sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

POR QUE EU TENHO QUE ESTUDAR PORTUGUÊS - PARA QUE SERVE ...?

Por que estudar Português?


Por: Roberta Binatti




Por que estudar um idioma que já “sabemos”, com o qual nos comunicamos vinte e quatro horas por dia?
O Português é muito mais que uma disciplina imposta pelos parâmetros curriculares nacionais, ele diz respeito à comunicação em língua materna, está diretamente relacionado com todas as demais disciplinas e possui um fator decisivo no desenvolvimento integral do indivíduo, na formação do cidadão.
A língua materna não é imposta ao indivíduo, pelo contrário, é o indivíduo que dispõe da língua para manifestar sua liberdade de expressão. E para expressar-se de modo adequado o conhecimento dos recursos da língua é indispensável.
Os recursos da língua vão além de suas regras básicas de funcionamento, neles estão incluídos os conhecimentos da norma culta padrão e o reconhecimento das diversas variedades da língua.
É na Gramática Tradicional, também conhecida como Gramática Normativa, que encontramos a norma culta padrão, modalidade que busca a unidade da língua, representada basicamente pela artificialidade da língua escrita e que não reconhece as diversas variedades da língua. Na Gramática Normativa considera-se erro tudo aquilo que não está de acordo com as suas normas.
A importância do estudo da Gramática Tradicional é inegável, pois além de ser a garantidora da uniformidade da língua, a norma culta padrão é a variedade utilizada pelo poder público para enviar suas mensagens aos cidadãos, para redigir as leis. Um exemplo disto é a Constituição Brasileira que, apesar de escrita em português, só é compreendida por uma pequena parcela da população.
Decerto a Língua Portuguesa possui uma dimensão muito maior que a Gramática Tradicional, ela é uma unidade que se constitui em inúmeras variedades, o próprio Português falado no Brasil é uma variedade do Português de Portugal.
O Português do Brasil é uma variedade que se divide em diversas outras, variedades que se justificam por fatores tais como: a extensão do espaço geográfico, que gera os falares regionais; as diferenças entre as camadas socioculturais: nível culto, nível popular; e as diferenças entre os tipos de modalidades expressivas: língua falada, língua escrita, linguagem das mulheres, dos surfistas, dos advogados, etc.
Estudar Português significa agregar a variedade culta padrão à nossa variedade natural da língua, aprender a reconhecer a variante lingüística que devemos utilizar em cada momento do nosso dia-a-dia. Um advogado, por exemplo, não fala com um Juiz do mesmo modo que fala com seus amigos numa situação informal. É devido às diversidades de situações nas quais estamos inseridos dentro da sociedade que devemos conhecer as mais diversas variedades da língua, de modo que não nos tornemos preconceituosos e sim, poliglotas em nosso próprio idioma.






Por que estudar Português na escola?
12:37 | by Prof.ª Andréa Ilha


Alguns alunos questionam: "Por que é que eu tenho que estudar Português? Isso é uma chatice, eu detesto e não entendo nada!!!". São questões muito válidas, de verdade. E a resposta é de uma simplicidade tão evidente, que eu levanto uma outra questão: "Por que a maioria dos professores, presa e algemada ao ensino da Gramática, não apresenta a resposta tão evidentemente simples aos alunos?". Para mim, isso é o verdadeiro mistério.


Tá, então, vou responder à pergunta dos alunos: Estudamos Português na escola para compreender as estruturas internas da nossa língua materna! Precisamos estudar Português para que qualquer falante nativo da nossa língua, residente em qualquer região do Brasil, possa compreender o que escrevemos, ou seja, para que a língua escrita (tão diferente da falada) seja (quase) uniforme no País inteiro, mantendo uma hegemonia linguística (ai, que agonia escrever sem o trema! Adoro o trema!!! Será que já devo deixá-lo de lado?). Precisamos, sobretudo, estudar Português para saber ler de verdade, não superficialmente, e compreender o que nos é imposto, por meio da língua escrita, por governos e governantes.


É isso aí.




Resumo da ópera:
por ser um dever/obrigação "SABER"/conhecer a nossa língua materna, em primeiro lugar.
suas variações/variantes
a causa/o porque de tantas variações ou variedades
como se originou, como evoluiu (historicamente falando)


e... na prática...
como se sabe bem, para CONCURSOS EM GERAL, como o VESTIBULAR.


Obs.: "todos" pensam que LER é saber que "B" com "A" é "BA".


LER é muito mais profundo e complexo.


LER é DOMINAR vocabulário, é saber o que há nas entrelinhas/nas informações subliminares.


será que VC sabe o que é isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook