quinta-feira, 17 de março de 2011

Coincidência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Coincidência é o termo utilizado para se referir a eventos com alguma semelhança mas sem relação de causa e consequência. Por exemplo, jogar uma moeda não viciada e obter três caras consecutivamente é uma coincidência, não existe relação de causa e efeito entre o resultado anterior e o próximo resultado. Quando muitos eventos ocorrem simultaneamente é esperado que ocorram muitas coincidências também. Pode ser apenas resultado de uma sincronicidade.[1]

Em estatística identificar signicados para eventos coincidentes é considerado um Erro de tipo I ou resultado falso positivo.[2]

O ser humano tem uma tendência natural a identificar padrões onde eles não existem e fornecer significados conhecida cientificamente como Apofenia ou Pareidolia. [3] Diversos eventos paranormais e religiosos são baseados em coincidências. Na psicologia ações baseadas em interpretações de coincidências são chamadas de comportamento surpersticioso.

Estatisticamente é muito difícil comprovar que existe uma relação causal entre duas variáveis pois correlação não significa necessariamente causalidade. É necessário testes empíricos para chegar a uma conclusão de causa e efeito e nem sempre isso é possível.

Referências

  1. Koestler, Arthur (1972). The Roots of Coincidence (hardcover ed.). Random House. p. 81. ISBN 0-394-48038-4.
  2. Mood, A. M.; Graybill, F. A.; and Boes, D. C. (1974). Introduction to the Theory of Statistics. McGraw Hill.
  3. Sophie Fyfe, Claire Williams, Oliver J. Mason, Graham J. Pickup. Apophenia, theory of mind and schizotypy: Perceiving meaning and intentionality in randomness. Cortex - November 2008 (Vol. 44, Issue 10, Pages 1316-1325, DOI: 10.1016/j.cortex.2007.07.009)
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook