído e por isso, se torna a única letra Letra Diacrítica. Dependendo da língua original do vocábulo, o Y pode ser consoante ou vogal.
Visto que o número de consontes em todas as línguas humanas é muito maior que o número de letras consoantes de qualquer alfabeto, os linguistas adotam sistemas como o alfabeto fonético internacional para representar por um único símbolo cada consoante. Realmente, o alfabeto latino, usado para escrever o português, tem menos letras consoantes que sons consoantes, e algumas letras representam mais que uma consoante.
Cada consoante pode ser distinguida de diversas maneiras:

[editar] Ver também

Categoria:

.

.
.
Ocorreu um erro neste gadget

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook

Google+ Followers

EU SOU POLIVALENTE!

EU SOU POLIVALENTE!