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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ETNOLOGIA - APROVEITANDO O ENSEJO

A Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas.

Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico. Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica homogênea, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades.

O etnógrafo observa básicamente as diferenças entre as sociedades, na proposição de Mauss em seu Manual de Etnografia, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais. Deve-se descrever e analisar toda a vida social de um povo e um lugar, observa principalmente o que esse povo diz de si mesmo e o modo como identifica seus participantes.

A etnografia é um dos mais importantes recursos contra o racismo e a hegemonia cultural na medida em que estabelece os meios de realizar uma crítica ao etnocentrismo, o que parcializa as investigações. Estudos etnográficos tem recuperado saberes e técnicas dos povos ditos primitivos como formas de (etno) conhecimento nas mais diversas áreas como biologia (etnobiologia); farmacologia e botânica (plantas medicinais); engenharia (de barcos, pontes, casas etc.) psicologia, medicina etc. Nesse último campo há uma integração entre técnica (tecne) e saber (episteme) que vem sendo denominada por antropologia médica e/ou estudos dos sistemas etnomédicos e xamanismo.

Hans Staden (de barba, no centro, ao fundo) observa ritual antropofágico entre tupinambás.

Índice

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[editar] Breve história

Desde a Antiguidade que os egípcios europoides antigos mediterraneos já sabiam distinguir muito bem em pinturas e murais as características raciais das etnias que vos rodeavam a exemplo dos líbios antigos (retratados pelos egipcios como loiros de olhos azuis e altos), os escravos conquistados nubios do extremo sul-sudoeste da nubia ja na divisa com o LNE da África Central (como negroides/não-caucasoides/não-eurasicos) e mesmo os semitas (como um sub-tipo mediterranico antigo um pouco diferente do deles) - curiosamente em algumas pinturas os hebreus antigos são retratados ao chegar no Egito como pessoas de cabelos escuros e olhos claros como os murais dos minóicos, mas já em murais de épocas posteriores pre-cativeiro da babilonia as pinturas ja mostram elementos bastante misturados com escravos de latitudes menores/inferiores as do Egito Antigo. Um dos mais antigos textos sobre outrso povos são os escritos de Heródoto (485?–420 a.C.) com detalhadas descrições dos Persa e dos Citas.

Pode-se dizer que o estudo da etnologia acompanhou a expansão do mundo europeu para o oriente, África, Austrália, Américas e Oceania. No início, confundia-se com o estudo das raças e dos povos conquistados, aliás a divisão humana nas raças que conhecemos foi uma invenção dos europeus que estudavam a desigualdade das raças para justificar seus objetivos colonizadores. Aparentemente religiosos ou politicamente correctos os dominadores ja chegavam com seus conceitos pre-estabelecidos justicando na maioria das vezes interesses espúrios. Contudo as gramáticas, dicionários e catecismos em língua indígena, as cartas e os relatos de viajantes ainda continuam sendo uma das grandes fontes de estudos etnográficos, históricos e lingüísticos.

Outro aspecto precursor do desenvolvimento dessa ciência foram os estudos da moral e dos costumes realizados por filósofos a exemplo de Kant(1724 — 1804) autor de estudos denominados por ele de antropologia (estudo do homem) a saber: Fundamentação da metafísica dos costumes (1785), Metafísica dos costumes (1798) e Antropologia do ponto de vista pragmático (1798).

[editar] Ver também

Frei Bartolomé de las Casas by Felix Parra.


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