segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CACOFONIA

Cacofonia, cacófato ou cacófaton, é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação de palavras, que ao serem pronunciadas podem dar um sentido pejorativo, obsceno ou mesmo engraçado, como: por cada, boca dela, vou-me já, ela tinha, como as concebo e essa fada.

A cacofonia pode constituir-se em um dos chamados vícios de linguagem, e devem ser evitados, tanto na linguagem coloquial quanto na escrita.

Índice

[esconder]

Na literatura

Exemplos vários podem ser coletados na Literatura de cacófatons que, entretanto, podem ser justificáveis.

Em Camões, no soneto "Alma Minha...", a própria expressão-título é criticada por formar o cacófaton "maminha".

O historiador José Marques da Cruz[1], porém, justifica a expressão como:

"própria do século XVI, em que vários clássicos empregaram frases assim: amigo meu, amiga minha. alma minha (...) É que toda gente estudava o latim puro, onde se diz amicus meus (e não meus amicus), anima mea ( e não mea anima), mostrando sempre os escritores da época, nos seus escritos, a profunda influência da sintaxe latina."


Fontes e referências

  1. in: História da Literatura, Melhoramentos, São Paulo, 8ª ed., s/d, p. 207


Ligações externas

Veja também

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Cacófatos

Um comentário:

  1. Eufonia
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa

    A eufonia caracateriza-se por um som agradável, especialmente pela combinação de certas palavras; contrapondo-se, portanto, à cacofonia (esta identifica sons desagradáveis).
    [editar] Veja também

    * Cacofonia

    Banda Espanhola , com sons líricos e voz melódica
    Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Eufonia"
    Categoria: Figuras de linguagem

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook