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sábado, 19 de fevereiro de 2011

Interdisciplinaridade

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Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinariedade se faz presente.

Definir um objeto que está em construção, co-existindo com aquele que o estuda é uma tarefa difícil e até certo ponto parcial, uma vez que este objeto está se transformando e se alterando, assim, toda discussão sobre interdisciplinaridade é passível de análise comparativa com o material contemporâneo sobre o tema até que este esteja melhor desenvolvido e articulado, muito mais pela prática do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinariedade esta acontecendo, e a partir disso, uma teria tem sido desenvolvida.

Um estudo epistemológico é proveitoso para a delimitação do tema: Existem quatro palavras que são particularmente relacionadas entre si e todas delimitam uma abordagem cientifica e educacional:

Pluridisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.

O que há em comum nestas palavras é a palavra disciplinaridade/disciplina, que deve ser entendida como aquelas "fatias" dos estudos cientificos e das disciplinas escolares, tais como matemática, biologia, ciencias naturais, historia, etc. e de um esforço em superar tudo o que esta relacionado ao conceito de disciplina. Assim, interdisciplinaridade é parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade

Índice

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[editar] Origem e conceitos

A interdisciplinaridade tem suas raízes na historia da ciência moderna, sobretudo aquela produzida a partir do seculo XX, por isso para compreender este movimento, é necessário apresentar algumas considerações sobre esta tematica.

[editar] Principio dos estudos cientificos

Desde o século XV a ciência passou por uma grande mudança em toda a sua estrutura, o que resultou numa explosão de novos conhecimentos, novas praticas e técnicas de pesquisa, isso tem inicio com o renascimento e com a perda, por parte da igreja, do poder que exercia sobre o homem e a sociedade. Pesquisas até então condenadas e censuradas começavam a ser feitas, por exemplo pesquisa da anatomia humana através da dissecação de cadáveres. Galileu, Da Vinci, Copernico, entre outros, surgem com grandes inovações e idéias que alterariam o pensamento humano. Com tudo isso surge definitivamente a ciência e a pesquisa cientifica, tomando lugar entre a teologia e a filosofia, com a missão de apresentar a razão em oposição a fé e a pesquisa em oposição ao discurso e a retórica.

[editar] Disciplinarização do conhecimento

Num período muito curto, a ciencia tem seus fundamentos desenvolvidos e sua principal função torna-se a de compreender as coisas partindo do macro, do todo, até chegar no micro, na menor particula, na menor parte, a fim de ter uma visão mais profunda do todo. Então o movimento que a ciencia passa a realizar é partir da compreensão já existente das coisas, por exemplo, das ideias postas do que é o homem, seu corpo, seus membros, seus sistemas, o funcionamento do corpo, etc. em direção a menor particula que possa ajudar a definir e compreender esse mesmo homem, assim iniciam-se as pesquisas em anatomia humana, pesquisas em microbiologia humana, até, bem recentemente, chegar-se a um grande contingente de informações e conhecimentos do que é o homem, tendo chegado até o DNA. Importante observar que, segundo o exemplo dos estudos do homem, com o tempo o volume de estudos e de informações levantadas foi ficando grande ao ponto de ser necessária a criação de novas subcategorias que dessem conta de continuar as pesquisas e dominar os conhecimento adquiridos, em outras palavras, a disciplina de ciencias passa a ter uma nova disciplina especifica que responderia então por um conhecimento especifico da ciencia absoluta. Esse processo se repete exatamente como se dá a divisão celular, quando uma disciplina esta desenvolvida o suficiente, ela se divide e da origem a outra disciplina, distinta da primeira em seu objeto de estudo e exigente quando ao pesquisador que deve dominá-la, que é o especialista. Através deste movimento, partindo do século XV, em que existia somente a disciplina de ciência, que era dominada por todos os estudiosos envolvidos, chega-se ao século XXI com uma infinidade de disciplinas especializadas nas mais diversas frações da ciência, tais como ciencias sociais, sociologia, antropologia, psicologia, anatomia geral, anatomia especifica ou neurologia, cardiologia, fisiologia, etc. ciências da natureza, biologia, microbiologia, ciencias exatam, quimica, fisica, e muitas outras, cada uma sendo responsável por uma pequena fração, ou especialidade da ciencia, e cada uma com um especialista diferente, que domina somente a sua especialidade, aquela fração do conhecimento.

[editar] Diferenciação entre disciplina escolar e cientifica

Embora o termo disciplina seja empregado para mencionar tanto as frações do conhecimento científico, como frações dos estudos escolares, e em muitos casos tenham os mesmos nomes, tais como historia, matemática, química, física, etc. As ligações entre umas e outras esta somente nisso. Não há relação direta entre uma disciplina cientifica e uma disciplina escolar com mesmo nome, o que se dá é que remotamente o objeto de estudo de uma e outra disciplina é o mesmo, porem a disciplina escolar não apresenta todos os conhecimentos da disciplina cientifica, por vezes até foge um pouco desses conhecimentos, como no caso da disciplina escolar de Geografia, que não comtempla a cartografia, a geologia, dentre outras. Isso se dá porque as funções de uma e outra disciplina são diferentes. É importante observar que as disciplinas escolares tomam muito daquilo que é produzido pelas disciplinas cientificas e reveste esses conhecimentos de funções didáticas que tem a função de levar os alunos a conhecerem, mesmo que minimamente, o que é produzido pelo homem em termos de conhecimento e estudos.

[editar] Aplicação na ciência

Como indicado anteriormente, a interdisciplinaridade surge no século XX como um esforço de superar o movimento de especialização da ciencia e superar a fragmentação do conhecimento em diversas areas de estudo e pesquisa.

A ciencia, no século XX, tornou-se especializada ao ponto de não ser mais possível realizar o movimento pretendido quando do inicio da especialização, que era chegar ao micro para conseguir ver o todo de forma plena e completa, e também, chegou-se ao ponto em que em algumas areas não era mais possível continuar aprofundando no conhecimento, tendo chegado ao limite do que era possivel a determinadas especialidades pesquisar. Então a interdisciplinaridade surge como proposta para a realização do movimento inverso, partir do micro e retornar ao todo. Com isso, com a aplicação da interdisciplinaridade na ciencia, surgem novas disciplinas agregadoras, que unem areas especificas do conhecimento a fim de compreender fenômenos que seriam incompreensiveis com os conhecimento de apenas uma área, como é o caso da bioengenharia, que une as areas da biologia e engenharia a fim de dar conta de estudos que uma ou outra disciplina sozinha não daria conta.

[editar] Novas práticas de pesquisa

Com a ampliação da aplicação da interdisciplinaridade na ciencia, tem se desenvolvido novas praticas de pesquisa, muitas disciplinas que até então eram consideradas incomunicaveis, considerada a distancia entre seus objetos de estudo, estão sendo reunidas para dar respostas a novos problemas de pesquisa e a questões que uma unica disciplina não é capaz de responder.

[editar] Novas disciplinas cientificas

Bioengenharia, bioquimica, linguistica, …

[editar] Aplicação na educação

A interdisciplinaridade está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência. Sua função é superar a fragmentação do conhecimento, a falta de uma relação deste com a realidade do aluno e a fragmentação do conhecimento escolar, visto que, alegoricamente falando, a mente do aluno é parecida com um armario arquivo, sobretudo a partir do terceiro ciclo, quando professores diferentes ministram as disciplinas diferentes, entra o professor de matemática, abre-se o arquivo, retira-se o material desta disciplina. Entrando o professor de historia, guarda o material de matematica, e assim sucessivamente, como se uma disciplina não tivesse relação nenhuma com a outra, e pior do que isso, ao sair da escola, o aluno guarda todo o material do arquivo utilizado na escola e pega a pasta "realidade", uma vez que todas as demais não tem relação nenhuma com esta ultima.

[editar] Na educação básica

Muitos projetos e praticas tem sido adotados, sobretudo nos terceiro e quarto ciclo e ensino médio, numa tentativa de superar a fragmetação do conhecimento e criar uma relação entre o conhecimento e a realidade do aluno.

[editar] No nível superior

Há um destaque maior para a interdisciplinaridade no nivel superior, dadas as questões da reforma do nivel superior e o desafio de formar profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.

[editar] Na prática

Na pratica a interdisciplinaridade é um esforço de superar a fragmentação do conhecimento, tornar este relacionado com a realidade e os problemas da vida moderna. Muitos esforços tem sido feitos neste sentido na educação. Na ciência, por sua vez, os esforços estão na busca de respostas, impossíveis com os conhecimentos fragmentados de uma única área especializada.

[editar] Principais autores

A pesquisa sobre interdisciplinaridade ainda é muito recente, mesmo assim existem alguns autores já destacados por sua produção sobre o tema, são eles: Ivani Fazenda, que possui varias publicações sobre o tema e sua relação com a educação e é coordenadora de uma equipe de pesquisadores da PUC-SP que desenvolve diversas pesquisas sobre o tema; Hilton Japiassu, que possui também diversas publicações sobre o tema, tanto em sua manifestação na educação como na ciencia; em Portugal se destaca a autora Olga Pombo, que é também pesquisadora sobras as manifestações do tema no Brasil e em Portugal e já esteve no país ministrando diversas palestras sobre o assunto.

Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.

A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada.

A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.

Um comentário:

  1. EU APLICO.
    PORTUGUÊS/GRAMÁTICA/LITERATURA + HISTÓRIA + ARTES + LÍNGUAS + GEOGRAFIA + BIOLOGIA E QUÍMICA/FÍSICA/MATEMÁTICA (NA MEDIDA DO POSSÍVEL)

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