quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

INFLUÊNCIAS ÁRABES NA FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA





O surgimento da península do galego-português

O norte da Península Ibérica estava dividido em vários reinos cristãos.
No território hoje português, o reino portucalense comandou um forte movimento de expulsão dos árabes. Ali, falava-se o galego-português, que deu origem à língua portuguesa.
No século XIII (13), depois de muita luta, os árabes foram definitivamente expulsos e foram fixadas para sempre as fronteiras atuais de Portugal.

A presença árabe
Os árabes tinham uma cultura muito sofisticada. Nos quase 800 anos em que permaneceram na Península Ibérica, influenciaram a região com sua filosofia, sua matemática, sua agricultura, sua medicina e sua astronomia e edificaram uma extraordinária arquitetura, preservada até hoje.
O desenvolvimento literário foi grande. Alguns estudiosos acreditam que a poesia medieval ibérica tem origem na poesia árabe.

No século VIII d.C. vieram os árabes, eles permaneceram na região por sete séculos, dominando vastas regiões, com exceção do norte, mais montanhoso e hostil, onde os cristãos refugiaram-se para organizar a resistência à invasão. Inúmeros vocábulos ligados ao comércio, à guerra, à administração, à vida cotidiana são de origem árabes.
Em toda a Europa falava-se neste momento o romanço, nome dado a um conjunto de dialetos que formam a fase transitória entre o Latim e suas atuais línguas neo-latinas.

Enquanto isso, os povos do norte organizavam a Reconquista do território ocupado pelos árabes. No século XI d.C. a região dividia-se em reinos cristãos (Leão, Castela, Aragão, Navarra). Afonso VI, rei de Leão e Castela comandava a expulsão dos mouros, nisto sendo auxiliado por nobres de toda a Europa cristã. Recebendo a ajuda de Raimundo e Henrique de Borgonha, D. Afonso ofereceu ao primeiro sua filha legítima, Dna. Urraca e o governo da Galiza; ao segundo, sua filha ilegítima, Dna. Tareja e o governo do Condado de Portucalense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook