segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ô RAÇA INJUSTIÇADA!!!

NÃO CONFUNDA O BURRO (SUBSTANTIVO) COM BURRO (ADJETIVO PEJORATIVO)

= DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA = > QUANDO HÁ MUDANÇA DE VALOR OU CLASSIFICAÇÃO

ASSIM VC OFENDE O BICHINHO!!!

Asno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde Setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Como ler uma caixa taxonómicaAsno
Donkey-01.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus
Espécie: Equus africanus
Subespécie: E. a. asinus

Nome trinomial
Equus africanus asinus
Linnaeus, 1758
O asno ou burro (Equus africanus asinus), também chamado jumento, jegue, jerico ou asno-doméstico é um mamífero perissodáctilo de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-históricos como animal de carga. Os ancestrais selvagens dos asnos foram domesticados por volta de 5 000 a.C., praticamente ao mesmo tempo que os cavalos, e desde então tem sido utilizados pelos homens como animais de carga e montaria.
No Brasil, o termo "burro" pode designar não a espécie Equus africanus asinus, mas o cruzamento entre essa espécie e a Equus ferus caballus (cavalo) quando resulta num animal de gênero macho,[1] aquilo que em Portugal se designa como "macho"; quando esse mesmo cruzamento resulta num espécime fêmea, é designado como "mula".
Os asnos se classificam dentro da ordem dos Perissodáctilos, e à família Equidae, à qual também pertencem os cavalos, pertencendo ambos a um único gênero, os Equídeos (Equus).

Índice

 [esconder

[editar] Origens

Sua origem está ligada a Abissínia, onde era conhecido como onagro ou burro selvagem. O burro é, desde tempos remotos, simultaneamente utilizado no meio rural para auxiliar nas tarefas agrícolas e para transporte.
Há séculos que é feito o cruzamento entre asno e cavalo, de que resulta um híbrido denominado muar ou mu, com características de ambas as raças: robustez, capacidade de adaptação a caminhos acidentados e a meio ambiente adverso, docilidade; pernas mais longas e, portanto, maior velocidade, maior facilidade de treino.

[editar] Etimologia


Burra amamentando filhote
O nome "burro" veio do latim burrus, que quer dizer vermelho[carece de fontes]. Acredita-se que foi daí que surgiu a crença de que burros são pouco inteligentes, pois, antigamente, os dicionários tinham capas vermelhas, dando a ideia de que os burros eram sedentos de saber[carece de fontes]. Outra história diz que numa moeda antiga tinha a imagem de um rei com uma cabeça enorme que não era esperto, que se associou com a cabeça resistente do burro. Porém, também pode ter surgido da lenda grega do rei Midas, que foi tolo ao ponto de contradizer a irrevogável palavra do deus Apolo, que foi castigado pelo deus, recebendo orelhas de burro[carece de fontes].
A origem do termo "jegue" é controversa, mas segundo algumas fontes tem origem no termo inglês jackass. Jackass foi formado de duas palavras: (1) jack, aqui servindo apenas para indicar o sexo masculino do animal (Jack é apelido ou diminutivo de John e serve para designar um homem qualquer); (2) ass, burro. [2]

[editar] Ofensa

Em Portugal, tal como no Brasil, chamar burro a alguém é uma ofensa. Um indivíduo burro é um indivíduo pouco inteligente, estúpido, teimoso, ignorante, com pouco entendimento, sem conhecimento geral nem criatividade.
No Brasil, é famosa a expressão ideia de jerico, sendo "jerico" um regionalismo para burro, também usado em Portugal.

[editar] Referências na literatura


Sancho Pança e seu asno
O antigo convívio com a espécie humana traz uma grande número de referências culturais na literatura e no folclore popular. As Fábulas de Esopo usam a figura do burrinho para representar os humildes. Apuleio tem uma obra intitulada O Asno de Ouro.
Foi por muito tempo o símbolo da ignorância, como em "Sonhos de Uma Noite de Verão", de Shakespeare. Pinóquio é outro exemplo de fábula onde um menino mau é transformado num burrico.
Aparece diversas vezes na iconografia cristã, como na fuga para o Egito e no Domingo de Ramos, quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um asno.

Referências

  1. Araguaia, Mariana. Jumentos e mulas (Gênero Equus). www.brasilescola.com. Brail Escola. Página visitada em 16 de julho de 2011.
  2. "A Casa da Mãe Joana" de Reinaldo Pimenta, editora Campus.

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Burro
Ícone de esboço Este artigo sobre perissodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

2 comentários:

  1. NÃO DIGA ASNEIRA, SEU BESTA!!!
    LARGA DE SER JUMENTO, SEU FILHO DE UMA ÉGUA!!!

    COISAS ASSIM SE OUVE POR AÍ A GALOPE

    ResponderExcluir
  2. NA MINHA OPINIÃO O MAIS JUMENTO, O BURRO-MOR DE TODOS É AQUELE SUJEITO QUE PERGUNTA PRA QUE SERVE APRENDER. É TÃO JUMENTO QUE NÃO SABE QUE É PRA SE TORNAR MEEENOS JUMENTO. Ô RAÇA DESGRAÇADA!!! E O PIOR É QUE SE REPRODUZ A 3X4.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook