quinta-feira, 17 de março de 2011

OS 7 PECADOS CAPITAIS

Pecado capital (cristianismo)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Disambig grey.svg Nota: Para os sete pecados capitais instituídos, veja Pecado Capital.

Solicit-Reference.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Representação dos Sete Pecados Capitais por Bosch.

Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.

Assim, a Igreja Católica classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.
Índice
[esconder]

* 1 Segundo Evágrio do Ponto
* 2 Segundo Papa Gregório I
* 3 Segundo São Tomás de Aquino
* 4 Comparação com os demônios
* 5 Televisão
* 6 Ver também
* 7 Referências

[editar] Segundo Evágrio do Ponto

Ver artigo principal: Evágrio do Ponto

De acordo com o livro Sacred Origins of Profound Things (Origens Sagradas de Coisas Profundas), de Charles Panati, a teóloga e monge grego Beatrice G. e Fernando T. (345 – 399) teria escrito uma lista de oito crimes e "paixões" humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade):

1. Gula
2. Avareza
3. Luxúria (ligado à Vaidade)
4. Ira
5. Melancolia
6. Acídia (ou Preguiça Espiritual)
7. Orgulho

Para do Ponto os pecados tornavam-se piores à medida que tornassem a pessoa mais egocêntrica, com o orgulho ou soberba sendo o supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a si mesmo.
[editar] Segundo Papa Gregório I

No final do século VI o Papa Gregório I reduziu a lista a sete itens, juntando "vaidade" e "orgulho" (ou "soberba") e trocando "acídia" e "melancolia" por "inveja". Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor:

1. Orgulho;
2. Inveja;
3. Ira;
4. Indolência;
5. Avareza
6. Gula;
7. Luxúria;

[editar] Segundo São Tomás de Aquino

Mais tarde, outros teólogos, entre eles, Tomás de Aquino analisaram novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No século XVII, a igreja substituiu "melancolia" – considerado um pecado demasiado vago – por "preguiça".

Assim, atualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais:

* Vaidade;
* Inveja;
* Ira;
* Preguiça;
* Avareza
* Gula;
* Luxúria;

Os pecados são diretamente opostos às Sete Virtudes, que pregam o exato oposto dos Sete Pecados capitais inclusive servindo como salvação aos pecadores.
[editar] Comparação com os demônios

Em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios,[1] seguindo os significados mais usados. De acordo com Binsfeld's Classification of Demons, esta comparação segue o esquema:

* Asmodeus - Luxúria
* Belzebu - Gula
* Mammon - Ganância
* Belphegor - Preguiça
* Azazel - Ira
* Leviatã - Inveja
* Lúcifer - Orgulho

[editar] Televisão

A novela da Rede Globo, Sete Pecados, tinha como tema a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, numa versão modernizada. Na novela, a personagem Beatriz, interpretada por Priscila Fantin, precisava fazer com que Dante (Reynaldo Gianecchini) cometesse os sete pecados para conseguir seu amor.

Na série de televisão Supernatural, da Warner Bros., mais precisamente no episódio 3.01 (primeiro da terceira temporada), os irmãos Dean Winchester (Jensen Ackles) e Sam Winchester (Jared Padalecki) precisam enfrentar os demônios que escaparam do inferno, e os primeiros que eles enfrentam são os sete pecados.

O canal "The History Channel", possui uma série que comenta exclusivamente sobre o assunto. Chamada "Sete Pecados Capitais", cada episódio retrata um pecado e suas características.

No anime Fullmetal Alchemist, Edward Elric e Alphonse Elric entram em combate com seres artificiais, denominados Homúnculos, em que cada um deles levava o nome dos sete pecados capitais, segundo Peter Binsfeld

Outra anime que recebe o nome de três Pecados Capitais é o Katekyo Hitman Reborn, que contém Belphegor (Preguiça), Leviathan (Inveja) e Viper que prefere ser chamado de Mammon por só se interessar por dinheiro.

Em Umineko no Naku koro ni, a bruxa Beatrice controla sete servas cujas levam os nomes dos sete demônios representantes dos pecados. Estas servas são chamadas de "Estacas do Purgatório" e assassinam os herdeiros da fortuna da família Ushiromiya.
[editar] Ver também

* Pecado
* Sete Virtudes

Referências

1. ↑ Página da Wikipédia sobre os pecados capitais(em inglês)


Os Sete Pecados Capitais
Os Sete Pecados:

Vaidade | Avareza | Luxúria | Inveja | Gula | Ira | Preguiça
Teorizadores:

Evágrio do Ponto | João Cassiano | Papa Gregório I | Tomás de Aquino
Temas afins:

Sete virtudes | Seven - Os sete crimes capitais | Hieronymus Bosch | Sete Pecados
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
v • e
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_capital_(cristianismo)"
Categoria: Pecados capitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook